Haltere-se

Meu nome é Patrícia Alessi, tenho 26 anos e sou natural de Descanso, em Santa Catarina. Iniciei meus estudos no curso de Educação Física- Licenciatura, em 2010, na Universidade do …

Rapidinhas

As últimas do cotidiano da região

Parauapebas 30 anos

Uma breve reflexão e um vídeo em homenagem aos 30 anos de Parauapebas

Sistema hipócrita?

A judicialização da gestão pública e suas consequências.

Opinião

Artigo: “A culpa deve ser do sol”.

Por juiz Líbio Araújo Moura (*)  Chico voltou. E para aqueles que justificaram a canção “Desaforos”, ele veio com o faro apurado como resposta. Voltou melhor ainda, como se em …

Artigo: Dia Internacional da Educação

Por Janguiê Diniz ( * ) No dia 28 de abril celebra-se o Dia Internacional da Educação. A data foi instituída em 2000, durante a realização do Fórum Mundial da Educação, …

Artigo: Os governadores no banco dos réus

Por Vitor Hugo Pelles ( * ) As duas últimas sessões do Plenário do Supremo Tribunal Federal, ocorridas nos dias 03 e 04 alteraram significativamente a vida dos governadores das Unidades Federativas. …

Artigo: Vamos conversar sobre Depressão Infantil?

Por Monick Veloso ( * ) Entre os transtornos psicológicos observados na infância, a depressão tem provocado crescente interesse, pela frequência com que este diagnóstico tem sido feito e pelo …

Opinião

Wellington Valente: Mudanças e Escolhas

Inicia-se um novo ano e também um tempo de definição de novos objetivos e projeções pessoais, onde nos deparamos com a oportunidade de estabelecermos novas perspectivas em nossas vidas, sabendo …

Parauapebas: pobre cidade rica ou rica cidade pobre?

A população de Parauapebas aumentou demasiadamente nos últimos 15 anos. Entre 2000 e 2010 saltou de 71.568 para 153.908 habitantes, um percentual de crescimento de 115,51%. E, de acordo com …

Opinião

Artigo: “nem tudo que reluz é ouro”!

Por Wanterlor Bandeira ( * ) Apesar de ser pouco conhecedor da política de Parauapebas, temo que em pouco tempo acabará a “Lua de Mel” do nosso futuro prefeito com …

Não há pão. Não haverá circo!

A Assessoria de Comunicação da prefeitura de Parauapebas anunciou ontem (21) que esse ano não haverá o Show da Virada no município. Alegou para tanto a crise financeira e o …

Eleições 2016: chegou a hora de mostrar propostas !

Na próxima segunda-feira (15) será encerrado o prazo de registro de candidaturas para as eleições municipais que ocorrem em 02 de outubro em todo o Brasil. No dia seguinte, 16, começa …

Sobre o tempo e sobre o juiz

Por Líbio Araújo Moura – juiz de Direito “Eles pensam que a maré vai mas nunca volta, até agora eles estavam comandando meu destino e eu fui fui fui recuando, …

O problema agora é seu, Temer !

O Senado Federal afastou hoje (12) pela manhã a presidente Dilma Rousseff por 55 votos favoráveis contra 22. Por uma série de motivos eu me mantive contra a abertura do …

Voz ao leitor

Senhoras e senhores me perdoem a falta de bons modos. Não quero aqui formar opinião a favor ou contra “A” ou “B”, pois essa não é minha índole, nem sou filiado ou …

Por uma campanha eleitoral limpa.

“A luta não se trava no terreno das ideias, mas no das reputações pessoais.” (Joaquim Nabuco) Outro dia estava conversando com um amigo sobre a atual situação política do país …

Desabafo de quem só observa

O Brasil amanheceu com uma tremenda ressaca política em virtude dos acontecimentos do último fim de semana, quando a Polícia Federal conduziu coercitivamente o ex-presidente Lula para prestar depoimento em …

Sucessão de erros

Levanto cedo e ligo a TV. Nos noticiários três assuntos predominam a linha editorial dos programas jornalísticos: o impeachment da presidente Dilma Rousseff; a formação da Comissão que vai analisar …

Uma carta do Rio Doce (do além)

Por Kleysykennyson de Oliveira Carneiro – Canaã dos Carajás Sessões espíritas a parte, eu escrevo deste lugar em que me encontro. Não sei definir o que é aqui, mas sei …

“Só a educação liberta”

Por Herbert Viana ( * ) Como dito por Epicteto, “Só a educação liberta”. O filosofo grego, que foi escravo em Roma, resumiu em uma frase a máxima que vem …

O Brasil e sua produtividade

Por Herbert Viana ( * ) Configura-se em um desafio nos países competidores no mercado global a identificação dos aspectos que influenciam a produtividade dos trabalhadores nas suas atividades laborais, …

Até quando, Jatene?

Semana que vem acontece uma data marcante para o Pará, já que há 1.425 dias, em 11 de dezembro de 2011, os eleitores do Pará disseram NÃO à divisão do …

Artigo: Você é resiliente ou tenaz?

Por Herbert Viana ( * ) Segundo Chiaverini em seu livro “Tecnologia Mecânica II”, Resiliência é a capacidade de um metal absorver energia quando deformado elasticamente e devolvê-la, quando descarregado …

Parauapebas já respira o processo eleitoral de 2016

As eleições municipais de 2016 já estão em pleno vapor em algumas cidades brasileiras, e em Parauapebas não poderia ser diferente. O que se vê pela periferia e zona rural …

Dois pesos, duas medidas

Com a criação e a massificação das redes sociais, principalmente o Twitter, o Facebook e o WhatsApp, a discussão política no Brasil recrudesceu. Assuntos que eram discutidos quase que somente …

As conveniências da política.

A política, desde os primórdios da civilização, tem se mostrado um grande jogo que poucos, pouquíssimos, conhecem suas regras e sabem jogar. Alguns jogadores pecam pela omissão, outros pelo excesso, …

Até quando a sorte acompanhará Valmir Mariano ?

Foi aberta a temporada de caça aos secretários em Parauapebas. Quem assinou o decreto autorizando foi o próprio prefeito. Aproveitando-se da afiada caneta do juiz Líbio Moura, que de uma …

É hora dos vereadores assumirem seus papéis

E continua a saga do prefeito de Parauapebas Valmir Queiroz Mariano. Como dizia um antigo comentarista de futebol, “cada enxadada uma minhoca”.  Por qualquer lado que se mexa nesse governo …

É disso que se trata !

Parauapebas voltou à estar entre os trending topics das redes sociais brasileiras. Não por sua pujança econômica do tempo em que o minério de ferro batia a casa dos 150 …

Faltou vergonha na cara!

Um cacoete brasileiro consiste em responsabilizar a colonização por mazelas do Brasil moderno. Somos o que somos, dizem os que tentam de alguma forma melhorar as coisas, em virtude do …