Tucuruí

Tucuruí sediará oficinas do Programa de Regionalização do Turismo

Tucuruí será uma das cidades a receber as oficinas do Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Os seminários “Aprimorando a Gestão Municipal do Turismo Paraense” ocorrerão nos dias 28 e 29 de março. Promovidas pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), a programação também acontece em Santarém e Itaituba de 3 a 5 de abril.

O Programa de Regionalização do Turismo trabalha o fortalecimento da gestão de forma integrada, não apenas com um município isolado, mas com toda a região. O objetivo é fazer o turista permanecer mais tempo nas cidades, a partir de uma rede de atrativos e serviços ofertados pelos municípios.

As oficinas seguem as diretrizes preconizadas pela política federal do Ministério do Turismo (Mtur) para elaboração e atualização do Mapa do Turismo Brasileiro.

Para que seja fomentado o turismo em Tucuruí e na região, vários encontros e oficinas já foram realizados pelo Departamento de Turismo, que compõe a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico.

O objetivo das discussões é articular, em âmbito regional e dentro das políticas públicas para o turismo no Estado, a formação de uma Instância de Governança Regional Turística do Lago de Tucuruí.

A participação de todos os municípios nos seminários no interior do estado é fundamental para a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro junto ao Ministério do Turismo. Importante também para desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos.

O mapa destaca os municípios, como Tucuruí, que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento de políticas públicas, com ênfase na gestão, estruturação e promoção, de forma regionalizada e descentralizada.

Denis Aragão

Deixe seu comentário