Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Coluna

Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região

Moradias
O prefeito de Parauapebas Darci Lermen (MDB) esteve essa semana em Brasília, onde conseguiu junto ao Ministério das Cidades e Banco do Brasil a retomada da construção de 1.194 casas populares que estavam sendo construídas no bairro Nova Carajás e cujas obras foram paralisadas há alguns anos. A retomada do empreendimento, que deve acontecer em no máximo 60 dias, vai gerar cerca de 800 empregos diretos.

Prosap
Na segunda-feira 28, o Staff do governo municipal que está à frente do Projeto de Macrodrenagem, Proteção de Fundo de Vales e Revitalização da Margem do Rio Parauapebas (Prosap) terá uma reunião com uma Comissão do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, quando será apresentado o resultado da Análise do Perfil do município. Assim que esta etapa for vencida, ainda durante o mês de junho, deve ser iniciado o processo de licitação da primeira etapa da obra, que contempla esgotamento sanitário do Bairro da Paz, da área conhecida por Baixada Fluminense (no bairro Rio Verde), e da Lagoa em frente a sede da prefeitura, além da revitalização do Igarapé Ilha do Coco, que terá início na PA- 275 indo até o Rio Parauapebas.

Digital
O sinal analógico da TV Cultura do Pará será totalmente desligado na próxima quarta-feira (30) em Belém e Região Metropolitana, assim como nas demais emissoras do Brasil. Em breve, será iniciado o processo de digitalização das 77 repetidoras no interior do estado. A emissora já transmite a programação toda em HD, sistema com melhor qualidade de som e imagem, desde o ano passado.

Aftosa
Uma comitiva com representantes do setor agropecuário do Pará participa da 86ª Seção Geral da Assembleia Mundial de Delegados, promovida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE na sigla em inglês), que iniciou no domingo, 20, e segue até esta sexta-feira, 25, em Paris, na França. O estado do Pará, juntamente com os estados do Amapá, Amazonas e Roraima recebe, nesta quinta-feira, 24, a certificação internacional de área totalmente livre de febre aftosa com vacinação, tornando todo o Brasil 100% livre da doença.

TCE aprova
Reunido em sessão extraordinária nesta quinta-feira (24) o Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou, por unanimidade, parecer prévio sobre o Balanço Geral do Estado (BGE) 2017, do Governo do Pará. As contas do Governo serão encaminhadas, agora, à Assembleia Legislativa, para votação.

Ganância?
Aproveitando-se da grande demanda em virtude da greve dos caminhoneiros, donos de postos de combustíveis em Parauapebas deram um upgrade nos preços dos produtos aos consumidores nos últimos dias. A gasolina que estava sendo vendida há uma semana pelo preço médio de R$4,60 foi encontrada ontem por até R$5,12. O Procon divulgou nota esclarecendo aos consumidores como denunciar os abusos.

Concurso Susipe
A Secretaria de Estado de Administração do Estado (Sead) informa que a etapa de avaliação Psicológica e entrega da documentação para Investigação Social e Funcional dos Concursos C-199 e C-204 da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) para provimento de vagas para agente prisional e demais cargos que ocorreria no período de 27 a 30 de maio foi cancelada. Os transtornos causados pela greve dos caminhoneiros, impediu a saída do material da cidade de Guarulhos (SP) e por conta disso a etapa precisou ser remarcada. As provas seriam aplicadas nas cidades de Belém, Castanhal, Marabá, Santarém, Itaituba e Altamira.

Trabalho Escravo
O Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) e Repressão ao Trabalho Análogo ao de Escravo do Ministério do Trabalho resgatou em Santana do Araguaia, município no extremo sul do Pará, 15 trabalhadores encontrados em situação degradante de trabalho em fazendas da região. Eles não tinham registro em carteira e dormiam em condições precárias e insalubres nas propriedades. A ação ocorreu entre os dias 8 e 22 desse mês.

Adiada
Em Parauapebas, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) e o Departamento Municipal de Trânsito (DMTT) informam que devido à greve dos caminhoneiros e à redução no abastecimento de combustível na cidade, a ação educativa para promover o Dia da Gentileza no Trânsito com a entrega de rosas, música e sensibilização da comunidade foi adiada para a próxima semana em data ainda ser definida. A ação tem como objetivo principal despertar boas atitudes e estreitar os laços entre os agentes de trânsito, condutores e pedestres, buscando sempre o respeito e cidadania.

FAEPA
Não convidem para comerem juntos uma suculenta galinha caipira o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará – FAEPA -, Carlos Fernandes Xavier e boa parte dos pecuaristas paraenses. É que, para os pecuaristas, Carlos Xavier, que há 20 anos lidera a classe no Pará, tornou-se pessoa não grata. Os membros da classe que Xavier deveria defender já buscam destituí-lo do cargo. Carlos Xavier, segundo a turma do agronegócio, tem a gestão questionada por não ter prestado contas à classe.

Veja também:  Valmir Mariano dá mais um tiro no pé e mostra que política não é seu forte!

Sinobras
A Siderúrgica Norte Brasil S.A. (SINOBRAS), do Grupo Aço Cearense, cedeu as dependências da empresa para o Exército Brasileiro realizar treinamento de Posto de Segurança Estático (PSE), nos dias 22 e 23 de maio, com exercícios e simulações para garantir a lei e a ordem. No primeiro dia de treinamento foram realizadas atividades do Programa de Adestramento Básico, com os soldados do Efetivo Variável. Já no dia 23, foi treinado o Efetivo Profissional, que permanece servindo o Exército após o serviço militar inicial e compõe a Força-Tarefa Transamazônica da 23ª Brigada de Infantaria de Selva.

Cidade Vazia…
A greve dos caminhoneiros não acabou. A gasolina e óleo diesel desapareceram em boa parte dos postos de combustíveis em Marabá. E como efeito dominó, o trânsito nesta sexta-feira está tranquilo na cidade, como se fosse feriado. Muitas pessoas não saíram de casa, mesmo trabalhando em repartições públicas. Em várias escolas, professores não compareceram e a justificativa é de que estavam sem combustível para ir trabalhar. No Ministério Público Estadual, a recomendação é que os veículos oficiais só saem da garagem se for para algo urgente e extremamente necessário.

E pode esvaziar mais
A coisa pode piorar mais ainda nas próximas horas. Os ônibus que fazem o transporte coletivo em Marabá podem parar de circular caso a paralisação nacional dos caminhoneiros perdure. Esse é o temor do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Marabá, José Martins. Táxi, táxi lotação e mototaxistas estão cobrando valores acima da tabela porque alegam que andam muito para conseguir abastecer, sem contar o tempo que gastam em filas nos postos de combustíveis. No final da manhã de hoje, a Prefeitura anunciou que só vão circular veículos oficiais que realizam serviços essenciais, como ambulâncias do SAMU e caminhões da limpeza urbana.

Vale tudo
Agora sob a administração do Grupo Partage, o Shopping Pátio Marabá tenta de tudo para driblar a crise que fez mais de três dezenas de lojistas baterem em retirada desde que aquele centro de compras inaugurou, em 2013. Entre as estratégias, abriu espaço para abrigar um balcão de serviços do governo do Estado para emissão de carteiras de Identidade, do Trabalho, entre outros serviços. Agora, radicalizou e passou a receber até mesmo uma feira com verduras, furtas e polpas. Trata-se de uma Feira do Produtor Rural, com produtos da agricultura familiar. Atualmente, existem quatro expositores e a previsão é de que, em breve, sejam ofertados produtos derivados de leite e coco (embalados). A feira ocorre todos os sábados no Piso L2 do Pátio Marabá.

Sem foro
Atendendo a pedido feito pelo Ministério Público do Estado do Pará, o Conselheiro Andre Godinho, do CNJ, determinou a exclusão de trecho do Regimento do TJ-PA em que é exigido, mesmo sem força de lei, que os desembargadores autorizem o órgão acusatório a investigar agentes públicos com prerrogativa de foro na esfera estadual. No pedido, o MP afirma que ao menos outras quatro cortes estaduais têm a mesma regra.

Sem foro II
A decisão não trata do alcance do foro e tão somente estabelece, no caso concreto do Estado do Pará, que o Tribunal não pode criar obstáculos à fase preliminar de investigação, já que não encontra amparo legal para isso. A decisão do CNJ deve abrir precedente para que os demais tribunais também sejam questionados a respeito.

Dengue e chikungunya …
Em virtude da boa propaganda produzida pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Parauapebas, pelo excelente trabalho da equipe da Vigilância em Saúde da Semsa, e pela cooperação da população, o município conseguiu zerar o número de casos confirmados de Dengue em abril passado.

… nunca mais
Para se ter uma ideia da relevância do trabalho conjunto, em 2017 foram 1.097 casos da doença confirmados em Parauapebas. Já em 2018, apenas 59 casos foram confirmados (11 em janeiro; 31 em fevereiro; 17 em março; e zero em abril). Os casos de chikungunya seguiram o mesmo caminho. Em 2017 foram 1.495 casos, contra apenas 9 esse ano.

Deixe uma resposta