Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Coluna

Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região

Presente de Ano Novo

Núcleo Regional da Semas; Escritório da Emater; 11º Centro Regional da Sespa; Escritório da Adepará; 4ª Unidade Regional de Educação; Unidade do Detran e Ciretran; representação da Arcon; Coordenação da Estação Cidadania; direção do CRAMA; Centro de Convenções e Centro Regional de Governo. A lista acima é dos órgãos do Governo do Estado em Marabá, os quais viraram, nos últimos dias, objeto de desejo de Ano Novo para dezenas de correligionários ligados ao governador recentemente eleito, Helder Barbalho.

Presente de Ano Novo II

Embora sejam pouco mais de dez órgãos, ao todo, os pretendentes somam mais de três dezenas, cada um ligado a um deputado eleito ou outro membro do partido conectado à alta patente do MDB na região. A distribuição dos cargos só deve ocorrer mesmo após o dia 20 de janeiro de 2019, depois que o novo governo apontar ocupantes de cargos no primeiro e segundo escalão. Gestor atual de um desses órgãos voou para Belém esta semana para buscar contato com cacique do novo governo e tentar se garantir no cargo. Tempo perdido.

Presente de Ano Novo III

Terminando seu mandato como deputado estadual no final de dezembro próximo, João Chamon Neto (MDB) não ficará desamparado. Chamonzão não se candidatou à reeleição porque resolveu abdicar de concorrer a uma vaga na Alepa para apoiar a candidatura do filho Chamonzinho, eleito com margem expressiva de votos e que ficará no lugar do seu genitor. Especula-se que Chamonzão poderá ser nomeado por Helder Barbalho para a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, embora haja quem queira vê-lo como secretário Regional de Governo, função hoje exercida por Jorge Bittencourt.

Presente de Ano Novo IV

No âmbito federal, os desejos de ano novo são menores, mas o órgão mais cobiçado é a Superintendência do Incra, hoje ocupada por um membro do MDB, Valciney Ferreira Gomes, ex-prefeito de Palestina do Pará. Quem levá-la terá diálogo permanente com uma legião de pequenos produtores rurais.

Linhão só com legado

Pecuaristas, comerciantes e vereadores que atuam na chamada Estrada do Rio Preto, zona rural de Marabá, prometem bater o pé e não permitir que a Xingu Rio construa cinco linhões vindos da Hidrelétrica de Belo Monte e cortando aquela região, sem deixar um legado para a comunidade. As primeiras tratativas já começaram e a parte afetada quer saber os detalhes do impacto socioambiental que o projeto causará. Por enquanto, garantiram a reforma completa de três escolas públicas da região: Faixa Linda, na Vila União; Escola Nagib Mutran, na Vila Capistrano de Abreu; e Escola Santa Marta, na Vila Tampa.

Mudança na tropa

Comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, com sede em Marabá, o general de Brigada Eugênio Pacelli Vieira Mota está com os dias contados à frente da tropa. A transferência está agendada para março de 2019, o que pode ser antecipado para o início de janeiro, já que o general da reserva Antônio Hamilton Martins Mourão, recentemente eleito vice-presidente da República, é amigo de longas datas de Pacelli e poderá chamá-lo para alguma alta função em Brasília assim que assumir o cargo.

Mais Médicos

Foi divulgado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 20, o edital destinado a admissão de médicos ao Programa Mais Médicos para o Brasil, com 8.517 vagas em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Aqui na região de Carajás, os municípios com mais vagas são Marabá e Eldorado do Carajás, com 5 cada um; Curionópolis (4); Parauapebas (3); e Canaã dos Carajás (1).

Mais médicos II

Os profissionais que são formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no País podem se inscrever a partir de quarta-feira, 21, até o dia 25 de novembro de 2018, pelo endereço eletrônico maismedicos.gov.br. No ato de inscrição, o interessado deverá preencher formulário eletrônico com as informações constantes no edital, com necessária indicação do endereço domiciliar, endereço eletrônico (e-mail) e telefone. Após a confirmação da inscrição, o SGP disponibilizará a tela para escolha do Município/DSEI para alocação.

Premiados

Nesta terça-feira (20) os prefeitos Darci Lermen, de Parauapebas, e Adonei Aguiar, de Curionópolis, receberam o Prêmio Gestão Transparente do Tribunal de Contas dos Municípios, por terem alcançado 100% do Termo de Ajuste de Gestão – TAG – que visa o aperfeiçoamento das gestões municipais paraenses. O evento aconteceu no Hangar Centro de Convenções e fez parte do “Encontro para o fortalecimento da gestão Municipal do Pará”. Elias Filho, presidente da Câmara Municipal de Parauapebas também recebeu o Prêmio, já que a CMP foi uma das 60 no Estado que atingiram 100 de transparência no Portal da Transparência.

Eleição CMP

A eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Parauapebas está marcada para a primeira Sessão Ordinária do mês de dezembro, no dia 4. Os vereadores Luiz Castilho (PROS), Francisco Pavão (MDB), Ivanaldo Braz (sem partido) e Zacarias Marques (sem partido) disputarão a presidência.

Curionópolis

Para comemorar o dia da Consciência Negra, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Curionópolis promoveu mais uma estratégia de integração entre corpo docente e alunos das escolas do município. Durante o período letivo desta terça-feira (20), as escolas realizaram programações em reflexão ao Dia do Respeito a Consciência Negra. Alunos participaram fazendo a apresentação de danças, culinária africana, expressão de artes e desfiles de beleza negra.

Parauapebas

A Prefeitura de Parauapebas abriu inscrições para o I Seminário Municipal de Formação e Celebração de Parcerias para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que será realizado nos dias 26 e 27 deste mês, no auditório da prefeitura, das 8 às 18 horas. São 160 vagas e inscrições devem ser feitas pela internet. O seminário é uma realização conjunta entre a Coordenadoria de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios, Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Procuradoria e Controladoria Geral de Parauapebas.

Coluna

Rapidinhas

As ultimas do cotidiano da região

Xô, Infiéis 

A direção do PSDB em Parauapebas expulsou de seu quadro de filiados os vereadores José Francisco Amaral Pavão, Zacarias de Assunção Vieira Marques e Ivanaldo Braz Silva Simplicio. Eles declararam apoio ao candidato do MDB (Helder Barbalho) ao governo, em detrimento ao candidato Márcio Miranda, apoiado pelos tucanos. Os cientistas políticos pebenses ainda estão analisando a atitude do Diretório Municipal para emitir um parecer a respeito. Consultados pelo Blog, a maioria acredita que os vereadores foram beneficiados com a ação, já que agora estão livres pra escolher uma nova legenda.

Pressão

O Senador eleito Zequinha Marinho (PSC) não esperou nem a diplomação do governador eleito Helder Barbalho para começar a barganhar cargos pelo apoio recebido. Marinho trabalha a indicação do delegado Eder Mauro, deputado reeleito pelo PSD, para assumir a Secretaria de Segurança Pública do Pará. É que a esposa de Zequinha, Júlia Marinho (PSC) é a primeira suplente da coligação. Com a ida do delegado para a Segup, Julia Marinho ocupa seu lugar na Câmara Federal.

Pressão II

Outro que também quer um lugar ao Sol no futuro governo é Domingos Juvenil (MDB), prefeito de Altamira, onde Helder Barbalho venceu seu adversário por 55,47% a 44,53% dos votos válidos. Domingos que ver seu filho, que ficou como suplente de deputado estadual no primeiro turno, ser ungido a secretário de Estado.

Levantando voo

Passadas as eleições, o prefeito de Parauapebas Darci Lermen (MDB) quer melhorar sua popularidade junto aos eleitores. Para isso, vai montar uma força-tarefa formada por pessoas ligadas a ele para pensar as futuras ações do governo municipal. Os nomes para a equipe estão sendo mantidos em segredo, por enquanto, mas, dizem, que ela será formada pelos ós do borogodó da política local. É que o atual governo, passados 22 meses, não conseguiu mostrar o que de bom executou até o momento. Mudanças em pontos nevrálgicos do atual secretariado estão previstas para acontecer em breve.

Apurando a apuração

O TRE-PA informou que o município de Jacareacanga, no sudeste do estado, onde pouco mais de dez mil eleitores votaram, foi o primeiro a concluir a apuração e a transmissão de dados para o computador central do TSE. Os municípios de Alenquer, Monte Alegre, Aveiro e Oriximiná foram os últimos com os votos computados. Segundo Felipe Brito, secretário de Tecnologia da Informação do TRE, não houve nenhum problema de transmissão de dados à central de apuração.

Bem entre os Xicrin

Em Parauapebas o candidato do prefeito Darci perdeu para o candidato de Jatene. Marcio Miranda teve 52,83% dos votos válidos contra 47,17% de Helder Barbalho. Se no geral Darci perdeu no município, o mesmo não se pode dizer da Aldeia Xicrin. Lá, onde o prefeito fuma o cachimbo da paz regularmente com o cacique, Helder teve 183 votos contra apenas 6 de Márcio Miranda. No primeiro turno os índios votaram em peso no candidato do PT, Paulo Rocha.

Choque em Curionópolis

A nota triste no dia da eleição vem de Curionópolis, onde o atual prefeito, Adonei Aguiar, e o ex-prefeito e deputado eleito, Chamonzinho, trocaram ofensas e acusações no meio da rua e na porta de um colégio lotado de eleitores. Os despautérios dos dois marmanjos foram gravados via celular e rapidamente transmitidos pelas redes sociais. Uma vergonha, mas parece que a campanha para as eleições de 2020 já começou na cidade que abriga o garimpo de Serra Pelada. Se a peleja dos dois políticos não foi bonita, Curionópolis parece que nesse momento está com o atual prefeito, já que foi lá que Márcio Miranda, apoiado por Aguiar, teve o maior percentual de votos no primeiro e no segundo turnos de todo o Estado.

Em baixa

Depois de ter sido rejeitado nas urnas, o ex-prefeito de Parauapebas Valmir Mariano voltou a decepcionar. Ele, que apoiou dedicadamente o candidato Helder Barbalho no segundo turno, viu seu pupilo ser rejeitado pelos parauapebenses. Os mesmos cientistas políticos da nota mais acima ainda estão analisando se é Helder mesmo que é ruim de voto em Parauapebas ou se é Valmir que é um azarado. A maioria está jogando a culpa em Valmir, já que Helder vinha de um primeiro turno vencendo em Parauapebas.

Em alta

Quem está em alta politicamente em Parauapebas é o vice-prefeito Sergio Balduíno. Ele, contrariando a determinação do governo municipal a qual faz parte, entrou de cabeça na campanha de Marcio Miranda e conseguiu reverter o quadro do primeiro turno.

Ten Caten fake?

Procurado pelo blog, o deputado estadual Dirceu ten Caten negou que tivesse, junto com sua mãe e seu pai, assinado uma nota que foi amplamente divulgada em redes sociais em Marabá, com o seguinte teor: “Clima tenso em Marabá: Em função disso sugerimos aos filiados e ativistas do PT para que acompanhem a apuração em suas casas, sem irem para as ruas, independente do resultado. Se Bolsonaro ganhar, alguns fanáticos seguidores deles poderão querer começar a tortura de petistas durante as comemorações. Se Bolsonaro perder, poderão cometer barbáries por vingança”.  Apesar de ter demorado cerca de 24 horas para responder, o parlamentar desmentiu, nesta segunda-feira, que a nota fosse verdadeira, embora enviada por um correligionário do PT e antigo assessor dos ten Caten.

Tião Miranda fake?

O vereador Pedro Corrêa, com a ajuda de correligionários, foi o grande vencedor das eleições do segundo turno, em Marabá. No dia do seu aniversário, 28 de outubro, conseguiu colocar fermento na votação de Márcio Miranda para governador do Pará. No primeiro turno, o atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado havia obtido 48 mil votos no município. Agora, num esforço liderado por Pedro Corrêa, Miranda alcançou 56.849 votos. Sem a presença física de Márcio na cidade na reta final da campanha, uma das estratégias usadas foi usar a imagem do prefeito Tião Miranda na carreata do último sábado, dia 27. Contudo, outro problema é que Tião não é afeto a fazer campanha para outras pessoas – e o grupo já sabia disso -. Os líderes resolveram, então, convidar para a linha de frente da carreata o cover do atual prefeito, seu irmão Félix Miranda. Tão careca e tão parecido quanto o próprio gestor municipal, que goza de alto prestígio entre os marabaenses neste momento, Félix acenava de cima do trio elétrico e muita gente, na empolgação, achava que um era o outro.

Emperrada
Com a ordem de serviço assinada em março deste ano, a obra de construção do muro de arrimo de três pontos do Rio Itacaiunas, em Marabá, até agora não saiu do papel. O governo federal liberou R$12 milhões para início da construção, mas a Prefeitura alega que está tendo problema no processo licitatório. Assim, como o nível do Rio Itacaiunas já começou a subir, os trabalhos só devem iniciar no próximo verão, ou seja, lá pra maio ou junho do ano que vem.

 

Coluna

Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região

3ª Entrância
O Tribunal de Justiça do Estado do Pará está prestes a julgar a elevação de Comarcas de Marabá e Santarém de 2ª para a 3ª entrância. A decisão é histórica e importantíssima para os municípios e para a região, assegurando o mesmo nível judiciário de Belém com a possibilidade de prestar um serviço mais eficiente e garantir agilidade nos processos. Além disso, a iniciativa representa melhorias tais como: investimentos em estrutura jurisdicional com melhor aparelhamento e especialização de serviços; encurta – se a distância  em relação ao 2 grau de jurisdição; melhora o diálogo dos profissionais  do  direito com os desembargadores; favorece a permanência de magistrados que não mais precisarão ter que se mudar para a capital para progredir na carreira, bem como minimiza-se politicamente o impacto social separatista destas regiões.

Curionópolis
A Prefeitura Municipal de Curionópolis realizou na manhã da segunda-feira (03) a entrega de mais um lote de uniformes escolares aos alunos da rede publica municipal de ensino. O evento ocorreu na Escola Municipal Bom Jesus II na Vila de Alto Bonito. Todos os alunos das zonas rural e urbana do município serão contemplados com os kits de uniformes composto por camisa e calça comprida e um conjunto para educação física, com camisa regata e shorts. O investimento da prefeitura de Curionópolis para esse fim foi na ordem de R$600.000,00 (seiscentos mil Reais)

Seguro
Marabá foi o palco da palestra “A Importância do Seguro Privado e da Previdência Privada para o Empresário”, promovida pelo Sindicato das Seguradoras do Norte e Nordeste (Sindseg N/NE), no ultimo final de semana. Ministrada pelo professor Maurício Tadeu, a apresentação foi bastante prestigiada não somente por profissionais do mercado de seguros, mas também por diversos empresários da região.

Fakenews
Uma pesquisa, supostamente registrada sob o número 34673-2018 – TRE-PA – vem sendo amplamente viralizada nas redes sociais no Pará. Mostrando números de candidatos a deputado estadual e federal, a pesquisa não passa de mais um fakenews orquestrado pela assessoria de algum candidato sem votos que necessita de seu nome em evidência.

Fakenews II
Segundo o cientista político Dornélio Silva, é muito difícil uma pesquisa que alcance a realidade da intenção de votos do eleitor no âmbito das candidaturas proporcionais, já que para que ela tenha uma margem de erro pequena, no Pará, por exemplo, seriam necessárias no mínimo oito mil consultas, o que inviabiliza financeiramente a empreitada. Dornélio afirma, ainda, que devido ao número muito grande de candidatos, essa pesquisa pode não retratar a realidade, já que existem bolsões onde um candidato tem um maior trabalho e naturalmente vai aparecer bem, não significando que isso se espelhará no restante do Estado.

Desfile eleitoral
Nesta sexta-feira, dia 7 de Setembro, haverá desfile da Pátria em Marabá, em celebração à Independência do Brasil. Mais de 10 mil pessoas são aguardadas para acompanhar a apresentação de 52 instituições, entre escolas, entidades civis e militares. Mas os candidatos a todos os tipos de cargos já estão de olho nesse filão e preparam seu exército para pulverizar na Avenida Antônio Maia distribuindo santinhos e outros produtos eleitorais.

Vão ter de rebolar
Em Marabá, os candidatos a cargos eletivos na eleição de outubro próximo estão tendo de se rebolar. Estão proibidos de contratar aquele monte de carro de som para ecoar seus nomes nos quatro cantos das cidades com musiquinhas chicletes (outras nem tanto). Além do horário eleitoral gratuito, concedido pela Justiça, eles estão tendo de fazer caminhadas nos bairros e pequenas reuniões, porque em Marabá não se junta tanta gente assim em eventos políticos, a não ser em raras exceções.

A casa caiu 
A casa caiu ontem, quarta-feira, 5, para Rogério Aguiar da Silva, Jonas dos Santos Feitosa, José Ribamar Santos Abreu Junior e Wescrey Amarante Ribeiro. Eles foram presos numa operação denominada “Serra Leste”, deflagrada pelo NAI (Núcleo de Apoio à Investigação do Sudeste do Pará e pela Delegacia de Curionópolis, com apoio das Superintendências Regionais do Sudeste do Pará e do Lago do Tucuruí, da Deca/Marabá, NAI/Sul, Seccional de Parauapebas e Polícia Militar (GTO de Marabá).

A casa caiu II
O objetivo era dar cumprimento aos mandados de prisões e busca e apreensões expedidos pelo Juízo da Comarca de Curionópolis, a serem cumpridos nas cidades de Eldorado dos Carajás, Parauapebas, Xinguara, Jacundá e Marabá, relativos à tentativa de assalto ao Banco do Brasil, modalidade “vapor”, ocorrida em março deste ano, em Curionópolis.  Durante as buscas, foram aprendidas armas de fogo calibres 12 e 38, com as respectivas munições, uma motocicleta roubada, além das prisões citadas acima. As investigações prosseguem na tentativa de identificar e prender outros integrantes da associação criminosa que tem aterrorizado a região sudeste do Estado.

4G
A TIM, em continuidade ao plano de expansão da tecnologia 4G em todo o país, ativou a sua rede de quarta geração em mais cinco cidades no Pará. Portel, Conceição do Araguaia, Juruti, Redenção e Rondon do Pará foram as contempladas. Com isso, a TIM atinge um total de 64 municípios paraenses com a nova tecnologia, o que representa 79,7% da população do Estado coberta.

Imposto de renda
A partir das 9 horas de segunda-feira, 10 de setembro, estará disponível para consulta o quarto lote de restituição do IRPF 2018. O lote de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017. No Estado do Pará, 40.591 contribuintes terão direito ao valor total de R$ 56.296.971,40. Já na 2ª Região Fiscal que engloba os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima serão liberados, ao todo, R$ 123.776.322,45 para 92.529 contribuintes. Em Belém, 27.137 contribuintes receberão R$ 41.182.782,56 ao todo.

 

Coluna

Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região

Sem definição

Ao seu estilo de sempre, o prefeito de Marabá, Tião Miranda (PTB), ainda não definiu declaradamente os nomes que deverá apoiar para a eleição que se avizinha. Estão em compasso de espera seu vice, Toni Cunha; seu irmão e vereador, Beto Miranda; e outros correligionários e ex-colegas de Alepa. Também em incógnita estão os apoios para os cargos de deputado federal, senador e até governador, já que Tião tem bom diálogo com dois dos principais candidatos ao Executivo estadual: Helder Barbalho e Márcio Miranda. É Tião sendo Tião.

Querendo carona

Embora não tenha a popularidade que tinha Maurino Magalhães e nem o discurso fácil e bonito de João Salame, Tião Miranda tem a marca do trabalho e reconstruiu a cidade em apenas um ano e meio, depois de quase uma década de problemas que se avolumavam. Pagou os débitos com servidores, restaurou a confiança dos fornecedores e neste verão tem colocado a patrulha na rua, com dezenas de obras em execução por toda a cidade. E é por isso que os pré-candidatos estão querendo uma carona no perfil administrativo de Tião, que deve deixar para a última hora a declaração de apoio.

Isolado

O Dia D da política se aproxima e os arranjos partidários estão sendo construídos até o prazo final para as convenções que mostrarão quem vai com quem em outubro. Os acertos estão sendo feitos ao pé do ouvido e tem partido sendo isolado. É o caso do PT de Paulo Rocha, que viu a união com PV e PC do B se dissolver após intervenção do time de Marcio Miranda. Pelo que parece, a contra gosto, o PT vai fazer carreira solo em outubro, já que por imposição da direção nacional o partido deve ter candidato ao governo do Pará.

Estratégia

Para uma fonte do Blog na direção estadual do PT, Marcio Miranda tem mexido as peças de forma errada, centralizando a eleição apenas em MDB e DEM, quando deveria distribuir os partidos aliados com outros partidos nesse primeiro turno para, no segundo, juntar forças com os nanicos e, contando com a alta rejeição do emedebista, derrotar Helder Barbalho, realizando assim o sonho de Jatene.

Coligados

Por enquanto as forças políticas paraenses estão assim distribuídas: Com Helder (MDB) estão PTC, PR, PP, PTB, PSD, PROS, PSL, PRTB, PHS, PSC, PRB, PMB, DC, Patriota, Podemos e Avante.

Coligados II

Já com Marcio Mirada (DEM) estão PSDB, PRP, PPS, PV, PSB, SD, PDT, PMN.

Coligados III

PSOL fez convenção ontem (02) e vai junto com PCB e PPL.

Senado

A Lei eleitoral brasileira está deixando os candidatos ao Senado e os principais protagonistas no Pará em polvorosa. Interpretação da lei já pacificada pelo TSE diz que cada coligação só pode lançar dois candidatos para a Câmara Alta. Partidos buscam uma solução jurídica para o problema, que no Pará pode mudar as coligações tanto de apoio a Helder quanto a Marcio Miranda. Quem duvida do quiproquó que vem por aí é só conferir o que diz o Artigo 19, III, da Resolução 23.548/2017 de 18 de dezembro de 2017.

Senado II

Do lado de Helder já anunciaram disputar uma vaga ao Senado os candidatos Jader Barbalho (MDB), Mario Couto (PP) e Zequinha Marinho (PSC). Do lado de Marcio Miranda estão Flexa Ribeiro (PSDB), Sidney Rosa (PSB), Jarbas Vasconcelos (PV), Coronel Osmar (PDT), Wlad Costa (SD) e Pastor Ibanês (PTC). Quem vai dançar? Zé Geraldo será o candidato do PT e Úrsula Vidal a candidata do PSOL.

Dobradinha?

O ex-prefeito de Marabá – atual diretor do Departamento de Atenção Básica -, João Salame, e o ex-prefeito de Curionópolis, Chamonzinho, foram vistos num restaurante em Belém conversando animadamente. Será que vai rolar entendimento com uma dobradinha entre o emedebista Chamonzinho, candidato a deputado estadual, e o deputado federal e candidato a reeleição Beto Salame? Na capital, o articulado João Salame conseguiu com que os vereadores Zeca Pirão, Igor Normando e Emerson Sampaio fechassem apoio à candidatura de Beto.

Difícil missão!

Eleger-se deputado estadual é missão praticamente impossível para os políticos do sul do Pará. A concorrência é tamanha que os votos são distribuídos de forma que dificilmente alguém consegue êxito. E em 2018 não vai ser diferente, em Marabá (com 162,409 eleitores) já são 16 os candidatos oficializados ao cargo de deputado estadual. Em Parauapebas o segundo maior colégio eleitoral, com 156.301 eleitores, já são 10 os candidatos. É muito cacique pra pouco índio, o que facilita a eleição de candidatos da região Metropolitana de Belém!

Coluna

Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região

Moradias
O prefeito de Parauapebas Darci Lermen (MDB) esteve essa semana em Brasília, onde conseguiu junto ao Ministério das Cidades e Banco do Brasil a retomada da construção de 1.194 casas populares que estavam sendo construídas no bairro Nova Carajás e cujas obras foram paralisadas há alguns anos. A retomada do empreendimento, que deve acontecer em no máximo 60 dias, vai gerar cerca de 800 empregos diretos.

Prosap
Na segunda-feira 28, o Staff do governo municipal que está à frente do Projeto de Macrodrenagem, Proteção de Fundo de Vales e Revitalização da Margem do Rio Parauapebas (Prosap) terá uma reunião com uma Comissão do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, quando será apresentado o resultado da Análise do Perfil do município. Assim que esta etapa for vencida, ainda durante o mês de junho, deve ser iniciado o processo de licitação da primeira etapa da obra, que contempla esgotamento sanitário do Bairro da Paz, da área conhecida por Baixada Fluminense (no bairro Rio Verde), e da Lagoa em frente a sede da prefeitura, além da revitalização do Igarapé Ilha do Coco, que terá início na PA- 275 indo até o Rio Parauapebas.

Digital
O sinal analógico da TV Cultura do Pará será totalmente desligado na próxima quarta-feira (30) em Belém e Região Metropolitana, assim como nas demais emissoras do Brasil. Em breve, será iniciado o processo de digitalização das 77 repetidoras no interior do estado. A emissora já transmite a programação toda em HD, sistema com melhor qualidade de som e imagem, desde o ano passado.

Aftosa
Uma comitiva com representantes do setor agropecuário do Pará participa da 86ª Seção Geral da Assembleia Mundial de Delegados, promovida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE na sigla em inglês), que iniciou no domingo, 20, e segue até esta sexta-feira, 25, em Paris, na França. O estado do Pará, juntamente com os estados do Amapá, Amazonas e Roraima recebe, nesta quinta-feira, 24, a certificação internacional de área totalmente livre de febre aftosa com vacinação, tornando todo o Brasil 100% livre da doença.

TCE aprova
Reunido em sessão extraordinária nesta quinta-feira (24) o Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou, por unanimidade, parecer prévio sobre o Balanço Geral do Estado (BGE) 2017, do Governo do Pará. As contas do Governo serão encaminhadas, agora, à Assembleia Legislativa, para votação.

Ganância?
Aproveitando-se da grande demanda em virtude da greve dos caminhoneiros, donos de postos de combustíveis em Parauapebas deram um upgrade nos preços dos produtos aos consumidores nos últimos dias. A gasolina que estava sendo vendida há uma semana pelo preço médio de R$4,60 foi encontrada ontem por até R$5,12. O Procon divulgou nota esclarecendo aos consumidores como denunciar os abusos.

Concurso Susipe
A Secretaria de Estado de Administração do Estado (Sead) informa que a etapa de avaliação Psicológica e entrega da documentação para Investigação Social e Funcional dos Concursos C-199 e C-204 da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) para provimento de vagas para agente prisional e demais cargos que ocorreria no período de 27 a 30 de maio foi cancelada. Os transtornos causados pela greve dos caminhoneiros, impediu a saída do material da cidade de Guarulhos (SP) e por conta disso a etapa precisou ser remarcada. As provas seriam aplicadas nas cidades de Belém, Castanhal, Marabá, Santarém, Itaituba e Altamira.

Trabalho Escravo
O Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) e Repressão ao Trabalho Análogo ao de Escravo do Ministério do Trabalho resgatou em Santana do Araguaia, município no extremo sul do Pará, 15 trabalhadores encontrados em situação degradante de trabalho em fazendas da região. Eles não tinham registro em carteira e dormiam em condições precárias e insalubres nas propriedades. A ação ocorreu entre os dias 8 e 22 desse mês.

Adiada
Em Parauapebas, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) e o Departamento Municipal de Trânsito (DMTT) informam que devido à greve dos caminhoneiros e à redução no abastecimento de combustível na cidade, a ação educativa para promover o Dia da Gentileza no Trânsito com a entrega de rosas, música e sensibilização da comunidade foi adiada para a próxima semana em data ainda ser definida. A ação tem como objetivo principal despertar boas atitudes e estreitar os laços entre os agentes de trânsito, condutores e pedestres, buscando sempre o respeito e cidadania.

FAEPA
Não convidem para comerem juntos uma suculenta galinha caipira o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará – FAEPA -, Carlos Fernandes Xavier e boa parte dos pecuaristas paraenses. É que, para os pecuaristas, Carlos Xavier, que há 20 anos lidera a classe no Pará, tornou-se pessoa não grata. Os membros da classe que Xavier deveria defender já buscam destituí-lo do cargo. Carlos Xavier, segundo a turma do agronegócio, tem a gestão questionada por não ter prestado contas à classe.

Sinobras
A Siderúrgica Norte Brasil S.A. (SINOBRAS), do Grupo Aço Cearense, cedeu as dependências da empresa para o Exército Brasileiro realizar treinamento de Posto de Segurança Estático (PSE), nos dias 22 e 23 de maio, com exercícios e simulações para garantir a lei e a ordem. No primeiro dia de treinamento foram realizadas atividades do Programa de Adestramento Básico, com os soldados do Efetivo Variável. Já no dia 23, foi treinado o Efetivo Profissional, que permanece servindo o Exército após o serviço militar inicial e compõe a Força-Tarefa Transamazônica da 23ª Brigada de Infantaria de Selva.

Cidade Vazia…
A greve dos caminhoneiros não acabou. A gasolina e óleo diesel desapareceram em boa parte dos postos de combustíveis em Marabá. E como efeito dominó, o trânsito nesta sexta-feira está tranquilo na cidade, como se fosse feriado. Muitas pessoas não saíram de casa, mesmo trabalhando em repartições públicas. Em várias escolas, professores não compareceram e a justificativa é de que estavam sem combustível para ir trabalhar. No Ministério Público Estadual, a recomendação é que os veículos oficiais só saem da garagem se for para algo urgente e extremamente necessário.

E pode esvaziar mais
A coisa pode piorar mais ainda nas próximas horas. Os ônibus que fazem o transporte coletivo em Marabá podem parar de circular caso a paralisação nacional dos caminhoneiros perdure. Esse é o temor do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Marabá, José Martins. Táxi, táxi lotação e mototaxistas estão cobrando valores acima da tabela porque alegam que andam muito para conseguir abastecer, sem contar o tempo que gastam em filas nos postos de combustíveis. No final da manhã de hoje, a Prefeitura anunciou que só vão circular veículos oficiais que realizam serviços essenciais, como ambulâncias do SAMU e caminhões da limpeza urbana.

Vale tudo
Agora sob a administração do Grupo Partage, o Shopping Pátio Marabá tenta de tudo para driblar a crise que fez mais de três dezenas de lojistas baterem em retirada desde que aquele centro de compras inaugurou, em 2013. Entre as estratégias, abriu espaço para abrigar um balcão de serviços do governo do Estado para emissão de carteiras de Identidade, do Trabalho, entre outros serviços. Agora, radicalizou e passou a receber até mesmo uma feira com verduras, furtas e polpas. Trata-se de uma Feira do Produtor Rural, com produtos da agricultura familiar. Atualmente, existem quatro expositores e a previsão é de que, em breve, sejam ofertados produtos derivados de leite e coco (embalados). A feira ocorre todos os sábados no Piso L2 do Pátio Marabá.

Sem foro
Atendendo a pedido feito pelo Ministério Público do Estado do Pará, o Conselheiro Andre Godinho, do CNJ, determinou a exclusão de trecho do Regimento do TJ-PA em que é exigido, mesmo sem força de lei, que os desembargadores autorizem o órgão acusatório a investigar agentes públicos com prerrogativa de foro na esfera estadual. No pedido, o MP afirma que ao menos outras quatro cortes estaduais têm a mesma regra.

Sem foro II
A decisão não trata do alcance do foro e tão somente estabelece, no caso concreto do Estado do Pará, que o Tribunal não pode criar obstáculos à fase preliminar de investigação, já que não encontra amparo legal para isso. A decisão do CNJ deve abrir precedente para que os demais tribunais também sejam questionados a respeito.

Dengue e chikungunya …
Em virtude da boa propaganda produzida pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Parauapebas, pelo excelente trabalho da equipe da Vigilância em Saúde da Semsa, e pela cooperação da população, o município conseguiu zerar o número de casos confirmados de Dengue em abril passado.

… nunca mais
Para se ter uma ideia da relevância do trabalho conjunto, em 2017 foram 1.097 casos da doença confirmados em Parauapebas. Já em 2018, apenas 59 casos foram confirmados (11 em janeiro; 31 em fevereiro; 17 em março; e zero em abril). Os casos de chikungunya seguiram o mesmo caminho. Em 2017 foram 1.495 casos, contra apenas 9 esse ano.

Coluna

Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região

Soprando velinhas

O Blogger parabeniza a primeira-dama de Parauapebas, Sra. Viviane Lermen, pela passagem do seu aniversário, que acontece nesta terça-feira (08).

Suspensa

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará emitiu hoje a Resolução nº5.465 que suspende a Resolução TRE-PA nº 5.435, que havia designado o dia 3 de junho para a realização das eleições suplementares para os cargos de prefeito e vice-prefeito no município de Tucuruí.

Suspensa II

O TRE foi motivado pelo retorno ao cargo do prefeito Arthur Brito no final da semana passada. Arthur foi beneficiado por decisões dos Tribunais Superiores. O mandato dele, que assumiu o cargo com a morte de Jones William, estava cassado desde 19 de março de 2017 através de um Decreto Legislativo aprovado pela maioria dos vereadores de Tucuruí.

Renúncia

Dois neófitos na política renunciaram à uma possível candidatura a presidente da República e resolveram deixar as eleições de outubro próximo para os profissionais. Depois do global Luciano Huck, hoje foi a vez do ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, renunciar. Moderninho, Barbosa fez o comunicado via redes sociais.

Segurança

O governador Simão Jatene (PSDB) se reuniu no início da tarde desta terça-feira com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, em Brasília. Na pauta, o enfrentamento da violência no Pará. Participaram da reunião o senador Flexa Ribeiro (PSDB), o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS), e o secretário estadual de segurança pública e defesa social, Luiz Fernandes.

Segurança II

Jatene levou ao ministro a proposta da imediata instalação, no Estado, do Centro Integrado de Inteligência e a compra, junto ao governo federal, de unidades habitacionais, via Caixa Econômica, para garantir moradia para policiais e familiares.

Mobilização popular

Acontece hoje, a partir das 18 horas, na Concha Acústica, em Parauapebas, Ato Político Cultural com o tema “Parauapebas 30 anos: riqueza para quem?” O evento, que está em sua segunda edição, é realizado pelo PSOL e por entidades representativas da sociedade civil, entre elas, OAB, SINTEPP, SINSEPAR, além de movimentos sociais da região.

Assassinato

O ex-vereador pelo município de Capitão Poço. José Ribamar Ferreira dos Santos Junior  (Júnior do Nego Riba) foi executado na frente da esposa na tarde desta terça-feira (8), em Belém. Segundo informações do 1º Batalhão da Polícia Militar, a esposa da vítima também foi baleada na mão e não corre riscos de morte.

Necorebas de pitibiribas

Nem a prefeitura de Marabá ou o governo do Estado estenderam a mão para ajudar a custear as despesas da Miss Pará 2018, Ponnik Torres, para participar do Concurso Miss Brasil, que acontece no dia 26 deste mês, no Rio de Janeiro. A fmília de Ponnik, que é de Marabá, precisou andar com o pires na mão pedindo ajuda de diversos empresários. Embora vá representar o município e o Estado no certame da beleza nacional, a jovem só recebeu não das duas esferas de governo.

SINE em Marabá

O clima está pesado no SINE, em Marabá, onde a PF fez batida no amanhecer desta terça-feira. Um servidor foi preso, documentos do Seguro Desemprego foram apreendidos  e a coordenadora foi levada para depor na delegacia. Toni Cunha, que é delegado da PF licenciado, não se envolveu no trabalho dos colegas e a Assessoria de Comunicação da PMM, até agora não emitiu nota sobre o assunto. Por determinação judicial, o SINE Marabá, pelo menos por hora, está proibido de emitir cadastors para o Seguro Desemprego.

Curionópolis

A programação de comemoração do 30º aniversário do município de Curionópolis, no dia 10 de maio, acontece a partir de hoje com a apresentação da Banda de Rock Cristã Rosa de Saron, e promete ser uma das melhores dos últimos tempos. No dia 9 se apresentará Gabriela Rocha. Já no dia 10, Xand Avião e a dupla Cleber & Cauã subirão ao palco. No dia 12, o distrito de Serra Pelada recebe a Banda Anjo Azul, que toca um elegantíssimo forró. A programação tem encerramento no dia 13, com o Campeonato de Motocross, que contará com a participação de pilotos de renome nacional.

Coluna

Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região

Prosap

Dia 03 de maio o município de Parauapebas receberá uma Comissão do  Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. Na pauta, o Projeto de Macrodrenagem, Proteção de Fundo de Vales e Revitalização da Margem do Rio Parauapebas (Prosap), que tem como objetivo canalizar rios e igarapés em seus trechos urbanos, criando parques em suas margens e protegendo de forma inteligente este importante recurso natural. O Prosap prevê a oferta de cerca de três mil empregos diretos e indiretos durante sua execução. A visita da Comissão do BID é primeiro passo para a assinatura da operação de crédito junto ao Banco, que deve ocorrer no início  segundo semestre deste ano.

Presos

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) implantará a partir de maio o Banco Nacional de Monitoramento de Prisões 2 (BNMP 2.0), que vai manter atualizado o cadastro nacional de pessoas privadas de liberdade em todo o país.  O sistema BNMP 2.0 tem o objetivo de integrar todos os Tribunais de Justiça do país com os dados da pessoa presa. No Pará, a atualização será feita por servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE), em parceria com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe).

OAB-PA x ATEP

Não convidem para tomar um apetitoso tacacá na mesma cuia os advogados Alberto Campos, presidente da OAB-PA e Daniel Cruz, presidente da Associação da Advocacia Trabalhista do Estado do Pará –  ATEP. Eles estão em acirrada disputa política pós-eleição na ATEP. Campos solicitou que a ATEP desocupe a sala dos advogados cedida à OAB no TJPA.

Polêmica na Orla

Vereadores de Marabá, mesmo os da base aliada do governo municipal, estão revoltados com o fechamento de bares por parte da Prefeitura na Orla do Rio Tocantins. Vários músicos e donos de bares procuraram alguns vereadores para criticar e lamentar a forma como os ambientes vêm sendo impedidos de funcionar, principalmente nos dias de melhor público e, respectivamente, maior renda (finais de semana). Os vereadores alegam que o Executivo deveria ter bom senso e aguardar a aprovação e regulamentação do serviço por meio de um projeto que está sendo “cozinhado” há vários meses pela própria Prefeitura, que nunca o enviou à Câmara para discussão e votação.

Sem entrega

Usando uma rede social, o vice-prefeito de Marabá, Toni Cunha Sá, denuncia a má prestação de serviços por parte dos Correios. Muitas encomendas e correspondências, segundo ele, não estão sendo entregues em tempo oportuno, e muitas das vezes são devolvidas para as unidades de origem sob o argumento de que os carteiros não encontraram o endereço. Toni Cunha expediu ofício ao Ministério Público Federal denunciando o fato e pedindo providências para que os serviços sejam regularizados. “Na verdade, a gente percebe que não houve procura pelo endereço do destinatário. Precisamos tomar providências, porque trata-se de um serviço público de primeira necessidade e que, se mal executado, prejudica a população”.

MPF x INCRA

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDCO, do MPF, deu prazo de cinco dias para que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) solicite na justiça a reintegração de posse de áreas invadidas no assentamento Virola-Jatobá, em Anapu (PA). O PDS Virola-Jatobá, que fica ao lado do PDS Esperança, onde em 2005 foi assassinada a missionária Dorothy Stang, foi criado há 15 anos como parte do projeto que busca aliar conservação ambiental e reforma agrária. As terras foram invadidas por grileiros, que estão impedindo que os assentados do PDS comercializem a madeira extraída de forma legal.

Bola x abuso sexual

Ruan Pétrick Aguiar de Carvalho, 19 anos, saiu de casa aos 10 anos, em Marabá, para embarcar rumo a São Paulo com um time amador e seu sonho foi realizado ao ser contratado pelo Santos. Mas, ao contrário do que sempre sonhou, seu nome não ganharia o noticiário como mais uma história em que o menino pobre alcança o estrelato da bola. Na última semana, ele procurou a polícia para registrar queixa contra Ricardo Marco Crivelli, o Lica, coordenador das categorias de base do Santos Futebol Clube, por abuso sexual. Lica nega a acusação, mas a Delegacia de Repressão e Combate à Pedofilia na capital paulista abriu inquérito para investigar o caso.

Bola x abuso sexual

De acordo com o boletim de ocorrência, o abuso teria ocorrido em 2010. Com 11 anos, Ruan estava sem clube após treinar na Portuguesa Santista e conheceu Crivelli no alojamento onde morava em São Paulo. Segundo depoimento à polícia, Lica, que até então atuava como observador técnico do Santos, teria acariciado seu corpo e praticado sexo oral com ele durante uma noite. “O cara prometeu que me levaria pra jogar no Santos. Depois de algumas semanas, eu fui chamado para entrar no clube”, conta Ruan ao jornal El País.

Concurso

A prefeitura de Marabá, no Pará, através do Edital N° 01/2018, realiza processo seletivo para Assistente de Alfabetização. O certame é aberto no âmbito do Programa Mais Alfabetização. O assistente de alfabetização poderá atuar em dois tipos de Unidades Escolares, vulneráveis (período de 10h) ou não vulneraríeis (período de 5 horas). Estão abertas 99 vagas para Assistentes de Alfabetização do Programa Mais Alfabetização no âmbito Município de Marabá – Pará, que serão distribuídas entre as Unidades Escolares urbanas ou rurais.

Colégio Militar

O Colégio Militar Rio Tocantins, em Marabá, no sudeste do Pará, deve começar as atividades no próximo semestre. As capacitações para implantação do 1º Colégio Militar do Estado, fora da capital, iniciaram esta semana com a equipe gestora e professores. Nesta terça-feira (24) foi a vez dos 42 policiais militares pré-selecionados cumprirem a primeira de três etapas da formação para desenvolver atividades na supervisão escolar. Na sequência, será feita uma reunião com o pessoal operacional da escola.

Colégio Militar II

A implantação do colégio militar no município foi articulada entre a Secretaria Municipal de Educação junto à Polícia Militar do Estado e ao Centro Regional de Governo do Sudeste do Pará. O acordo de cooperação para a criação do Colégio Militar assinado entre Governo do Estado e a Prefeitura de Marabá no início do mês de abril, prevê que o município reforme a escola.
Coluna

Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região

Novo local
Prefeitura de Parauapebas e Vale assinam nesta sexta-feira (13), às 8h30, no gabinete do prefeito, Termo de Comodado de uma área cedida pela mineradora para a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão. A área, que fica na margem direita da PA-275, logo após o segundo viaduto, sentido Curionópolis, tem 11 mil metros quadrados e servirá de abrigo para a Guarda Municipal e de depósito para a Defesa Civil de Parauapebas. O convênio prevê que o local será cedido pelo período de 4 anos, com previsão de renovação por mais tempo.

Proibição
Uma portaria do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará – TCM – proíbe as prefeituras de ceder funcionários para outras instituições, sendo elas municipais, estaduais ou federais. Essa portaria está deixando a administração de Parauapebas numa grande sinuca de bico. É que o município tem nada menos que 294 funcionários (174 efetivos; 104 concursados; 16 comissionados) cedidos para órgãos dos governos funcionando em Parauapebas.

Proibição II
Tais funcionários geram uma Folha de Pagamento mensal na ordem de R$1,152 milhão aos cofres de Parauapebas mensalmente. O campeão de funcionários pagos pela prefeitura em Parauapebas é o Tribunal de Justiça do Estado do Pará, com 82 funcionários, seguido por Semed (72), CEPEJA (51), Defensoria Pública (19), IML (19), TRE-PA (15) e ICMBio (06). Até o MP (02) e o TCM (01) recebem funcionários da PMP, que tem 90 dias para resolver essa pendenga.

Mais água, mais problema
O Rio Tocantins continua subindo em Marabá. Hoje, quarta-feira (11), está 11,52 metros acima do nível normal e amanhã, quinta, a previsão da Eletronorte é de 11,54 metros. A maioria das cerca de 1.500 famílias que estão em 16 abrigos da Prefeitura já está muito cansada de ficar em cubículos e sofrer grande desconforto por quase 60 dias. Diante do aumento de desabrigados, a Defesa Civil Municipal solicitou à Sevop (Secretaria de Viação e Obras Públicas) a construção de novos abrigos no núcleo Cidade Nova, final da Avenida Boa Esperança, para atender os flagelados pela enchente naquele núcleo.

Sonhando, ainda!
Apesar do vice-prefeito de Marabá, Toni Cunha, ter se filiado ao PTB de Tião Miranda, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Corrêa Lima está otimista de ter seu nome referendado pelo gestor municipal a concorrer a uma vaga de deputado estadual em outubro próximo. É que muita gente dentro do partido quer ver o nome de Pedrinho avaliado nas urnas para esse cargo.

Meta: Senado?
O vice-governador do Pará, Zequinha Marinho (PSC) e o ex-senador Mário Couto (PP) estão conversando sobre a possibilidade de formarem a dupla de candidatos ao Senado na chapa de Hélder Barbalho (PMDB). Se não der certo ameaçam a construção de uma terceira via na disputa pelo Governo do Estado. Exímios articuladores políticos, Zequinha e Couto sabem como poucos a arte do uso do “blefe” na política.  Será que cola?

Sem pistas
Passados onze dias da morte da evangélica Sindicleia de Carvalho Vieira Santos, até o momento a Polícia Civil do Pará ainda não conseguiu descobrir quem matou a esposa do secretário de Desenvolvimento de Parauapebas.

Preso
Em Canaã dos Carajás um falso advogado recebeu voz de prisão hoje dentro do Fórum daquele município. Eli Ferreira da Costa, que há seis meses “advogava” no município, foi preso quando teve seu registro na Ordem dos Advogados do Brasil pesquisado pelo juiz Lauro Pontes. O neófito falsário jamais fez sequer curso de direito, e se aproveitou de período em que trabalhou no Fórum local, cedido pela prefeitura de Canaã, há quatro anos, para mostrar os conhecimentos adquiridos com o estágio. Vários “clientes” do falso advogado já compareceram na Depol local para registrar queixa.

Assédio
Dois empresários no ramo televisivo em Parauapebas disputam trocado a trocado a contratação de um âncora para seus respectivos programas jornalísticos. O problema é que o âncora já está com contrato assinado e trabalhando pra um, que está com o outro atravessado na garganta em virtude do assédio deste.

Namoro com o PP
O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen (MDB) recebeu o deputado federal Beto Salame (PP) na última segunda-feira em seu gabinete. O parlamentar mostrou ao alcaide o que seu trabalho já rendeu ao município. Graças a essas ações, até o final de seu mandato, Darci vai receber cerca de R$12 milhões só na área da saúde. Na reunião Darci concordou em nomear Andreia Lima, dirigente do PP em Parauapebas, para assumir como secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Habitação.

Estreia
O jornalista Demerval Moreno estreia no próximo dia 16, segunda-feira, um novo projeto em Parauapebas, desta feita televisivo.  O projeto é uma parceria da Webrádio Trilha, empresa de Moreno, e da RBA TV em Parauapebas.  Campeão de audiência no rádio local, Demerval certamente fará muito sucesso na nova empreitada, já que é um profissional de primeira grandeza e de um carisma invejável. Sucesso, amigo!

Intervenção
A pergunta que não quer calar após o registro de centenas de mortes violentas só esse ano na capital do Pará é: quando acontecerá a intervenção militar na segurança de Belém? E você, é contra ou a favor de uma intervenção na segurança da nossa capital?