Entrevista com o deputado federal Joaquim Passarinho

O parlamentar avaliou a política nacional e regional em conversa exclusiva com o correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília
Deputado Joaquim Passarinho, em entrevista exclusiva ao Blog

Continua depois da publicidade

Brasília – O deputado federal Joaquim Passarinho (PSD-PA) concedeu, nesta terça-feira (26), uma entrevista exclusiva ao Blog do Zé Dudu, no intervalo de um dos compromissos de sua pesada agenda. O encontro ocorreu após visitar, na última semana, vários municípios do sul e sudeste do Pará, região onde tem atuado com intensidade e dedicado esforços substanciais do seu mandato para identificar e equacionar grandes problemas, visto que é uma das mais dinâmicas para o desenvolvimento do Pará e também uma das mais desguarnecidas de representatividade no Congresso Nacional, desde 2014.

Na Câmara dos Deputados, Joaquim Passarinho é vice-líder do governo e coordenador da Frente Parlamentar do Empreendedorismo. Ele é o Sub-Relator do Grupo de Trabalho que está redigindo o Novo Código de Mineração – Decreto Lei Nº 227/1967; relator da Subcomissão de Mineração; 3º Vice-Presidente Comissão de Minas e Energia; 3º Vice-Presidente do Código Brasileiro de Energia e 1º Vice-Presidente do Grupo de Trabalho do PL nº 1646/2019 – Devedor Contumaz.

Confira os principais trechos da conversa com o correspondente do Blog em Brasília.

A maneira mais rápida e segura para quem quiser percorrer o sul e sudeste do Pará a partir de Brasília é desembarcar em Palmas (TO) e seguir via terrestre, pela BR-158, entrando no Pará por Santana do Araguaia. “Me chamou a atenção o desenvolvimento imprimido pelos produtores rurais que ali atuam na produção de grãos”, destacou Joaquim Passarinho.

O deputado verificou também como está o andamento das obras naquela rodovia federal, especialmente as pontes de concreto: “Fiquei muito feliz com o que vi. Das seis pontes, duas estão prontas, uma está finalizando e, até o final do ano, todas serão entregues. Passei no trecho da Casa de Tábua em Santa Maria das Barreiras e de lá segui até Redenção”.

No giro que fez pelo sul do Pará, o deputado recolheu demandas de lideranças da região

“Há seis meses atrás, quando fiz o mesmo trecho, gastei cinco horas; agora, em duas horas, o mesmo trecho é percorrido com toda a segurança,” disse, animado.

Em Redenção, o deputado reuniu-se com uma comitiva vinda de Cumaru do Norte, numa grande reunião que tratou sobre o setor mineral. Na ocasião, Passarinho recebeu uma série de demandas de pequenos mineradores e uma outra comitiva que veio de Conceição do Araguaia.

A visita seguiu rumo ao norte, passando por Pau D’arco, Rio Maria e uma parada em Xinguara, justamente no dia da Queima do Alho – evento festivo que os produtores rurais realizam anualmente, em comemoração ao retorno das atividades pós-pandemia.

Em Água Azul do Norte, o deputado também manteve reuniões, onde recolheu as demandas de vários setores. No dia seguinte, esteve presente na inauguração do Escritório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Tucumã, antiga reivindicação do município, agora atendida pelo governo Bolsonaro.

Em Ourilândia, também manteve reuniões para recolher demandas e de lá participou, em São Félix do Xingu, de um evento que há décadas não se via. “Entregamos os primeiros títulos de propriedade a pequenos produtores não assentados, ou seja, que não são clientes da reforma agrária,” revelou.

“Foram os 53 primeiros títulos de terra definitivos do antigo Programa Legal, fora de assentamentos. Assim como o assentado, o pequeno produtor que não é cliente da reforma agrária também tem direito a regularização fundiária para crescer no seu negócio,” sublinhou Passarinho.

O deputado reclamou das condições da PA-279, cuja responsabilidade é do governo estadual: “A estrada está precisando de atenção. Está ruim e prejudica a região”. Alguns trechos da rodovia foram recentemente recuperados, mas as obras foram insuficientes para garantir fluidez e segurança aos usuários. “Isso precisa ser visto,” cobrou.

No dia seguinte, o parlamentar amanheceu em Parauapebas, a capital mundial do minério de ferro, onde aconteceu um grande evento para a entrega de casas, fruto de programas de fomento à construção de moradias populares. Na programação, foram entregues também fomentos para a produção a dezenas de beneficiários, assim como Fomentos Mulher, para apoiar iniciativas visando que as mulheres tenham acesso aos benefícios previstos nos programas.

Na região do Contestado, na fronteira entre Parauapebas e Marabá, Passarinho participou da entrega de ações que focaram na fixação do homem no campo. “Foram R$ 2 milhões de programas de fomento investidos pelo governo federal, através do Incra. São cinco assentamentos estabelecidos nessa área que precisavam de uma atenção para garantir as condições de trabalho dos assentados,” explicou.

Na segunda-feira (25) pela manhã, em Eldorado dos Carajás, ele recebeu também uma comitiva de Canaã dos Carajás. No mesmo dia, em Brasília, o Congresso abriu o prazo para a apresentação de emendas ao Orçamento do ano que vem.

Joaquim Passarinho explicou que, nesse giro pelo sul do Pará, tratou da questão. E explicou: “Como esse ano é um ano fiscal curto, eu me programei para trabalhar fundamentalmente em três eixos. O eixo da economia, que são recursos que chegam ao município via FPM [Fundo de Participação dos Municípios] e facilita a vida do prefeito, que elege a sua prioridade de gasto sem a tutela do carimbo da verba; o eixo da Saúde; e vamos trabalhar muito num eixo muito solicitado, que é o das estradas vicinais”.

“Temos muitos problemas nas vicinais da região. Eles [gestores públicos e lideranças de associações] queriam máquinas, mas conversamos que, até comprar a máquina, num ano eleitoral, a coisa acaba emperrando. Em Eldorado do Carajás, a prefeita recebeu uma patrol para cuidar das vicinais, mas esse recurso era das emendas do ano anterior e só saiu agora. Compra de máquinas demora, como eu disse,” explicou Passarinho.

De Eldorado, o deputado seguiu até São Domingos do Araguaia, onde o prefeito foi contemplado com uma pá carregadeira. Em Marabá, Joaquim Passarinho reuniu-se com seu grupo político e às 5h da tarde embarcou para Brasília – já estando, na terça-feira, em Plenário para a sessão de votações.

Por Val-André Mutran – de Brasília