Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Esporte

Parauapebas vai receber o Campeonato Brasileiro de Karatê Esportivo no mês de maio

A competição vai contar com a participação de 25 estados em 16 categorias

A cidade de Parauapebas, sudeste do estado do Pará, está pronta para receber mais um grande evento esportivo. De 16 a 19 de maio será realizado pela primeira na cidade, o Campeonato Brasileiro de Karatê Esportivo – Fase 1, no Ginásio Poliesportivo e que contará com total apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Esporte Lazer (Semel), que vai trabalhar em conjunto com outras secretarias, como a Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O Campeonato Brasileiro terá um nível elevado e vai contar com a participação de 25 estados, tendo delegações com atletas campeões mundiais e servirá de seletiva para o mundial em Fortaleza. O democrático campeonato vai abrir espaço para 16 categorias, a partir dos quatro anos de idade, que é faixa branca, até a categoria máster, acima de 47 anos. Somando graduações e categorias, com idades e peso, irão participar do evento atletas de quatro até 70 anos.

Para não fazer feio dentro de casa, a Associação Girão de Artes Marciais (AGAM) vem treinando forte visando a competição, onde 120 atletas estão sendo preparados para conquistar bons resultados para a cidade e para o estado do Pará. Além de treinar atletas com chances no Campeonato Brasileiro, a AGAM conta com um projeto para resgatar crianças e adolescente da vulnerabilidade social.

“A AGAM se antecipou as férias e voltou a treinar forte se preparando para a primeira competição e voltamos um pouco adiantando as aulas nos quatro polos. Queremos preparar nossos atletas para competir de igual com os outros participantes que estão vindo de fora. A gente quer reforçar o treino e ao mesmo tempo preparar a galera psicologicamente, com preparo físico e preparo emocional”, afirmou Josberto Rocha Girão, mestre Girão, faixa preta 6° Dan.

A Associação Girão de Artes Marciais conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Parauapebas, que renovou o convênio para a AGAM manter com as despesas dos atletas nas competições e comprando uniforme e kimonos. Mestre Girão acredita que novos campeões podem surgir na cidade e até campeões olímpicos, através do projeto social, sendo mantido por patrocinadores e pelo governo municipal.

“É um projeto que resgata crianças e adolescentes da vulnerabilidade social no qual não teria condições de pagar uma mensalidade regular. Nós trazemos esse projeto para dentro do espaço que a gente tem, agregando sem despesas para essas crianças e adolescentes. Fazemos o que podemos para evitar a evasão escolar, o consumo de drogas, de álcool e a prostituição. Preparamos essa galera para quem sabe no futuro não muito distante, a gente possa ter um representante em uma olimpíada, mais é um sonho distante porque o Karatê chegou agora para a olimpíada, tem vários processos ainda, mas não deixa de ser um sonho”, finalizou Mestre Girão.

Por Fábio Relvas com informações de Vela Preta
Parauapebas

Blog do Zé Dudu se solidariza com família de cinegrafista

Ronie Pereira, o Ronizim da Ascom, faleceu ontem, 5, vítima de AVC

O Blog do Zé Dudu expressa profundos sentimentos pelo falecimento do cinegrafista José Ronie Gomes Pereira, carinhosamente chamado de Ronizim da Ascom, que aconteceu às 23h30 desta terça-feira, 5. Ronizim foi mais uma vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma das doenças que mais matam no Brasil.

Ronie trabalhou na Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura de Parauapebas, na Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e em algumas emissoras de televisão, sempre com profissionalismo e dedicação. Certamente, deixará muitas saudades entre amigos e entes queridos.

O corpo do cinegrafista está sendo velado na residência dos pais dele, localizada no início de uma rua antes do posto Altamira, logo após a Luiz Moto Peças, na estrada Faruk Salmen. O enterro será na manhã desta quinta-feira, 7.

Que Deus conforte o coração dos familiares de Ronizim, aos quais o Blog do Zé Dudu presta toda solidariedade.

Breu Branco

Segurança Pública é tema de reunião em Breu Branco

O governo municipal está empenhado em minimizar os números da criminalidade. Por isso, chamou os órgãos municipais e estaduais para discutir o assunto

Diante dos números apresentados pelo 13º Batalhão de Polícia Militar, com base em Tucuruí, sobre os índices da violência – conforme notícia publicada no Blog do Zedudu, o prefeito Francisco Garcês da Costa, o de Breu Branco, convocou uma reunião com os principais nomes do setor de Segurança Pública municipal, vereadores e representantes de segmentos da comunidade local.

No ano passado foram registrados na jurisdição de Breu Branco 23 homicídios e 321 roubos e furtos. Os números constam no relatório de atividades de 2018, do 13º BPM, que também é responsável pela segurança preventiva no município. A estatística aponta ainda 41 situações envolvendo crimes de agressões, lesões e lutas corporais.

Um número que chama atenção é o da violência doméstica, geralmente praticada contra mulheres, que teve 83 registros em 2018. O relatório também registrou 50 arrombamentos e 74 ameaças.

Por outro lado, o policiamento ostensivo da Polícia Militar resultou em 4.104 blitz e 3.909 averiguações. Nesse período foram realizadas 6.443 abordagens a moradores. E 2.202 condutores de motos foram alvos de abordagens. Pelo relatório da PM, o trabalho nas ruas da cidade resultou na recuperação de 25 motos que haviam sido roubadas, 42 armas de fogo apreendidas e 85 armas brancas (faca, facão e outros objetos cortantes) apreendidas. O balanço feral em 2018 ficou em 18.194 atendimentos realizados pela PM.

A reunião para tratar da diminuição desses números ocorreu na manhã de terça-feira (15), no auditório da Secretaria de Cultura (Secut), quando foram apresentados planos para traçar as estratégias necessárias a fim de prevenir e combater a criminalidade no município.

Na ocasião, as autoridades de segurança pediram para população ajudar a identificar possíveis pontos de boca de fumo, foragidos da Justiça e outras pessoas envolvidas com crime. Na oportunidade, o comandante do 13° BPM, do 36° Pelotão Destacado e o delegado de Polícia Civil discorreram sobre os números referente ao ano passado.

Ao final da reunião ficou decidida a realização de debate mensal para que sejam apresentados os balanços parciais de cada órgão, a fim de possibilitar eventuais adequações na política de enfrentamento ao crime.

Contatos

Central de Operações 190

PM em Breu Branco (94)99185-3505

Disque-denúncia 181

Não precisa se identificar, ajude a Polícia, ligue e denuncie.