Canaã dos Carajás
Candidatos aprovados e classificados no último Concurso Público do município de Canaã dos Carajás, cujos documentos probatórios entregues foram considerados válidos, estão, a partir de segunda-feira (27), sendo convocados à posse. Pelo menos 300 candidatos deverão ser chamados para tomar posse imediatamente. Quase mil vagas foram disponibilizadas neste concurso, sendo considerado um dos maiores da história de Canaã dos Carajás. Segundo a Secretaria Municipal de Administração (Semad), Ediana Santo, uma grande parte dos classificados já foi chamada para entregar os documentos e agora, o processo para efetivação será iniciado.
Mudança
O atual ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que não permanecerá no cargo no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, reeleita no último domingo (26). Durante evento em Brasília ontem, Lobão disse que o Brasil terá um “novo governo”, o que inclui a troca de gestor no Ministério de Minas e Energia (MME). Consultores políticos apontam Giles Azevedo, assessor de gabinete de Dilma, como o mais cotado para assumir o cargo.
Curionópolis
A INV Metals informou ontem (27) que concluiu a venda de seus ativos remanescentes no prospecto Rio Novo, que tem área de 29 mil hectares e fica cerca de 2 quilômetros a leste de Serra Pelada, em Curionópolis, no Pará. A operação foi realizada através da venda da INV Mineração, subsidiária da mineradora no país, por cerca de US$ 3 milhões. Segundo a mineradora, o objetivo é concentrar seus esforços no projeto de ouro Loma Larga, no Equador. Em comunicado ao mercado, a INV não revelou o nome da empresa que adquiriu os ativos, apenas afirmou que a compradora é brasileira.
Outubro Rosa
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Em alusão ao movimento, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) organizou uma programação especial que ocorrerá na próxima quinta-feira (30), na sede da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), que funciona no antigo prédio da Câmara Municipal. Além de ações preventivas com relação ao câncer de mama, também serão desenvolvidas atividades relacionadas ao câncer de colo de útero e planejamento familiar.
De olho em 2018
Com a eleição de Paulo Rocha e a reeleição da presidente Dilma Rousseff, a militância do PT no Pará já sonha com o retorno ao poder no Estado em 2018. É certo que a união ocorrida entre PT e PMDB, e ainda com o DEM a tiracolo, não deve se repetir daqui a 4 anos.
É do Pará
O paraense Waldez Góes (PDT) estará pela terceira vez assumindo a cadeira de governador no Palácio Setentrião, no Amapá a partir de 1º de janeiro de 2015. Ele também foi governador daquele estado entre 2003 e abril de 2010. Waldez é paraense de Gurupá, na região do Marajó.
Alepa dividida
Em 2015 o governador reeleito Simão Jatene trabalhará com uma margem de frente muito pequena de deputados eleitos pela coligação que o apoiou. Os aliados do governador são 21, contra 20 da oposição.
Ausentes
Os eleitores que não puderam comparecer para votar no segundo das eleições realizadas no último domingo têm 30 dias para justificar a ausência. Em todo o Brasil foram 30.137.479 eleitores faltosos, ou 21.10% do eleitorado. No Pará os ausentes foram 1.308.042 eleitores, 25,22% do eleitorado.
Mito 1
O o jornalista e blogueiro Jeso Carneiro, de Santarém, afirma com bastante propriedade em seu blog que, no último domingo, Simão Jatene sepultou dois mitos da política paraense. O primeiro, de que para vencer eleição para governador no Pará seria imprescindível, uma espécie de condição sine qua non, o apoio do gigante PMDB.
Mito 2
O segundo, de que para governar o Pará seria necessário, para não trilhar numa propalada insegurança política, fazer do PMDB um partido aliado, entregando-lhe, se assim Jader Barbalho exigisse, a presidência da Alepa (Assembleia Legislativa do Pará).