Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Brasília

Coluna Direto de Brasília – Por Val-André Mutran

Uma coletânea do que os parlamentares paraenses produziram durante a semana em Brasília

Sinais de polarização da disputa?

Os pré-candidatos à presidência da República, Geraldo Alckmin (PSDB) e Jair Bolsonaro (PSL), polarizaram no 11º Encontro Nacional da Indústria (ENAI 2018), ocorrido esta semana em Brasília. O entusiasmo da platéia presente no evento em detrimento aos demais candidatos foi notório, o que não significa garantia de apoio do setor numa ou outra candidatura. Interessante coincidência, coloca os dois pré-candidatos com agendas no Sul do Pará. Alckmin chega no sábado em Marabá e Bolsonaro na quarta-feira. A expectativa é geral de um lado e do outro.  Quem fará o maior barulho?

Comissões

São inúmeras as atribuições que um deputado federal tem como prerrogativa constitucional para o exercício de seu mandato como representante daqueles que o elegeram, embora, pesquisas apontem que a maioria do eleitorado sequer se lembra em quem votou para os cargos de deputado estadual, federal e senador. O desinteresse do cidadão comum, de certa maneira, transforma o eleitor despolitizado naquilo que os estudiosos da ciência política define como alienados úteis. Utilidade essencial à serviço da patifaria geral que ganha as manchetes do noticiários Brasil a fora. E o alienado útil, nem sabe que isso tem alguma coisa a ver com ele. Coisas da democracia do Brasil.

EMBRAER agora é BOING, antecipada pelo Blog

A reportagem exclusiva publicada no Blog do Zé Dudu, sob o título: “Projetos da Defesa estão sob risco por falta de dinheiro”, antecipou em 24 horas a confirmação da fusão das duas empresas que anunciaram na quinta-feira, 5, a formação de uma joint venture na área de aviação comercial que torna a nova empresa o maior player mundial da aviação comercial do mundo, e expertise em soluções de projetos militares dos norte americanos e brasileiros. A Boeing ficou com 80% do novo negócio e a Embraer com 20%, dos quais, as ações foram convertidas em Golden-Shares, o que significa que o governo brasileiro – dono da EMBRAER – detém direito de veto em decisões do Conselho Administrativo da nova empresa.

Política com diplomacia comercial e estratégica

Peça chave e fundamental na negociação do processo de fusão de duas das mais inovadoras empresas da aeronáutica mundial, na condição de presidente da Comissão Permanente de Relações Exteriores e Segurança Nacional da Câmara dos Deputados, o deputado Nilson Pinto (PSDB-PA), com o respaldo do Alto Comando das Forças Armadas do Brasil, garantiu a segurança jurídica necessária para que a transação fosse concretizada e não tivesse qualquer óbice jurídico previsto nas exigências constitucionais do país, mas, com uma ressalva: “Os termos do acordo ainda estão
sendo fechados. Espero que o governo (federal) cumpra com a sua palavra de que não haverá danos ao patrimônio tecnológico da empresa, afinal, este é o maior capital da Embraer. Know-how e propriedade intelectual são conhecimento e, no mundo atual, conhecimento é poder”, disse Nilson Pinto

Explosão na Bolsa

Após o anúncio conjunto da associação, as ações da EMBRAER e da americana BOING explodiram, afetando positivamente os mercados de capitais de todo o planeta. Para quem ainda acredita que política é sinônimo de mau feitos, o deputado federal Nilson Pinto, provou que navega em outra dimensão.

A tranquilidade da promessa cumprida

Em conversa com o colunista, o deputado federal José Priante (MDB-PA), cujo estilo discreto de atuação parlamentar não tem qualquer problema em revelar a posição conquistada de “artilheiro” isolado na posição de campeão de liberação de recursos federais para o Pará. Priante diz que a posição de artilheiro não gera conflito quando assume a posição de goleiro para fazer a defesa parlamentar do Pará. “Atacar é fácil, defender é a prova final”, explica. Centrado e bem humorado, Priante revela que sua atuação na liberação de recursos para o Estado do Pará, independe do governo federal da hora: “É o resultado de um mandato focado em cumprir cada um dos compromissos que firmei com os segmentos que acreditam no seu trabalho”, resume.

Candidato ao senado, delegado João Moraes defende a criação do estado do Carajás

Considerado o melhor secretário de Segurança Pública da história recente do Pará, o delegado João Moraes foi confirmado como candidato ao senado federal pelo PSL, mesmo partido do presidenciável Jair Bolsonaro. Moraes acredita que é necessário a plataforma defesa dos brasileiros invisíveis e servidores públicos, dos policiais civis, dos militares PM, das forças armadas, dos guardas municipais, dos colegas da Susipe (polícia penal), dos demais servidores do sistema de segurança e do povo brasileiro em especial e do Pará. O mote é: “Polícia para todos e todos pela polícia”. O pré-candidato defendo também a modernização do atual sistema legal. “Juiz julga; advogado defende; promotor fiscaliza todos; delegados investigam com seus colaboradores, e só assim faremos justiça”.

Pré-candidato lança livro

O pré-candidato ao senado federal pelo PSL paraense, mesmo legenda do presidenciável Jair Bolsonaro, delegado João Moraes, informa à Coluna que está ultimando o coquetel de lançamento de seu último livro, “Polícia Cidadã”, onde aborda os requisitos fundamentais para a concretização de uma polícia inserida na sociedade como fator de transformação e tranquilidade social.

Já chega!
A renovação da outorga da Estrada de Ferro Carajás, da Vale, está prejudicada e será judicializada, caso os interesses do Estado do Pará não sejam atendidos, disse em pronunciamento nas tribuna o senador do Pará que denunciou a decisão do Conselho do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), da Presidência da República, que retira investimentos do Pará, sob alegação de compensação de parte dos recursos em outros projeto, sem nenhuma ligação com o Pará.

Subindo o tom

Considerado um senador com qualidades diplomáticas, Flexa Ribeiro mudou o tom e disse que irá utilizar de todos os instrumentos regimentais para obstruir a votação de matérias de interesse do governo federal até que a Presidência da República assegure que os recursos da renovação da outorga sejam aplicados em solo paraense.  Aviso: “O presidente Michel Temer, do MDB, tem que respeitar o Estado do Pará. Ele não fará a destinação desses recursos, porque, tenho certeza absoluta, não só eu, senador Flexa Ribeiro, mas toda a Bancada do Pará vamos usar de todos os instrumentos regimentais para obstruir qualquer votação que houver, seja ela encaminhada pela Presidência da República”, defendeu o senador.

Reação

A reação do senador foi provocada pela decisão do Conselho da PPI que permitiu que a Vale renovasse por mais 30 anos o direito de uso da ferrovia de Carajás. Como contrapartida, o governo federal impôs que a mineradora construísse trecho da Ferrovia de Integração Centro-Oeste. Representando um investimento de R$ 4 bilhões, a ferrovia terá extensão de 383 km, ligando o município goiano de Campinorte até Água Boa, no Mato Grosso.

Pires na mão

Apesar de utilizar a Estrada de Ferro Carajás para escoar a produção mineral paraense, o estado ficou de fora da decisão do governo federal e não receberia nenhuma compensação como forma de ter suas riquezas exploradas e ter que lidar com os impactos sócio ambientais provocados pela ferrovia Carajás. Desde o ano passado, o senador Flexa Ribeiro, juntamente com o então secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará, Adnan Demachki, vinha participando de reuniões com representantes do governo federal para defender a necessidade de aplicar os recursos da renovação em investimentos no Pará.

Sinal Verde para a CPI da Hydro na Câmara

O deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA) revela, com exclusividade para a Coluna, que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, comunicou que está atendido todos os requisitos regimentais para a imediata instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a responsabilidade da empresa mineradora Hydro Alunorte, instalada em Barcarena, no nordeste do Pará, para investigar no âmbito do legislativo federal, a responsabilidade de danos ambientais na bacia hidrográfica do rio Pará, comprovados em laudos emitidos por órgão especializados do
governo.

Negligência

Jordy juntou os laudos que comprovam crimes ambientais com graves consequências para o meio ambiente, atingindo diretamente comunidades ribeirinhas nas cercanias da refinado de bauxita, após o transbordamento nas bacias DSR1 e DSR2, cujos efluentes de rejeitos vazaram sem qualquer controle entre os dias 16 e 17 de fevereiro, quando fortes chuvas atingiram Barcarena.

Coleta de assinaturas

Após cumprir os ditames regimentais, como atingir o número obrigatório de assinaturas necessárias para a abertura do procedimento, a CPI deve ser instalada nos próximos dias.

Por Val-André Mutran –– Correspondente do Blog em Brasília.

Coluna

Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região

Reforma agrária

115 policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Pará estão desde a semana passada na região do entorno de Marabá para cumprir 20 mandados de Reintegração de Posse em fazendas ocupadas por movimentos sociais ligados à reforma agrária na região. A ordem para cumprimento dos mandados partiu do governo do Pará. Segundo a CPT, 64 pessoas foram assassinadas em contexto de conflitos no campo no Brasil em 2017. Destas mortes, 20 ocorreram somente no estado do Pará. As ordens judiciais foram dadas pela Vara Agrária de Marabá e pelo Tribunal de Justiça do Estado. Cerca de 8 mil pessoas estão sendo retiradas das áreas beneficiadas com as liminares.

Sífilis

O Departamento de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde Cinco vai liberar R$200 milhões a 100 municípios brasileiros para conter o avanço da Sífilis. Os recursos deverão ser aplicados em ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Cinco municípios do Pará estão na lista de prioritários. São elas: Belém, Bragança, Marabá, Marituba e Parauapebas.

Sífilis II

Os 100 municípios brasileiros considerados prioritários concentram 60% dos casos da doença no país. Segundo a Sespa, a sífilis congênita no Pará vem aumentando nos últimos anos. Em 2010 foram 440 casos; em 2011 foram 551; 2012 registrou 540 casos; 2013 foram 608; 2014 houve 817 e 2015 tiveram 904 casos. Em média, 2% dos nascidos vivos no Pará nascem com a doença.

Interesse Público

Através de Projeto de Lei apresentado pelo deputado estadual Gesmar Costa (PSD) e aprovado por seus pares na Alepa, o Sindicato dos Produtores Rurais (Siproduz) e o Instituto Paraense de Esporte e Educação Samurai-Zen, ambos de Parauapebas, se tornaram de interesse público, abrindo, com isso, as portas para terem acesso às verbas governamentais por meio do parcerias e convênios.

Produção industrial

Impulsionado pelo setor de indústrias extrativas (minérios de ferro em bruto ou beneficiados), O Pará está no topo da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional – divulgada nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com 13,2% de avanço em relação ao mesmo período de 2016. Na média nacional, o setor industrial mostrou crescimento de 2,6% no período.

Conceição do Araguaia

O município de Conceição do Araguaia poderá receber em breve uma indústria de aço níquel. A implantação faz parte do desejo do governo do Estado do Pará de verticalizar a produção de níquel no município. A Horizonte Minerals  está desenvolvendo o Projeto Araguaia, que deverá ser a maior mina de ferro-níquel do Brasil,  com previsão de produzir cerca de 14.500 toneladas de níquel contido em aproximadamente 50.000 toneladas de ferro-níquel por ano, a partir do processamento de 900 mil toneladas de minério por meio do processo calcinador rotativo e forno elétrico (RKEF).

2018

Políticos marabaenses já se articulam para a disputa eleitoral do ano que vem. Os vereadores Pedro Correa (PTB), presidente da CMM, Alécio Stringari (PSB), Priscila Veloso (PTB) e Gilson Dias (PC do B) devem concorrer à uma vaga na Alepa. O vice-prefeito Toni Cunha (REDE) também deverá buscar uma vaga no Palácio Cabanagem.

Iterpa

Na próxima sexta-feira, 10, às 9 horas, será inaugurada a sede própria do Instituto de Terras do Pará, localizada na Avenida Augusto Montenegro, Km 9. É um prédio amplo e moderno, preparado para receber as tecnologias que o setor fundiário precisa. São quatro blocos, dos quais três foram ampliados e reformados, e o quarto, totalmente construído para receber a cartografia e o arquivo fundiário, num investimento total de R$ 11,7 milhões, de recursos próprios.

Iterpa II

A inauguração será feita pelo governador Simão Jatene e pelo presidente do órgão, Daniel Lopes. Na ocasião, também será assinado o decreto de criação dos Projetos Estaduais de Assentamento Agroextrativista (Peax) Cataiandeua e Acangatá, beneficiando cerca de 600 famílias dos micípios de Portel e Abaetetuba.   O novo prédio vai representar uma nova fase ao processo de regularização fundiária no Estado, pois vai permitir a modernização do órgão, com a integração dos serviços às novas tecnologias, como rede lógica e outros avanços da área, o que não era possível no antigo prédio atrás do mercado de São Braz onde o Instituto funcionava há mais de 40 anos.

Colunas

Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região.

Juarez Saliba

Quem está de volta à Mineradora Vale é um velho conhecido de Parauapebas. Juarez Saliba, que ocupou cargos gerenciais na Vale, sendo responsável pelas operações e administração dos ativos dos sistemas Norte e Sul da Vale, incluindo a administração de minas, ferrovias e portos, além de planejar a estratégia da Vale para a consolidação da indústria de minério de ferro no Brasil. O executivo será assessor direto de Fabio Schvartsman, que assumiu a presidência da mineradora no fim do mês de maio.

Sucesso

Recém inaugurada em Parauapebas, a Med Center vem caindo nas graças dos moradores dos bairros da Paz e adjacências. A mais nova clínica popular de Parauapebas vem realizando exames clínicos e laboratoriais a preços que cabem no bolso da população. Arlan Ferreira, diretor da Med Center está muito feliz com procura pelos serviços e aponta a rapidez no atendimento e a facilidade na marcação de consultas como o diferencial da empresa.

IML

Em alta

Quem anda com moral altíssimo em Parauapebas é a ex-secretária de habitação Maquivalda Barros. Durante a solenidade de entrega dos 1008 apartamentos do Residencial Alto Bonito ocorrida na manhã desta sexta-feira, ela foi aplaudida nas várias vezes em que seu nome foi citado, mostrando que, apesar de não ocupar nenhum cargo no primeiro escalão do atual governo, continua em alta politicamente e deve ser forte candidata nas eleições do ano que vem. Atualmente Maquivalda, que é concursada da PMP,  está lotada no setor de auditoria da Secretaria Municipal de Saúde.

Cabeludo

Quem anda meio sumido de Parauapebas é o diretor-presidente do Sistema Nativa de Comunicação, que tem em Parauapebas a Rádio Arara Azul FM. Segundo informações, Raimundo Cabeludo está visitando os municípios maranhenses consultando suas bases, já que deve sair em busca de uma vaga a deputado federal por aquele Estado.

Elson Brito

Por falar em rádio, quem está de parabéns é o comunicador Elson Brito, da rádio Arara Azul FM. Brito, que ancora o programa Alerta 96, vem se destacando por seu jeito simples, elegante e eficiente de falar com os entrevistados, e já é uns dos ícones da radiodifusão parauapebense.

Ao vivo

Quem também está de parabéns é o jovem Bariloche Silva e a equipe do Portal Pebinha de Açúcar, que vem realizando transmissões ao vivo pela página do Facebook do seu portal dos eventos em Parauapebas. Acompanhei hoje parte da transmissão da solenidade de entrega do Alto Bonito e pude constatar o nível de excelência profissional alcançada nas transmissões.

Mérito Lojista

O Blooger aproveita a coluna para agradecer publicamente à Câmara de Dirigentes Lojistas de Parauapebas pelas duas estatuetas da Deusa da Fortuna concedidas ao Blogger essa ano. A primeira como melhor Blog e a segunda como jornalista do ano. Claro, o agradecimento maior vai para os milhares de leitores que diariamente acessam o Blog à procura de informações.

Colunas

Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região.

Vale

Um velho conhecido de Parauapebas está de volta à Vale. Trata-se de Juarez Saliba, que ocupou cargos gerenciais na mineradora, sendo responsável pelas operações e administração dos ativos dos sistemas Norte e Sul da Vale, incluindo a administração de minas, ferrovias e portos, além de planejar a estratégia da empresa para a consolidação da indústria de minério de ferro no Brasil. O executivo é assessor direto de Fabio Schvartsman, que assumiu a presidência da mineradora Vale no fim do mês de maio.

Sucesso

Está sendo um verdadeiro sucesso a aceitação da população do bairro da Paz e adjacências pela Clinica Popular Med Center, recém inaugurada em Parauapebas. Arlan Ferreira, diretor da empresa, diz que a facilidade e rapidez em consultas e exames está sendo o diferencial e que a procura pelos serviços só tendem a aumentar.

IBGE

Pesquisa divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (16) aponta que a população que mora sozinha aumentou no Pará. E 2005, diz a pesquisa, o número de pessoas que morava sozinha era de 139 mil (cerca de 2,5% da população). Em 2015, esse número aumentou para 275 mil (equivalente a 4%).  O Estado é o quarto colocado na pesquisa, o primeiro é o Estado do Amazonas, onde 3,6% da população mora sozinha.

Em alta

Foi surpreendente a maneira com que o público presente à entrega dos 1008 apartamentos do Residencial Alto Bonito hoje (16) tratou a ex-secretária de habitação de Parauapebas, Maquivalda Barros. A cada vez que os que usaram a palavra citavam seu nome o público aplaudia com entusiamo, mostrando que, apesar de não ocupar atualmente nenhum cargo no primeiro escalão do atual governo, o povo não a esqueceu. Maquivalda está lotada na Secretaria Municipal de Saúde, no setor de Auditoria.

Pau D’Arco

Os primeiros laudos periciais na Fazenda Santa Lúcia, em Pau D’Arco (PA), onde 10 pessoas que ocupavam a terra morreram em 24 de maio durante uma ação policial, foram divulgados pelo Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. De acordo com informações, uma das constatações dos laudos divulgados é que não há vestígios de impacto de projétil de bala nos coletes usados pelos policiais que participaram da ação.

Cabeludo

Quem está meio subido de Parauapebas é o senhor Raimundo Cabeludo, diretor-presidente Sistema Nativa de Comunicação, que no município tem a rádio Arara Azul FM. Segundo informações, Cabeludo está consultando as suas bases eleitorais nos municípios maranhenses e deve se candidatar a uma das vagas de deputado federal nas eleições do ano que vem.

Elson Brito

Por falar em rádio, está de parabéns o amigo comunicador Elson Brito, que ancora o Programa Alerta 96, líder de audiência da emissora. Com seu jeito simples, objetivo e cativante, Brito vai se tornando um ícone da radiodifusão parauapebense.

Mérito Lojista

O Blogger agradece à Câmara de Diretores Lojistas de Parauapebas por mais duas estatuetas do Prêmio Mérito Lojista recebidas esse ano. A primeira como melhor Blog e a segunda como jornalista do ano de 2016. Com essas duas o Blog acumula nada menos que seis estatuetas. Claro que o agradecimento especial vai aos leitores do Blog, que diariamente buscam informações neste veículo.

Ao vivo

Parabéns ao amigo Bariloche Silva e à equipe do Portal Pebinha de Açúcar pelas transmissões ao vivo dos eventos em Parauapebas que vêm realizando em sua pagina no Facebook.  Hoje acompanhei parte do evento de entrega dos apartamentos do Alto Bonito pela página e pude constatar o nível profissional alcançado pela equipe nas transmissões.

Parauapebas

Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região

Mercado Aquecido
Os volumes exportados de minério de ferro subiram 12,28% em novembro, na comparação com 2015, mostram dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), órgão do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) divulgado ontem (1). Os embarques foram de 31,44 milhões de toneladas no mês passado, contra 28 milhões de toneladas em novembro de 2015. A balança comercial teve superávit recorde de US$ 4,7 bilhões em novembro.

EFC
Prefeitos que fazem parte do Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás (Comefc) pediram, na quarta-feira (30), para que o governo do Maranhão dialogue com a Vale e instituições como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o pagamento de cerca de R$ 100 milhões de royalties de mineração que estão retidos desde a privatização da mineradora. O Comefc é formado por 23 municípios maranhenses sob influência da EFC, que juntos têm em seus territórios cerca de 76% de toda a malha ferroviária da Vale

TCE
André Dias, economista, bacharel em direito, ex-presidente da PARATUR, ex-vereador e deputado estadual, será o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado. A eleição acontece no dia 12 de dezembro e André Dias é pule de 10. Ele foi indicado pelo então governador do Pará Simão Jatene, em 2011, para ocupar o cargo de Conselheiro do TCE, que a partir de 2017 deverá presidir.

TCM
O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará elegeu ontem Daniel Lavareda para presidente. Lavareda, que está no TCM desde a época de Ana Julia, terá Mara Barbalho como sua vice. A Chapa, que ainda tem José Carlos Araújo como corregedor do TCM, teve quatro dos sete votos. A eleição de Lavareda aponta o desprestígio do governador Jatene, cujo seu indicado, Sergio Leão obteve apenas três votos

Em dia
Tem gestões que devem ser aplaudidas. Uma delas é a do prefeito Chamonzinho, de Curionópolis. Lá, diferente da maioria das prefeituras da região de influência do Projeto Carajás, a prefeitura está depositando hoje (02) os salários do mês de novembro dos funcionários do município. Mais uma vez o prefeito Chamonzinho mostra aos seus colegas gestores a forma responsável e eficiente de gerir um município. O jovem prefeito garantiu à coluna que até o dia 31 de dezembro o 13º e salários de dezembro de todo o funcionalismo estarão quitados, entregando ao seu sucessor uma prefeitura totalmente saneada, sem nenhum débito.

#TodosPeloPeti
Acontece amanhã, 3, na Vila Sanção, a I Ação Integrada para o combate do Trabalho Infantil na Zona Rural “#TodosPeloPeti”. O evento tem a organização da Semas/Parauapebas através da Diretoria do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e conta do o apoio da empresa Vale, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdcap) e dos Conselhos Tutelares, além de outras empresas do município que fornecerão serviços à comunidade do povoado. A ação ocorrerá das 8h às 12h e contará com palestras, apresentações, brincadeiras e atendimentos nas áreas da saúde, assistência social, educação, cidadania, Beleza, esporte, cultura e lazer.

Inauguração
Acontece hoje em Parauapebas, a inauguração do Espaço Cultural “Pai D´Égua”. Lá você vai encontrar muita cultura regional, música da melhor qualidade e comidas típicas. Compareça! Rua D, esquina com a Rua 10, bairro Cidade Nova, a partir das 19h.

Funcionários Vale
Desde o dia 16/11, a companhia aérea Gol é a única opção de voo comercial para Carajás disponível no Sistema de Viagens da Vale, além do Aerovale, que deve ser sempre a primeira escolha do empregado. As demais empresas aéreas poderão ser selecionadas apenas quando a Gol estiver indisponível. Essa decisão faz parte de uma negociação que estabeleceu valores fixos, mais econômicos, das passagens aéreas da Gol nas rotas para Carajás, ao longo de todo o ano.

Funcionários Vale II
Belém, Belo Horizonte (Confins), Curitiba, Goiânia, Natal, Rio de Janeiro (Santos Dumont), Salvador, São Luís, São Paulo (Congonhas e Guarulhos) e Vitória (ES) são as cidades que terão voos de ida e volta com tarifas fixas para Carajás. As tarifas fixas de passagens aéreas já estão disponíveis no Sistema de Viagens da Vale. A negociação posiciona a Vale como a primeira empresa no Brasil a firmar um acordo de tarifas fixas com a Gol. Estima-se uma economia de 20% em passagens aéreas com origem ou destino para Carajás em relação ao último ano.

Diplomação
A juíza da 075ª Eleitoral, em Parauapebas, marcou para o dia 7 de dezembro, próxima quarta-feira, a diplomação dos eleitos do município de Canaã dos Carajás. Em Parauapebas a cerimônia acontecerá no dia 09 no prédio da Justiça Eleitoral em Parauapebas e contará apenas com os que serão diplomados.

 

Rapidinhas

Rapidinhas

Do luxo ao lixo
Com a coleta de lixo em decadência em Marabá e queixas da população por toda parte da cidade, o eclético e polivalente Cláudio Feitosa, homem de confiança e amigo do prefeito João Salame há mais de duas décadas, foi sacrificado da pasta da Cultura, que ocupava desde o início da gestão João Salame para assumir o combalido departamento de Serviços Urbanos – que já teve status de Secretaria.

Do luxo ao lixo II
É que a Prefeitura deverá reassumir a gestão do serviço, cinco anos depois de ter sido terceirizado para a Leão Ambiental, agora chamada de Estrela. A ideia é resolver o drama do serviço considerado precário e tentar melhorar a imagem do governo perante a comunidade. A mudança deve acontecer em dezembro e, há ainda, a previsão de dança das cadeiras em outras pastas até o final do ano. É esperar para conferir.

Havan
O grande empreendimento da Havan foi inaugurado no fim de semana passado em Parauapebas. Por hora duas notícias que apontam como será o comprometimento da empresa com o município: a Estátua da Liberdade, presente em todas as outras lojas espalhadas Brasil a fora, ainda não chegou a de Parauapebas; os cerca de 250 funcionários contratados provisoriamente via SINE Parauapebas têm comido o pão que o diabo amassou, com jornadas de trabalho de 12 horas, em média, sem que nem um simples cafezinho lhes seja oferecido. Uma contratada sentiu-se mal com um suposto AVC e já retornou ao trabalho com a promessa de repor as horas perdidas, mesmo que estando amparada por um atestado.

Americanas
A Americanas, pretende inaugurar até o final do ano mais duas lojas em Parauapebas, ela já possui uma no Partage Shopping em Parauapebas. Segundo as primeiras informações, o grupo carioca, que tem mais de 750 lojas no Brasil, negocia a abertura de uma loja no prédio onde funcionava o supermercado Farturão da Cidade Nova e outra no prédio onde hoje funciona o supermercado Sul Carajás, também no bairro Cidade Nova.

Nova empresa
Analistas de mercado têm levantado a possibilidade de a Vale reunir os ativos de metais básicos, como cobre, níquel e ouro, em uma nova empresa. Se confirmada, a cisão da Vale, motivada pela queda nos preços do minério de ferro, acompanharia a medida da australiana BHP Billiton, que anunciou em agosto a separação de seus ativos.

Efemérides
Em comemoração ao Dia Nacional do Samba, que acontece no dia 02 de dezembro, a turma do samba em Parauapebas está organizando uma feijoada a ser realizada no próximo domingo (30), às 12 horas, no Barracão do Samba, situado na Rua São Luís, número 12, no Bairro Primavera. Participe! A entrada e a feijoada serão grátis, mas a bebida será paga.

Presidente
A Câmara Municipal de Parauapebas escolhe na próxima segunda-feira (01) o presidente e demais membros da mesa diretora para o biênio 2015/2016. Até o momento duas chapas estão concorrendo. A primeira encabeçada pelo neófito vereador Brás (SD) e a segunda pelo ex-presidente Eusébio (PT). Os dois estão à caça dos votos.

Presidente II
Pelo que se tem notícia a eleição será apertada, já que Braz, supostamente, tem o apoio de Odilon Rocha (SD), Devanir Martins (SD), Josineto (SD), João do Feijão (SD) e Pavão (SD), enquanto Eusébio tem os quatro votos do PT e de Bruno Soares (PP), Maridé (PSC), Charles Borges (SD) e Major da Mactra (PSDB). A vereadora Irmã Luzinete (PV) está em local incerto e não sabido, e só deve aparecer na cidade na segunda-feira. Já que eleição de mesa diretora de Câmara Municipal é como nuvem, muda à todo momento, nenhum dos dois candidatos tem cantado vitória.

Futebol
A equipe do Parauapebas Futebol Clube conseguiu o acesso e disputará pela primeira vez a 1ª Divisão do Campeonato Paraense em 2015. O convênio entre PMP e PFC esse ano é de nada menos que R$700 mil, uma quantia considerável, diga-se de passagem. A equipe ainda recebe apoio financeiro do SAAEP e de empresas privadas.

Cesariana em alta
Mais da metade dos partos realizados no Pará este ano (51,78%) foi de cesarianas, conforme dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos e da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) consolidados até 16 de setembro. Em 1999, esse percentual era de apenas 26,48%. Em Belém, a situação chama ainda mais a atenção – a taxa de cesarianas subiu de 40,57% para 71,69% de 1999 a 2014.

OBA
A Prefeitura de Parauapebas realiza nesta quinta-feira (27), no Tatersal do Parque de Exposições Lázaro de Deus Vieira Neto, às 17h30, a coletiva de imprensa da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), que aconteceu em 16 de maio deste ano. Logo depois, às 18h, ocorrerá a premiação dos 40 alunos da rede pública e 3 da rede privada de ensino do município

OBA II
Estarão presentes na cerimônia o prefeito de Parauapebas, Valmir Mariano, a secretária municipal de Educação, Juliana de Souza, e o astronauta brasileiro Marcos Pontes, que também irá ministrar a palestra “Planejamento de Carreira”.

Greve
Em Parauapebas, médicos lotados na secretaria municipal de saúde prometem entrar em greve nos próximos dias. Para tanto eles alegam falta de equipamentos, remédios e que o serviço de coleta de exames no hospital municipal e postos de saúde do município estão deficitários. Não, não procede a informação de que a greve é, na realidade, pelo corte nos salários ocorrido no mês de outubro.

Rapidinhas

Rapidinhas

Não são 20 centavos!
O país inteiro se mobilizou em virtude do aumento na tarifa dos ônibus em junho de 2013 e uma cobradora de uma van em Parauapebas, gravando vídeo onde de forma jocosa, desrespeitosa, e acima de tudo atrevida, diz estar cheia do dinheiro do troco não repassado aos usuários do veículo que trabalha. O vídeo virou viral nas redes sociais e agora está sendo tratado como caso de Polícia. Cobradora foi afastada e o e dono da van, cooperado da Central das Cooperativas de Parauapebas perdeu a licença.

Suspensa
A reintegração de posse da área no entorno do antigo mercado municipal do bairro Cidade Nova, em Parauapebas, que deveria acontecer nesta sexta-feira foi suspensa. Ontem autoridades do município se reuniram com os feirantes e foram visitar a nova área reservada para os mesmos. Ficou acertado que uma comitiva formada por alguns feirantes iria conversar com o prefeito Valmir Mariano na tentativa de reivindicar algumas ações do governo municipal para que a receita dos feirantes não diminua. Feirantes não colocam fé no local escolhido pela PMP, que fica ao lado do Centro de Abastecimento de Parauapebas, por achá-lo deslocado demais.

Corte
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas – SAAEP – deu início hoje (14) a uma série de cortes no fornecimento de água aos usuários inadimplentes com valor superior a R$2 mil. Segundo o SAAEP, a autarquia tem valores próximos a R$16 milhões para receber e não é justo que, agora que a água não tem faltado, uma parte da população continue a recebê-la sem pagar. Ainda segundo o SAAEP, apenas um usuário deve cerca de R$120 mil ao órgão,  e mesmo com o REFINS em andamento, este nunca procurou o SAAEP para regularizar a situação.

Por falar em água…
Em Marabá, o prefeito quer marcar uma Audiência Pública para discutir o processo licitatório dos serviços de água e esgoto no município. Ministério Público e população marabaense, ao que parece, não querem nem ouvir falar no assunto. Contrato com a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) está vencido desde 2011.

Bancos
De acordo com o Sindicato dos Bancários só neste ano já foram registradas 48 ocorrências envolvendo agências no estado do Pará, além de 19 tentativas e 29 crimes como arrombamentos e golpes.  72,4 % dessas ocorrências foram registradas em municípios do interior do estado.

Paysandu
Começa amanhã, sábado (15) a grande final do Campeonato Brasileiro da Série C. Em Macaé-RJ, o Macaé recebe o Paysandu-PA, a partir das 17h (horário de Brasília), no Estádio Moacyrzão. O segundo jogo acontece em Belém no próximo dia 22, no Estádio Mangueirão e a diretoria do Papão da Curuzu tem a expectativa de quebra de recorde. Ontem, 32 mil ingressos foram colocados à venda ao preço de R$50,00 a arquibancada e R$100,00 a cadeira. Esta é a terceira final que o Paysandu vai disputar esse ano e o grito de “campeão” está preso na garganta do torcedor, já que tanto no Campeonato Paraense quanto na Copa Verde o time da Curuzu terminou como vice-campeão.

7º FEMPA
As 420 cadeiras disponibilizadas na estrutura montada para a 7ª edição do Festival de Música de Parauapebas (Fempa) foram todas ocupadas pelo público, além das arquibancadas instaladas na Praça de Evento, na primeira noite do evento, nesta quinta-feira (13). Ao som de boa música, o público prestigiou os talentos da terra. Doze candidatos participaram da etapa local, que selecionou seis para a final: Mayara Faria (música “Sonho de Orfeu”), Wiliam Barros (“O monstro”), Monteirinho do Acordeon (“Só aqui sou feliz”), Wiliam Monteiro (“Dor e poesia”), Patrícia Nunes (“Salvei o seu mundo”) e Raquel Sá (“Avidez”).

Exame da OAB
Estudo feito pela FGV Projetos divulgado pela Ordem dos Advogados do Brasil aponta que apenas 17,5% dos bacharéis conseguiram aprovação nos exames da ordem realizados no período compreendido entre os anos de 2010 e 2014. Alguma coisa está errada. Das duas, uma: ou esse exame tem cobrado muito dos candidatos ou as escolas de Direito precisam rever a metodologia de ensino.

Tô fora
A legenda do PMDB no Pará perdeu ontem um de seus fundadores. O ex-vereador, ex-deputado estadual, ex-federal e ex-prefeito de Santarém, Ronaldo Campos se desligou do partido através de uma carta encaminhada à direção do partido no município de Santarém, onde reside.

PIB paraense
O Produto Interno Bruto (PIB) do Pará, em 2012, foi de R$ 91,009 bilhões. O cálculo do PIB estadual é realizado anualmente pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (IDESP), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foi divulgado na manhã desta sexta-feira (14), na sede do órgão paraense.

Rapidinhas

Rapidinhas

Canaã dos Carajás
Candidatos aprovados e classificados no último Concurso Público do município de Canaã dos Carajás, cujos documentos probatórios entregues foram considerados válidos, estão, a partir de segunda-feira (27), sendo convocados à posse. Pelo menos 300 candidatos deverão ser chamados para tomar posse imediatamente. Quase mil vagas foram disponibilizadas neste concurso, sendo considerado um dos maiores da história de Canaã dos Carajás. Segundo a Secretaria Municipal de Administração (Semad), Ediana Santo, uma grande parte dos classificados já foi chamada para entregar os documentos e agora, o processo para efetivação será iniciado.

Mudança
O atual ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que não permanecerá no cargo no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, reeleita no último domingo (26). Durante evento em Brasília ontem, Lobão disse que o Brasil terá um “novo governo”, o que inclui a troca de gestor no Ministério de Minas e Energia (MME). Consultores políticos apontam Giles Azevedo, assessor de gabinete de Dilma, como o mais cotado para assumir o cargo.

Curionópolis
A INV Metals informou ontem (27) que concluiu a venda de seus ativos remanescentes no prospecto Rio Novo, que tem área de 29 mil hectares e fica cerca de 2 quilômetros a leste de Serra Pelada, em Curionópolis, no Pará. A operação foi realizada através da venda da INV Mineração, subsidiária da mineradora no país, por cerca de US$ 3 milhões. Segundo a mineradora, o objetivo é concentrar seus esforços no projeto de ouro Loma Larga, no Equador. Em comunicado ao mercado, a INV não revelou o nome da empresa que adquiriu os ativos, apenas afirmou que a compradora é brasileira.

Outubro Rosa
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Em alusão ao movimento, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) organizou uma programação especial que ocorrerá na próxima quinta-feira (30), na sede da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), que funciona no antigo prédio da Câmara Municipal. Além de ações preventivas com relação ao câncer de mama, também serão desenvolvidas atividades relacionadas ao câncer de colo de útero e planejamento familiar.

De olho em 2018
Com a eleição de Paulo Rocha e a reeleição da presidente Dilma Rousseff, a militância do PT no Pará já sonha com o retorno ao poder no Estado em 2018. É certo que a união ocorrida entre PT e PMDB, e ainda com o DEM a tiracolo, não deve se repetir daqui a 4 anos.

É do Pará
O paraense Waldez Góes (PDT) estará pela terceira vez assumindo a cadeira de governador no Palácio Setentrião, no Amapá a partir de 1º de janeiro de 2015. Ele também foi governador daquele estado entre 2003 e abril de 2010. Waldez é paraense de Gurupá, na região do Marajó.

Alepa dividida
Em 2015 o governador reeleito Simão Jatene trabalhará com uma margem de frente muito pequena de deputados eleitos pela coligação que o apoiou. Os aliados do governador são 21, contra 20 da oposição.

Ausentes
Os eleitores que não puderam comparecer para votar no segundo das eleições realizadas no último domingo têm 30 dias para justificar a ausência. Em todo o Brasil foram 30.137.479 eleitores faltosos, ou 21.10% do eleitorado. No Pará os ausentes foram 1.308.042 eleitores, 25,22% do eleitorado.

Mito 1
O o jornalista e blogueiro Jeso Carneiro, de Santarém, afirma com bastante propriedade em seu blog que, no último domingo, Simão Jatene sepultou dois mitos da política paraense. O primeiro, de que para vencer eleição para governador no Pará seria imprescindível, uma espécie de condição sine qua non, o apoio do gigante PMDB.

Mito 2
O segundo, de que para governar o Pará seria necessário, para não trilhar numa  propalada insegurança política, fazer do PMDB um partido aliado, entregando-lhe, se assim Jader Barbalho exigisse, a presidência da Alepa (Assembleia Legislativa do Pará).