Júnior Ferrari vai presidir Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados

Colegiado era prioridade do PSD, em razão da posição de Alexandre Silveira (PSD), senador licenciado que comanda o ministério de mesmo nome
Deputado Federal Júnio Ferrari (PSD-PA)

Continua depois da publicidade

O deputado federal Júnior Ferrari (PSD-PA) foi indicado pelo seu partido para presidir a Comissão de e Minas e Energia da Câmara dos Deputados. O Colegiado era prioridade da legenda cujo ministério de mesmo nome é comandando pelo senador licenciado por Minas Gerais, Alexandre Silveira.

Um deputado do PSD também comandará a Comissão de Turismo, cuja indicação apontou o deputado federal Paulo Litro (PSD-PR) para a presidência do colegiado.

As escolhas foram anunciadas nesta segunda-feira (11). A maior parte das comissões foi instalada na semana passada. Do total de 30 comissões permanentes da Câmara dos Deputados, 19 tiveram as eleições realizadas. As restantes devem ser concluídas entre terça-feira (12) e quarta-feira (13).

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), deseja iniciar os trabalhos o quanto antes, dado o calendário mais curto do Congresso em razão das eleições municipais neste ano.

No entanto, a distribuição das comissões aos partidos foi alvo de embate entre as siglas, especialmente entre PT e PL. No fim, o principal partido de oposição teve sucesso em reivindicar a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania) e a Comissão da Educação.

Demais comissões

Na terça-feira (12), está marcada reunião dos deputados para eleger presidentes das comissões da Amazônia e de Administração e Serviço Público.

Na quarta-feira (13), estão previstas as instalações das comissões de Integração e Desenvolvimento Regional; de Ciência e Tecnologia; de Minas e Energia; de Defesa dos Direitos da Mulher; de Turismo e de Comunicação.

* Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.