Parauapebas

Índios Xikrin acampam na sede da Prefeitura de Parauapebas e cobram convênio para atividades sociais e culturais

Eles ocuparam o local na noite de terça-feira, 9, para cobrar obras nas vicinais que dão acesso às aldeias. Após reunião com a Prefeitura, grupo exigiu um convênio de repasse mensal para as aldeias xikrin.

Índios Xikrin permanecem acampados na sede da Prefeitura de Parauapebas, sudeste do Pará, nesta quarta-feira (10). Na manhã desta quarta, um grupo de indígenas reuniu com um representantes da Prefeitura e exigiu que um convênio seja feito para repasses mensais à aldeias para atividades sociais e culturais. Os índios só deixarão o local após a assinatura do convênio, que acontece às 10h de quinta-feira (11).

A ocupação do local aconteceu na noite de terça-feira (9) em forma de protesto pelas péssimas condições das estradas vicinais que dão acesso às aldeias. Os manifestantes disseram que o serviço já deveria ter começado há dois meses, mas até então nada foi feito.

As aldeias dos Xikrin ficam a cerca de 400 km da cidade de Parauapebas e boa parte do trajeto é feita por estradas vicinais. Segundo os indígenas, as vias estão precárias.

Em nota, a Prefeitura de Parauapebas informou que já iniciou obras de infraestrutura nas vicinais de acesso às aldeias.

Fonte: G1

Deixe seu comentário