Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Pará

Arbitragem de Parauapebas foi aprovada e vai trabalhar no Campeonato Paraense de 2019

Jânio Balzac, Isael da Silva e Gilmar Soares, participaram da pré-temporada em Belém

Os clubes que vão disputar o Campeonato Paraense de 2019 estão a todo vapor fazendo a chamada pré-temporada e realizando partidas amistosas. Com os árbitros e assistentes não é diferente, a turma do apito também se preparou firme para a pré-temporada, que foi realizada no período de 9 a 12 de janeiro na capital Belém. Os profissionais da arbitragem do futebol paraense participaram de testes físicos, teóricos e assistiram palestras.

A cidade de Parauapebas, sudeste do Pará, esteve representada com três profissionais que vão trabalhar no Parazão 2019. O árbitro Jânio Balzac Pereira vai ser o único central da cidade na competição, que vai contar ainda com Isael da Silva e Gilmar Soares de Souza, ambos assistentes. O trio da capital do minério foi bem em todos os testes e está apto para cair em escalas durante o Campeonato Paraense.

“A pré-temporada para nós é muito importante. Serve para tirar todos os detalhes sobre as regras do futebol e testar a nossa capacidade física. Também vale ressaltar, que nas avaliações, fizemos trabalhos de simulações de jogadas de campo. Depois de todas as etapas que alcançamos e passamos em Belém, agora é aguardar as escalas do Campeonato Paraense de 2019”, disse Isael da Silva, assistente de Parauapebas.

A pré-temporada faz parte do calendário oficial da Federação Paraense de Futebol (FPF) e da arbitragem profissional.  Nos primeiros dias, os profissionais assistiram palestras explicativas, que objetivou a correta aplicação das regras de jogo, passando por avaliações psicológicas. Depois, passaram pelas avaliações físicas no Centro Esportivo da Juventude (CEJU), concluindo os trabalhos em quatro pilares: técnico, físico, mental e social.

Sobre a programação de avaliações, os árbitros e assistentes da FPF, fizeram testes físicos e teóricos, que para esta temporada passaram por oito provas, com o instrutor Anderson Gonçalves da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e equipe. Os profissionais do apito trabalharam os pilares mental e social com a Dra. Marta Magalhães Souza, que é responsável pela parte psicológica de todos os árbitros da CBF.

“Após a convocação já entramos em concentração para o Campeonato Paraense da 1ª divisão. Com orgulho e muito empenho, representei nossa arbitragem do sul do Pará e Parauapebas, juntamente com Isael Silva e Gilmar Soares, atingindo em todos os pilares notas ótimas e estando apto a trabalhar no Parazão 2019. Agora é aguardar, com serenidade, as oportunidades que surgirão e apresentar desempenho de qualidade”, afirmou Jânio Balzac Pereira, árbitro central de Parauapebas.

Atualmente, Maurício Bororó é o presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Paraense de Futebol, além de ser também, vice-presidente da FPF. A pré-temporada dos árbitros e assistentes do estado do Pará foi realizada na sede da FPF, que fica localizada no bairro do Guamá, em Belém, e no Centro Esportivo da Juventude (CEJU), que se situa no entorno do Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão.
Por Fábio Relvas