Direção nacional do PL destitui assassino de Chico Mendes da presidência do partido em Medicilândia (PA)

"Já paguei pela minha vida do passado,” diz Darci Alves, presidente destituído, que agora é conhecido como Pastor Daniel
Na foto, da esq. para dir.: Darci Alves Pereira, o deputado estadual Rogério Barra e Simone Pinote, presidente do PL Mulher de Medicilândia (PA)

Continua depois da publicidade

Brasília – Com o aval do Diretório Estadual do Pará, o presidente do PL Nacional, Valdemar Costa Neto, decidiu destituir Darci Alves Pereira da liderança do partido no município de Medicilândia, no Pará. Atualmente conhecido como Pastor Daniel, ele foi condenado por matar o ambientalista Chico Mendes em 22 de dezembro de 1988, no município de Xapuri (AC).

Em nota, Valdemar declarou que “não tinha conhecimento de que Darci Alves Pereira, que assumiu recentemente a presidência do PL de Medicilândia, no interior do Pará, é o mesmo indivíduo condenado pelo assassinato do ambientalista Chico Mendes”.

O presidente também afirmou que recomendou “ao presidente do PL estadual do Pará, deputado Éder Mauro, a imediata destituição de Darci Alves Pereira do cargo”.

Também por meio de nota, Éder Mauro disse ter seguido a recomendação de Valdemar Costa Neto. “Valdilene Lambert, vereadora e pré-candidata à prefeitura, é quem deve assumir a presidência do partido no município,” declarou.

Irresignado, o pastor Daniel disse já ter “pagado” pelo homicídio: “Já estou há 20 anos em liberdade e hoje sou outra pessoa. Sou um pai de família e político. Fui convidado para ser presidente do partido e, enfim, aceitei. Passamos por todos os trâmites da lei e agora vem essa questão”.

Darci foi condenado a 19 anos de prisão depois de confessar o homicídio cometido em 1988. Chico Mendes era seringueiro, sindicalista e ativista político.

“Sofri muita perseguição, nunca afrontei ninguém e respeito a todos. Cada um tem seu posicionamento e forma de pensar. Tem pessoas que não nos respeitam, mas faz parte da vida,” declarou.

Ele jura ser “uma nova pessoa” depois de ter cumprido pena pelo assassinato: “Hoje sou pai de família, tenho igreja em vários lugares do país e trabalho com o resgate de famílias. Vejo-me mais uma vez perseguido, mas não esquento com isso, não. As pessoas querem me rotular no presente pelo meu passado. Essa é a política suja”.

Também disse ter sido “convidado para ser presidente do partido” em decorrência do seu “esforço” e “reconhecimento perante a sociedade”. Afirmou ter passado “por todos os trâmites da lei e agora vem essa questão”, se queixou.

Ao ser questionado sobre ter sido destituído da liderança do PL em Medicilândia, ele afirmou que “essa decisão cabe ao presidente do partido”.

“Isso não me atinge, tenho minha conduta e minha consciência limpa diante de Deus. Minha destituição da liderança do partido é uma decisão que cabe ao presidente [Valdemar Costa Neto] e eu respeito,” declarou.

Eis a íntegra da nota do presidente do PL:

Prezados,

Gostaria de esclarecer que não tinha conhecimento de que Darci Alves Pereira, que assumiu recentemente a  presidência do PL de Medicilândia, no interior do Pará, é o mesmo indivíduo condenado pelo assassinato do ambientalista Chico Mendes. Agradeço à imprensa por trazer ao nosso conhecimento esse importante fato.

Diante dessas circunstâncias, recomendei ao presidente do PL estadual do Pará, deputado Éder Mauro, a imediata destituição de Darci Alves Pereira do cargo, conhecido atualmente como Pastor Daniel. Valdemar Costa Neto
Presidente do PL Nacional

Eis a íntegra do deputado Éder Mauro:

O PL Pará destituiu Darci Alves da presidência do PL de Medicilândia, conforme recomendação do Presidente Nacional do PL, Valdemar Costa Neto.

Valdilene Lambert, vereadora e pré-candidata à prefeitura, é quem deve assumir a presidência do partido no município. Deputado Federal Delegado Éder Mauro
Presidente PL/Pará

Por Val-André Mutran – de Brasília