Tucuruí

Prefeitura de Tucuruí vai reformar prédio e recuperar pista de aeroporto local

Obra é fruto de parceria entre governo municipal, que vai bancar contratação de mão de obra, e Eletronorte, que vai custear materiais de construção civil. Pista está parada desde 2015.

A administração de Artur Brito botou na rua um edital de licitação para contratar empresa interessada em faturar R$ 325 mil para fornecer “mão de obra especializada para a execução do serviço de reforma no prédio e recuperação da pista do Aeroporto de Tucuruí”. O processo, que pode ser conferido no mural de licitações do Tribunal de Contas dos Municípios (veja aqui), foi publicado em canais oficiais na última quarta-feira (14).

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Habitação da Prefeitura de Tucuruí, responsável por justificar os serviços, a empreitada é necessária para que se possa reativar o Aeroporto de Tucuruí, adequando-o às exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), cumprindo-se exigências de segurança em sua infraestrutura. O transporte aéreo no local está suspenso desde 2015, após fiscalização da Agência.

A Prefeitura de Tucuruí alega que o município perde muito com a pista de pouso parada. Município com 112 mil habitantes e com a 11ª mais rica prefeitura do estado, Tucuruí perde nas áreas de saúde, educação e geração de negócios. O aeroporto mais próximo da cidade é o de Marabá, a 270 quilômetros. O governo local conta com parceria da Eletronorte para execução dos serviços — Artur Brito vai ordenar a despesa para a contratação da mão de obra enquanto a Eletronorte vai fornecer os materiais de construção civil.

No entendimento da gestão municipal, as obas vão melhorar as condições aeroportuárias e facilitar o traslado dos moradores da região. “Este meio de transporte é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico local e a retomada do serviço por sua vez irá impactar diretamente a qualidade de vida da população”, destaca a prefeitura em texto de justificativa da licitação.

Deixe seu comentário