Esportes

FPF antecipou o clássico São Francisco e São Raimundo para a tarde desta quarta-feira (27)

A Federação Paraense de Futebol (FPF) antecipou o clássico Rai-Fran pela 10ª rodada do Campeonato Paraense de 2019. O jogo dos rebaixados que estava marcado para o próximo domingo (31), vai ser realizado nesta quarta-feira (27), às 16h, no Estádio Jader Barbalho, o Barbalhão, em Santarém. Como os rivais já estão matematicamente rebaixados para a Segundinha, os clubes e a federação entraram em comum acordo para a antecipação do clássico mais melancólico da história.

A direção do São Francisco até pediu o cancelamento do clássico Rai-Fran, já que se tornou um simples amistoso entre os rivais, e a partida terá despesas, mas a possibilidade foi descartada pela FPF que somente concordou em antecipar o confronto. Os ingressos para a partida começaram a ser vendidos nesta terça-feira (26), no valor único de R$ 20, na loja do Leão Santareno.

Em relação a arbitragem para o clássico, na tarde desta segunda-feira (25), a FPF realizou o sorteio para o confronto. O árbitro central será Nadilson Pereira de Oliveira, que é natural de Santarém, sendo auxiliado por Carlos Alexandre Lima, também santareno, e Everson de Sousa Meirelles, que é de Monte Alegre, tendo ainda Francisco Lopes de Sousa Filho, também monte-alegrense como o quarto árbitro. Os rivais se enfrentaram pela 5ª rodada do Parazão com vitória do Leão, por 2 a 1, no Estádio Barbalhão.

São Francisco e São Raimundo foram rebaixados juntos na 9ª rodada do Parazão. O Leão perdeu para o Paragominas, por 1 a 0, na Arena do Município Verde, em Paragominas, e o São Raimundo foi derrotado pelo Castanhal, também por 1 a 0, dentro do Estádio Barbalhão. Os resultados rebaixaram a dupla Rai-Fran para a segunda divisão do estadual, onde vão jogar somente no segundo semestre de 2020 para tentar retornar a elite em 2021. Apesar do rebaixamento, o Pantera está garantido no Campeonato Brasileiro da Série D de 2019.

As campanhas dos rivais são pífias. O São Francisco tem apenas cinco pontos dentro do Grupo A1, com uma vitória, dois empates e seis derrotas, marcando 11 gols e sofrendo 22 tentos, tendo um saldo negativo de menos 11, com um aproveitamento de 18,5%. Já a campanha do São Raimundo consegue ser pior, com apenas três pontos dentro do Grupo A2, o Pantera é o único time que não conseguiu vencer, somando três empates e seis derrotas, com seis gols assinalados e 16 tentos sofridos, totalizando um saldo negativo de menos 10 bolas e com apenas 11,1% de aproveitamento.

O presidente do São Raimundo, Luiz Bernardino, em entrevista a imprensa santarena, pediu desculpas pela péssima campanha do time alvinegro no Parazão. O mandatário do Pantera, reconheceu que o time entrou “sem garra e morto” dentro da competição estadual  e confirmou a participação da equipe de Santarém no Campeonato Brasileiro da Série D, que começa em maio.

                                                                                         Por Fábio Relvas / Foto: Dominique Cavaleiro

Deixe seu comentário