Rapidinhas

As últimas do cotidiano de Parauapebas e região

Continua depois da publicidade

Helder Barbalho

Cada estado da Amazônia tem uma vocação, e o petróleo não é a do Pará. A vocação que o Estado escolhe para a sua transição econômica é a floresta viva, a bioeconomia, a partir de pesquisa, de ciência, de conhecimento, inovação, para que floresta viva possa valer mais do que floresta morta, o que lamentavelmente, hoje, não é uma realidade e isto acaba gerando um conflito econômico, ambiental e social. Nós precisamos pedir recursos para a Noruega tendo a Petrobras, com os dividendos que tem distribuídos, com a potência que representa para a nossa economia? Nós não podemos fazer disso a indução?“, perguntou o governador hoje durante a durante o “I Fórum Esfera Internacional”, em Paris, na França, quando defendia o papel proativo da Petrobras, estatal brasileira que figura entre as maiores produtoras de petróleo e gás do mundo, no processo de transição econômica e ecológica do Brasil, a exemplo do que ocorre em outros países. .

Keniston Braga

A partir de destinação de emendas do deputado federal Keniston Braga (MDB-PA), foi empenhado essa semana no Ministério das Cidades o robusto valor de R$1,8 milhão para serem usados para pavimentação em  piso intertravados de concreto (bloquetes) no vizinho município de Água Azul do Norte.

Braz

O deputado estadual Braz (PDT) apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Pará o Projeto de Indicação que sugere ao Governo do Pará a estadualização do trecho da BR-230 e Rio Tocantins em Marabá, que se estende por aproximadamente 5 quilômetros. A proposição visa melhorar as condições de infraestrutura viária nessa importante região do estado.

Em queda

Após alcançar o menor registro na linha história em crimes violentos, o Pará segue com reduções também em crimes patrimoniais. Segundo os dados divulgados nesta terça-feira (9) pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o mês de setembro de 2023 fechou com 23,04% de redução em roubos em relação ao mesmo mês de 2022. Foram 3.538 casos de roubos no geral, sendo 1.059 ocorrências a menos se considerar o mesmo período de 2022. Também na linha histórica dos últimos dez anos, setembro deste ano é o melhor mês dentre todos e o segundo melhor em 2023, ficando atrás apenas de fevereiro de 2023. 

Diretoria da Vale

O governo federal deverá anunciar nos próximos dias o nome indicado para a presidência da Vale em substituição a Eduardo Bartolomeu, que tem mandato até abril de 2024. O ex-ministro Guido Mantega tem a preferência de Lula, mas seu nome sofre resistência em parte do conselho. Para uma das vice-presidências da Vale, Lula teria pedido que o governador do Pará, Helder Barbalho indicasse o nome e a tendência é de que um paraense assuma um dos oito cargos existentes. O atual presidente da Cosanpa, José Fernando de Mendonça Gomes Júnior é pule de 10 nos bastidores. Todavia, no Palácio Lauro Sodré ninguém confirma a informação.

Não procede

Em conversa reservada com o deputado estadual Wenderson Chamon (MDB), o Chamonzinho, me foi dito que não procede a informação divulgada por Marcelo Bacana de que ele apoiará o também deputado Braz na eleição pra prefeito de Parauapebas no ano que vem. Chamonzinho informou que a notícia é equivocada e que seu apoio dependerá de decisão interna do partido, o qual seguirá com fidelidade absoluta.

Filantropia

A Justiça Federal fez a doação, a duas instituições filantrópicas, de 44 bens pertencentes ao patrimônio da Seção Judiciária do Pará e classificados como antieconômicos, conforme consta de edital de desfazimento divulgado no final de julho deste ano. As doações foram autorizadas por ato da Diretoria do Foro. As instituições contempladas são o Movimento República de Emaús, em Belém, que há mais 50 anos trabalha com projetos sociais voltados para o acolhimento de populações carentes, e a Associação da Misericórdia Divina Filantrópica, Assistencial e Educacional (Amidifae), também de Belém, que mantém há quase 20 anos a Casa da Sopa, onde são desenvolvidos trabalhos assistenciais, inclusive a distribuição diária de 3 mil pratos de sopa.

Ouro

A TriStar Gold anunciou que a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS ) para o Estado do Pará acaba de anunciar que a audiência pública, relativa à Licença Prévia para o projeto de ouro Castelo de Sonhos, será realizada na vila de Castelo dos Sonhos em 22 de novembro de 2023. A audiência pública é o último marco no processo de licenciamento de LP. (Fonte: Brasil 61)

A pujança de Canaã dos Carajás

O município de Canaã dos Carajás fechou o mês de setembro de 2023 com 6.070 empresas ativas. Elas estão assim divididas por porte empresarial:

Micro Empresa4.47974%
MEI2.88948%
Pequeno Porte1.04917%
Médio/Grande Porte5429%
*A quantidade referente ao MEI está embutida na quantidade de Micro Empresa.