Paysandu empata com o Remo e conquista o 50º título do Campeonato Paraense

Nicolas, de pênalti, marcou para o Papão, enquanto que Ronald deixou sua marca para o Leão

Continua depois da publicidade

O clássico 775 foi histórico. Na tarde e noite deste domingo (14), os rivais Paysandu Sport Club e Clube do Remo entraram em campo no gramado do Estádio Olímpico Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém, e decidiram o título do Campeonato Paraense de 2024. O Papão entrou em campo com a vantagem de 2 a 0 pelo placar construído no jogo de ida. Na segunda partida, Leão e Papão ficaram no empate em 1 a 1, com o título ficando com o time bicolor. Foi o 50º título estadual da história do Papão que levantou a Taça Estrela do Norte.

Os gols da final saíram somente na segunda etapa, com o Paysandu abrindo o placar com o atacante Nicolas, cobrando pênalti, aos 12 minutos. O lance originou a expulsão do zagueiro Ícaro, do Leão. O Remo chegou ao empate com Ronald, aos 18 minutos. O jogador, inclusive, foi eleito o craque da decisão.

As duas equipes agora focam suas estreias no Campeonato Brasileiro, ambos jogam no próximo sábado (20). O Paysandu encara o Santos-SP, às 16h30, na Vila Belmiro, em Santos, pela Série B, enquanto que o Remo recebe o Volta Redonda-RJ, às 17h, no Estádio Evandro Almeida, o Banpará Baenão, em Belém.

O jogo: 50 vezes, Papão!

O Remo teve a primeira chance com Sillas, que recebeu passe de Ronald, e de frente, chutou para fora. Em mais uma chance do Leão, Ribamar ficou de cara, e conseguiu perder mandando por cima do travessão bicolor. O time azulino era melhor em campo e Sillas chutou de fora da área para fora. Thalys recebeu na direita, puxou para perna esquerda, mas finalizou pela linha de fundo. Quatro boas chances do Remo nos primeiros minutos da grande final.

O atacante Ronald cruzou rasteiro da esquerda e Ribamar perdeu um gol incrível. A torcida azulina foi à loucura. Em mais um chute a gol do Remo, Jaderson disparou por cima da meta alviceleste. O Leão chegou com Ícaro, que cobrou falta e a bola passou assustando. Ronald ganhou a jogada e cruzou para Ytalo, o atacante desviou para fora. Uma chuva de gols perdidos pelo time azulino. Ronald recebeu na esquerda e chutou para a bola defesa do goleiro Matheus Nogueira.

Já no segundo tempo, o Leão seguiu melhor. Ronald recebeu na esquerda e tocou para trás, Sillas chegou chutando para fora. O Paysandu chegou com perigo pela primeira vez e foi fatal. Edinho ganhou em velocidade e o zagueiro Ícaro puxou o atacante bicolor dentro da grande área. O árbitro marcou pênalti e expulsou o defensor azulino. Nicolas cobrou o pênalti e marcou, aos 12 minutos, 1 a 0.

Na sequência, o Remo reagiu e empatou. Ronald recebeu na esquerda e fuzilou para o fundo do barbante, aos 18 minutos, 1 a 1. Em um contra-ataque bicolor, Nicolas rolou para o chute de Gabriel Bispo, o goleiro Marcelo Rangel fez a defesa. Ruan Ribeiro recebeu lançamento e chutou para marcar em favor do Papão, mas a arbitragem assinalou impedimento, aos 32 minutos.

O time bicolor tentou o segundo com Netinho, que cobrou falta e a bola chegou fácil para a defesa do goleiro Marcelo Rangel. Em mais uma descida do Papão, Val Soares chutou e a bola desviou na zaga remista e foi para escanteio. Placar final: Paysandu 1 x 1 Remo.

Por Fábio Relvas / Foto: Jorge Luís Totti (Ascom Paysandu)