Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!

O país do futebol?

Abaixo as manchetes de hoje de alguns jornais sobre a vergonha que a seleção brasileira nos fez passar ontem, vergonha que jamais será esquecida:

Berliner Morgenpost – Alemanha – “Das Wunder von Belo Horizonte” (O Milagre de Belo Horizonte)

Clarín – Argentina – “Brasil, humillado” (Brasil Humilhado)

O Estado de S. Paulo – São Paulo – “Humilhação em casa”

Folha de S.Paulo – São Paulo – “Seleção sofre a pior derrota da história”

O Globo – Rio de Janeiro – “Vergonha, Vexame, Humilhação”

Estado de Minas – Minas Gerais – “A maior vergonha do futebol brasileiro”

Correio Braziliense – Brasília – “Um vexame para a eternidade”

Gazeta do Povo – Paraná – “A derrota das derrotas”

Zero Hora – Porto Alegre – “Fiasco”

O Povo – Ceará – “Brasil 1 X 7 Alemanha – Não foi pesadelo foi real”

Jornal do Commercio – Pernambuco – “Luto, Vexame, Vergonha, Humilhação, Apagão”

Coluna do Zé Dudu no jornal Correio do Tocantins de 22/04/2014

Respeito
A nova administração do Unique Shopping Parauapebas resolveu tratar com o devido respeito os idosos e deficientes que frequentam o empreendimento. A antiga administração deixou que o espaço reservado a eles no estacionamento fosse ocupado por motos, fato que está agora sendo coibido. Parabéns!

Assassinato
No último dia 19 foi assassinado o comerciante Pedro Rodrigues Filho, de 32 anos, seu depósito de bebidas no bairro Caetanópolis, em Parauapebas. A Polícia investiga com cautela o caso, já que há indícios da participação de um conhecido político de Eldorado dos Carajás como mandante.

PEN
Uma fonte segura do Partido Ecológico Nacional – PEN – em Parauapebas, sinalizou que o partido tem dois nomes para apresentar à Legislatura Estadual. Um deles é o Engenheiro Herbert Viana, um profissional bastante conhecido no meio mineral do município. A fonte indica que o nome do engenheiro é sinônimo de competência e trato com as pessoas, sendo homem de uma sensibilidade acentuada quanto aos problemas socioeconômicos da região.

Varredura
O diretor da 20ª Seccional de Polícia Civil de Parauapebas, Rodrigo Paggi, resolveu fazer uma verdadeira varredura no setor de investigação em Parauapebas. A partir de hoje (22) a Seccional passa a contar com um novo corpo investigativo, formado basicamente por antigos colaboradores de Paggi quando o mesmo chefiava a divisão de homicídios em Marabá. Para  a ação, dizem, Paggi teve o aval do delegado geral e do secretário de segurança pública do Pará.

Varredura II
Não há notícias de que a varredura tenha alcançado os atuais delegados, permanecendo Thiago, Nelson e Regina, além do próprio Rodrigo Paggi. Vários crimes ocorridos no município nos últimos anos estão sem solução, fato que pode mudar com a nova equipe montada por Paggi.

Copa do Mundo
A rádio Clube do Pará transmitirá ao vivo todos os jogos da Copa do Mundo 2014 no Brasil. A emissora paraense comprou os direitos de transmissão da Rede Globo e será a única da região Norte a transmitir os jogos.

Copa do Mundo II
A rádio Clube do Pará fez uma parceria com a rádio Futebol do Interior, que tem maior audiência entre todas as emissoras da internet do Brasil, com uma média de 22 mil ouvintes por partida, viabilizando as transmissões dos jogos também pela internet. Parabéns e sucesso à equipe Bola de Ouro.

Gripe
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta terça-feira (22), quando deverão ser vacinados idosos, gestantes, crianças de seis meses a 4 anos, mulheres no período de até 45 dias após o parto, indígenas, presos, doentes crônicos e profissionais de saúde. Se você se enquadra nesse perfil procure um posto de vacinação. A vacina a ser ministrada protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (H1N1; H3N2 e influenza B).

Imunização
Na última campanha nacional patrocinada pelo Ministério da Saúde, a HPV, pouco menos de 70% da meta foi alcançada pelo Estado do Pará.

Ficha Limpa
A Procuradoria Regional Eleitoral no Pará (PRE/PA) vai solicitar a diversos órgãos no Estado informações para a produção de um cadastro de candidatos potencialmente inelegíveis nas próximas eleições.

A manipulação midiática que (des) constrói a política paraense

imagesEstamos a quase duzentos dias das eleições e o que já se vê nos meios de comunicação é um jornalismo baixo. Ataques gratuitos e informações distorcidas com o único intuito de descreditar os adversários. Mas eu vos pergunto: jornais, rádios, TV’s e Blogs têm inimigos políticos?

No Pará a resposta é sim.

Aqui os dois maiores grupos da comunicação têm candidatos escolhidos. O primeiro grupo, a ORM, com TV, rádio e jornal já escolheu defender Jatene e atacar o pré-candidato do PMDB, Helder Barbalho por se tratar não de um inimigo político apenas, mas de um inimigo comercial. 

O segundo grupo, da família Barbalho, também com rádio, TV e o jornal Diário do Pará, claro, apoia os de casa e não poderia ser diferente.

Enquanto isso a população fica a mercê de informações um tanto quanto deturpadas, mal explicadas e com informações que depõem contra a ética jornalística. Tanto os órgãos dos Barbalho quanto os dos Maiorana, nesse período que antecede as campanhas políticas, não se preocupam com a informação. Esquecem-se da regra básica do jornalismo, a de ouvir o outro lado. O objetivo é derrubar, massacrar, desestabilizar e desacreditar o adversário e deixá-lo totalmente sem honra. Falando em honra, repito aqui o jornalista Lúcio Flávio Pinto, quando tratou dos dois grandes  jornais do Pará em uma de suas colunas, afirmando que “honra, porém, é mercadoria que não está em causa na imprensa grande do Pará”.

Caberá ao eleitor, que se informa através dos meios de comunicação dos dois grupos, discernir entre o que é bom e o que é ruim. Qualquer que seja a decisão do eleitor, entre Jatene e Barbalho, fará muito mal ao jornalismo paraense. Se vencerem, os Barbalhos decretarão a falência financeira e massacrarão de vez o prestígio político dos Maiorana, que depende exclusivamente do governo para sobreviver. Se a população decidir por Jatene nas urnas, estará dando uma sobrevida a essa peleja que certamente ainda promete muitos rounds.

Coluna do Zé Dudu no jornal Correio do Tocantins de 20/02/2014

Massud
O ex-vereador Antônio Massud está em Parauapebas. Ele, que é presidente do Diretório Municipal do PTB, esteve em São Paulo por quarenta dias para tratamento de saúde. Massud, que na eleição de 2010 foi candidato a deputado estadual obtendo cerca de 11 mil votos, se diz pronto para ajudar o partido nas próximas eleições, não descartando uma possível candidatura.

Darci Lermen
Segundo o blogueiro Marcelo Bacana, Darci Lermen, o ex-prefeito de Parauapebas, agora é fazendeiro no Mato Grosso. Bacana afirma que o petista, que anda sumido de Parauapebas, acaba de adquirir uma linda fazenda naquele Estado e ainda que teria como vizinho de cerca ninguém menos que o milionário apresentador Ratinho.

Amepa
Nó último fim de semana aconteceu a solenidade de posse da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da Associação dos Magistrados do Estado do Pará – Amepa para o triênio 2014/2016.  O presidente reeleito da Amepa é o juiz Heyder Tavares da Silva Ferreira. O ínclito juiz titular da 3ª Vara de Parauapebas, Líbio de Araújo Moura, que também é o juiz eleitoral da comarca, tomou posse como vice-presidente de prerrogativas.

Caso Ana Karina
Passados 18 meses de protocolado na 3ª Câmara Criminal Isolada do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, o Recurso em sentido restrito impetrado por Alessandro Camilo de Lima e outros contra a pronúncia dos mesmos no processo em que são acusados de matar a comerciária Ana Karina Guimarães finalmente chegou na sala da presidência para juízo de admissibilidade. Se negado o recurso, os réus deverão ir à júri até meados de 2014, em Parauapebas.

Caso Ana Karina II
Alessandro Camilo, a noiva, Grasiela Barros, e o pistoleiro Francisco de Assis Dias (Magrão) são acusados de, em 2010, matar a comerciária e jogar seu corpo nas águas do Rio Itacaiúnas. À época, Ana Karina estava grávida de nove meses e o pai seria Alessandro Camilo. Segundo a denúncia, o crime se deu em virtude de Camilo não concordar em pagar o parto e ainda por causa de ciúmes da noiva. Passados quatro anos, apenas Minêgo foi julgado pelo crime, em fevereiro de 2013, sendo condenado a 24 anos de prisão.

Lixo
A Prefeitura de Parauapebas já normalizou a coleta de lixo domiciliar em todo o município. O serviço está sendo realizado pela própria Prefeitura, mas o sistema de mutirão foi substituído pela coleta padrão em caminhões compactadores, divididos em 18 setores de atendimento que abrangem toda a área urbana, além de Palmares Sul e Palmares. As rotas têm percursos que variam de 15 km/dia a 65 km/dia de extensão e a média de coleta está na casa das 145 toneladas de lixo/dia.

Vereadores
O prefeito de Parauapebas esteve na sessão inaugural da Câmara de Vereadores no último sábado. Lá, Valmir Mariano fez uma breve prestação de contas do que foi realizado em 2013 e mostrou o que há planejado para ser executado nos próximos anos. O que deu pra sentir nos discursos foi que a relação entre executivo e legislativo está “agasalhada”.

Marabá
Cansados de esperar pelo governo federal e sabedores de que sem as obras Marabá pode estagnar de vez, empresários marabaenses estão se reunindo para viabilizar a construção do Porto em Marabá, assim como obra de derrocamento do Pedral do Lourenço.

Coluna do Zé Dudu no jornal Correio do Tocantins de 05/10/2013

Canaã dos Carajás
A Feira do Produtor de Canaã dos Carajás receberá 45 novas barracas neste sábado (5). A ação faz parte do Projeto de Apoio a Agricultura Familiar, desenvolvido pela Agência Canaã em parceria com a Vale e prefeitura municipal. A reestruturação da feira visa fortalecer a comercialização dos produtos dos pequenos agricultores da região. Cerca de 53 famílias serão beneficiadas. Na ocasião, os agricultores também irão receber equipamentos, insumos, sementes e adubo.

Mudanças
O governo Valmir Mariano, em Parauapebas, teve duas novas mudanças em seu secretariado ontem. Deixaram o governo os gestores da Sefaz, Zé Rinaldo e da Seplan, Célio Costa. Desde o início do governo, Valmir Mariano já trocou os gestores da PGM, Habitação, Educação, Meio Ambiente e Mineração.

Migração
Com a criação do PROS e Solidariedade nada menos que sete vereadores de Parauapebas mudaram de Partido. Odilon Rocha (PMDB), Josineto (PSDC) e Charles (PSD) deixaram as atuais legendas e desembarcaram no Partido Solidariedade. Já os vereadores Devanir Martins (PP), Brás (PDT), Pavão (PTB) e João do Feijão (PP) foram para o PROS – Partido Republicano da Ordem Social.

Comunicação
Em maio a agência T. S. dos Santos foi a vencedora da licitação para agenciar a comunicação em Canaã dos Carajás, uma conta de R$1,3 milhão. Passados pouco mais de 4 meses a prefeitura de Canaã estuda o cancelamento do contrato. É que a agência vem recebendo pontualmente repasses da PMCC para veiculação de mídia e não tem feito os repasses às empresas prestadoras de serviço ao município.

Troca-troca
Recém desfiliado do PSDB de Parauapebas, o ex-prefeito, ex-deputado estadual e ex-vereador Faisal Salmen está ingressando no PPS. Faisal estuda a possibilidade de ser candidato nas próximas eleições pela nova legenda.

Promoção…
O TJ-PA decidiu nomear para Vara de Crimes contra a Criança e Adolescente de Belém a juíza Clarice Maria de Andrade. A decisão foi publicada no DOE de quinta-feira (3).A magistrada foi a responsável pela decisão de manter por 26 dias uma adolescente de 15 anos presa em cela masculina com cerca de 30 homens, na delegacia de polícia de Abaetetuba, no interior do Pará, em 2007.

…Por merecimento
Andrade chegou a ser aposentada compulsoriamente pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), em decisão unânime em abril de 2010. A AMEPA – Associação de Magistrados do Pará – e a juíza recorreram da decisão e conseguiram, em agosto de 2012, no STF, anular a decisão do CNJ. Em seguida, ela foi nomeada para a 6ª Vara Penal de Ananindeua, na região metropolitana de Belém.

Agora deu medo!
Que o mercado financeiro brasileiro está em crise e que a falta de dinheiro assola até empresas poderosas, isso é público e notório. Mas, acreditar que até a multibilionária Vale estaria com seu CNPJ negativado no CCF isso ninguém jamais pensou. Quem duvidar pode consultar o CNPJ 33.592.510.0001-54 para conferir.

No xilindró
Uma operação conjunta das polícias civil e militar de Parauapebas prendeu cinco suspeitos de assalto a bancos na região durante essa semana em Parauapebas. Durante a abordagem um dos suspeitos foi morto após troca de tiros com a PM. Com os suspeitos foram encontradas armas e munição de grosso calibre. Devido as precárias condições da carceragem de Parauapebas os presos foram recambiados, de avião, para a capital.

Impugnado
O Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Pará impugnou o edital de licitação para contratação de uma agência que atenderia a Câmara Municipal de Parauapebas.

Sábado que vem tem mais!

Coluna do Zé Dudu no jornal Correio do Tocantins de 28/09/2013

Políticas Públicas
Acontece nesse sábado (28), a partir das 14h no plenarinho da Câmara Municipal de Parauapebas, o I Seminário de Políticas Públicas. O evento é promovido pelo Gabinete da Vice-prefeita Ângela Pereira com o apoio dos vereadores municipais e terá como tema “A importância da mulher na política”.

Trocou
Desde o mês de junho o paraense Alexandre Padilha, ministro da saúde do governo Dilma trocou seu domicílio eleitoral para a capital do Estado de São Paulo. Padilha apressou-se na troca para ter o direito de candidatar-se a governador no ano que vem. Segundo uma resolução do PT, para ser candidato um filiado precisa participar de pelo menos três plenárias em sua base. A candidatura de Padilha é bancada pelo ex-presidente Lula.

Mais uma
A justiça do Trabalho em Marabá deverá receber mais duas Varas Trabalhistas em breve. A data da inauguração, ainda a ser confirmada, está prevista para 15 de outubro.

Carona
No último sábado o governador Simão Jatene esteve no sudeste paraense para entregar a revitalização da PA-275. Por telefone a Assessoria do governador solicitou ao prefeito de Curionópolis, Chamonzinho, que o mesmo aguardasse Jatene à beira da rodovia pois assim que terminasse a cerimônia em Eldorado este seguiria para Curionópolis.

Carona II
Chamonzinho, que na hora entregava mais 50 casas do Programa Municipal Cassa Nova, Vida Nova, devolveu o recado ao interlocutor mandando o mesmo dizer ao governador que não estaria precisando de carona pra ficar à beira da rodovia, que tinha mais o que fazer. O recado foi transmitido ao vivo pela Rádio Liderança FM, de Curionópolis, que cobria ao vivo o evento. Jatene foi à Curionópolis, discursou e não viu Chamonzinho.

PED
O Processo de Eleição Direta do Partido dos Trabalhadores em Parauapebas terá três candidatos a presidência: o vereador José Arenes, o ex-secretário municipal de Planejamento na gestão Darci Lermen, Tadeu, e o sindicalista Jorge Neres. As eleições no PT acontecem no mês de novembro.

Criança
A direção do Fórum de Parauapebas promoverá evento voltado às crianças nos dias 19, 21 e 22 de outubro. No dia 19 serão entregues presentes às crianças de Parauapebas. Nos dias 21 e 22 funcionários do Fórum estarão mobilizados para dar andamentos nos vários processos que envolvem famílias naquela Comarca.

Medicina
O presidente do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – ITPAC – Nicolau Esteves se reuniu com o prefeito Valmir Mariano ontem (27) em Parauapebas. A pauta foi a implantação de uma faculdade de medicina em Parauapebas. Participaram do encontro os secretários Romulo Maia (saúde) e Célio Costa (Seplan). Na oportunidade, Nicolau Esteves fez breve explanação sobre o ITPAC aos presentes.

Adimplente
ASCOM da Prefeitura de Parauapebas anunciou essa semana que o município de Parauapebas não tem nenhuma pendência no CAUC, Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias do Governo Federal. Segundo a nota, Parauapebas estava inadimplente há mais de quinze anos, o que o impedia de receber alguns recursos federais. Apenas 3,6% dos municípios brasileiros estão adimplentes no CAUC.

Sine
Canaã dos Carajás é hoje um dos municípios com maior número de ofertas de emprego no Brasil, devido à implantação do S11D e a construção do ramal ferroviário que ligará o município à EFC, em Parauapebas. Todavia, chega-se a notícia de que o SINE em Canaã recebe influência direta do vereador Hélio Ferreira, do PDT. Segundo apurado, por lá nenhum trabalhador é contratado se não tiver o aval do vereador. A Vale já teria comunicado o fato à direção estadual do SINE que prometeu averiguar a denúncia.

Sábado que vem tem mais!

Coluna do Zé Dudu no jornal Correio do Tocantins de 21/09/2013

PA-275
O governador Simão Jatene inaugura neste sábado a reforma da PA-275, que liga Parauapebas à Eldorado dos Carajás. Jatene estará em Eldorado e Curionópolis pela manhã e a tarde visitará, em companhia do prefeito Valmir Mariano, algumas obras em Parauapebas.

Curionópolis
O prefeito Wenderson Chamon, o Chamonzinho, entrega neste sábado mais cinquenta casas do Programa “Casa Nova, Vida Nova”. Desde o início do ano Chamonzinho já entregou cem novas casas à população carente de Curionópolis. O Programa “Casa Nova, Vida Nova” é um projeto feito com recursos do governo municipal e os beneficiados com as casas não pagam nada de contrapartida.  

Curionópolis II
As casas do Programa “Casa Nova, Vida Nova” estão localizadas no bairro Miguel Chamon e têm dois quartos, banheiro interno, sala e cozinha americana. A PMC ainda entrega a casa documentada em nome do beneficiário e com rede elétrica e hidráulica instaladas.

Condenada
Suzana Maria Lima de Moraes Affonso Carvalho dos Santos, Juíza Titular da 2ª Vara do Trabalho de Parauapebas condenou a Executiva Recursos Humanos Ltda e a Vale S/A a pagarem indenização por danos morais no valor de R$2.000.000,00 (dois milhões de reais) à companheira, pai e mãe de Thiago Santos Cardoso, que faleceu em razão de acidente de trabalho ocorrido na área de extração mineral em Carajás.

Condenada II
O falecimento do trabalhador em Carajás se deu em 2009 e somente agora a sentença foi proferida. O atraso se deu em virtude da alegação dos reclamados sobre a competência da Justiça do Trabalho para julgar tal causa. A época em que o trabalhador foi atropelado por um caminhão fora de estrada da Vale, ainda estava em vigor a Súmula 366 do STJ, a qual previa que “Compete à Justiça estadual processar e julgar ação indenizatória proposta por viúva e filhos de empregado falecido em acidente de trabalho”.

Parauapebas
No período compreendido entre 1º de janeiro de 2013 a 30 de agosto de 2013 nasceram nada menos que 26.000 crianças em Parauapebas. Pra se ter uma ideia, nasceram mais crianças no período na capital do minério do que toda a população de 70 municípios paraenses, entre eles Canaã dos Carajás. Em média, cerca de cento e oito crianças nasceram em Parauapebas diariamente no período.

Walmor Costa
O publicitário Walmor Oliveira da Costa é o novo secretário  de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia do governo Valmir Mariano em Parauapebas. O novo gestor da SEMMECT recebeu ordens expressas do prefeito para acompanhar de perto o andamento da elaboração do novo marco da mineração, que se encontra em tramitação no Congresso Nacional.

Canaã dos Carajás
Em Canaã dos Carajás, a Vale e a prefeitura municipal firmaram convênio com o objetivo de realizar melhorias estruturais e de serviços em órgãos públicos de atendimento à população local.  O Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CECON), o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) foram escolhidos para receber as benfeitorias. As iniciativas integram as  ações da Vale no município, onde está sendo implantando o Projeto Ferro Carajás S11D.

Coluna do Zé Dudu no jornal Correio do Tocantins de 17/08/2013

Segura peão
Continua a saga dos colaboradores do prefeito de Parauapebas, Valmir Mariano. Com apenas oito meses de governo já trocaram de dono as seguintes pastas: habitação, urbanismo, educação, meio ambiente, CPL (duas vezes) e chefia de gabinete. Os que se mantiveram nos cargos estão inseguros e isso tem atrapalhado muito os trabalhos a serem desenvolvidos.

Internado
O pecuarista Rafael Saldanha de Camargo continua internado em São Paulo. Ele sofreu um derrame há quinze dias e foi internado na capital paulista. A notícia boa é que o pecuarista vem se recuperando e nos próximos dias deverá receber alta. O resto é especulação pura.

Sujeira
Não se sabe ao certo, cabe ai uma análise profunda, quem está jogando mais sujo no que pese ao lixo de Parauapebas. Alegando que não havia recebido da prefeitura, a Clean Service vem, sistematicamente, atrasando os salários dos funcionários. Estes, por sua vez, resolveram entrar em greve na última quarta-feira, deixando a cidade um lixo só. Cerca de 120 toneladas de lixo domésticos são recolhidas mensalmente em Parauapebas.

Sujeira II
Por sua vez a prefeitura informa que não tem qualquer inadimplência com a Clean e que inclusive os valores referente aos serviços prestados no mês de julho já foram pagos.

Workshop
Na próxima segunda-feira (19), o Instituto Tecnológico Vale (ITV) realizará em Belém, em sua sede, o Workshop Empreendedorismo e Inovação com a participação de palestrantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT). O evento tem como objetivo apresentar experiências de sucesso nos Estados Unidos e como o MIT contribui para a criação de mais de 500 pequenas empresas de base tecnológica por ano.

Whorkshop II
A proposta do workshop é discutir com os participantes como criar um ambiente cada vez mais favorável para inovação e empreendedorismo em Belém. Participam do evento representantes de instituições de ensino e pesquisa do Estado, como UFPA e Fapespa, e profissionais da Vale.

Chama a polícia
Virou moda agora a cada troca de secretário do governo Valmir Mariano a proibição, via polícia administrativa, de se entrar ou sair da secretaria enquanto no novato assume. Foi assim na troca do chefe da CPL ocorrida na manhã de sexta-feira.

Telhado de vidro
O presidente do PSDC, Abraão Benassuly vai EXIGIR do atual presidente da Câmara de Parauapebas, vereador Josineto, que ele investigue as denúncias recebidas contra a atual administração do município. Benassuly erra duas vezes ao propor tal coisa: primeiro deveria cobrar transparência nas contas da CMP dirigida por um membro do seu partido; depois cobrar investigação das denúncias de nepotismo no Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém (IPAMB), onde suas filhas estão ou estiveram lotadas.

Sábado que vem tem mais!