Segurança Pública é tema de reunião em Breu Branco

O governo municipal está empenhado em minimizar os números da criminalidade. Por isso, chamou os órgãos municipais e estaduais para discutir o assunto

Continua depois da publicidade

Diante dos números apresentados pelo 13º Batalhão de Polícia Militar, com base em Tucuruí, sobre os índices da violência – conforme notícia publicada no Blog do Zedudu, o prefeito Francisco Garcês da Costa, o de Breu Branco, convocou uma reunião com os principais nomes do setor de Segurança Pública municipal, vereadores e representantes de segmentos da comunidade local.

No ano passado foram registrados na jurisdição de Breu Branco 23 homicídios e 321 roubos e furtos. Os números constam no relatório de atividades de 2018, do 13º BPM, que também é responsável pela segurança preventiva no município. A estatística aponta ainda 41 situações envolvendo crimes de agressões, lesões e lutas corporais.

Um número que chama atenção é o da violência doméstica, geralmente praticada contra mulheres, que teve 83 registros em 2018. O relatório também registrou 50 arrombamentos e 74 ameaças.

Por outro lado, o policiamento ostensivo da Polícia Militar resultou em 4.104 blitz e 3.909 averiguações. Nesse período foram realizadas 6.443 abordagens a moradores. E 2.202 condutores de motos foram alvos de abordagens. Pelo relatório da PM, o trabalho nas ruas da cidade resultou na recuperação de 25 motos que haviam sido roubadas, 42 armas de fogo apreendidas e 85 armas brancas (faca, facão e outros objetos cortantes) apreendidas. O balanço feral em 2018 ficou em 18.194 atendimentos realizados pela PM.

A reunião para tratar da diminuição desses números ocorreu na manhã de terça-feira (15), no auditório da Secretaria de Cultura (Secut), quando foram apresentados planos para traçar as estratégias necessárias a fim de prevenir e combater a criminalidade no município.

Na ocasião, as autoridades de segurança pediram para população ajudar a identificar possíveis pontos de boca de fumo, foragidos da Justiça e outras pessoas envolvidas com crime. Na oportunidade, o comandante do 13° BPM, do 36° Pelotão Destacado e o delegado de Polícia Civil discorreram sobre os números referente ao ano passado.

Ao final da reunião ficou decidida a realização de debate mensal para que sejam apresentados os balanços parciais de cada órgão, a fim de possibilitar eventuais adequações na política de enfrentamento ao crime.

Contatos

Central de Operações 190

PM em Breu Branco (94)99185-3505

Disque-denúncia 181

Não precisa se identificar, ajude a Polícia, ligue e denuncie.