Jacundá

Jacundá vacina menos da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Jacundá divulgou ontem a tarde um levantamento parcial do número de crianças vacinadas no dia “D” contra o sarampo e poliomielite. 42% das 3.800 crianças foram vacinadas no sábado, 18. A campanha prossegue até o dia 31 deste mês nas unidades básicas de saúde. Segundo a secretária, apesar da mobilização que envolveu agentes comunitários de saúde, equipe de imunização e outros servidores da SMS durante todo o sábado, o número de crianças vacinadas ficou abaixo da expectativa.

“Infelizmente não atingimos os 50% previstos para o dia D. Mas, ainda temos alguns dias para correr atrás da nossa meta. Precisamos vacinar 95% das nossas crianças e impedir que o sarampo chegue ao nosso Estado, nossa região e nossa cidade”, divulgou a secretária de Saúde, Yara Soraya Taborda.

A campanha nacional obteve 40%, enquanto na rede municipal 42%, o que totaliza uma cobertura de 1.596 crianças com idade entre zero e cinco anos. “Com garra e determinação vamos conseguir. Obrigado a todos que se empenharam, mais uma vez, e trabalharam muito em prol desses 42%. Foi pouco, mas foi feito de muito trabalho e não faltou empenho”.

Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite – VOP). Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose.

Por Antonio Barroso – de Jacundá

Deixe seu comentário