Um inusitado surto de furúnculos se abateu sobre os habitantes da carceragem do bairro Rio Verde, em Parauapebas. Segundo o advogado Gildásio Teixeira Ramos Sobrinho, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Seccional da OAB no município, o motivo que teria levado dezenas de presos a contrair furúnculos seria a falta de banho de sol na carceragem.
Comunicado do fato, o juiz da Vara Penal da comarca de Parauapebas, Líbio Moura, acionou imediatamente a Secretaria Municipal de Saúde, que enviou dois médicos e dois enfermeiros àquela casa de detenção para fazer curativos e medicar os presos. Por ordem do secretario de saúde, Rômulo Pereira Maia, foram colhidas várias amostras de sangue para que, com exames laboratoriais, se tente chegar à causa da infestação.
Em tempo: os presos estão autorizados pelo judiciário a tomar diariamente o banho de sol, todavia, devido ao tempo chuvoso das últimas semanas este procedimento não pôde ser efetuado, o que pode ter agravado a infestação que atingiu vários presos.
2 comentários em “Surto de furúnculos na carceragem de Parauapebas”
Gostaria de parabenizar o Secretário de Saúde, Dr. Romulo Maia pelo o pronto atendimento prestado, parabéns. Espero que o senhor moralize a saúde pública da nossa querida Parauapebas.
Um furúnculo define-se como uma infecção bacteriana da pele que causa a destruição (necrose) do folículo piloso. Caracteriza-se pelo envolvimento de todo o folículo pilo-sebáceo. Esta infecção é causada pela bactéria estafilococcus. Para o tratamento do furúnculo é necessário recorrer à administração de antibióticos e anti-inflamatórios por via oral. Medidas de carácter geral como evitar roupas apertadas, nunca espremer a lesão, evitar traumas locais e calor excessivo, são igualmente importantes. Quando existe furunculose, é necessária uma investigação mais detalhada do estado geral do indivíduo e, eventualmente, estimular o seu sistema imunitário.
O médico especialista em Dermatologia é o profissional indicado para o tratamento dos furúnculos e da furunculose, quando o problema se torna complexo e o médico de Clínica Geral considere ser necessário o apoio especializado.