O Paysandu Sport Club entrou em campo na noite desta sexta-feira (27) para encarar o Ituano-SP, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. A partida foi realizada no Estádio Leônidas Castro, o Banpará Curuzu, em Belém, diante de um adversário direto na luta contra o rebaixamento. Uma derrota para a equipe do interior paulista colocaria o Papão na zona da degola. Era o chamado jogo de “seis pontos”.
Sabendo da responsabilidade da vitória, os jogadores do Papão foram pra cima e logo o Paysandu abriu o placar. Jean Dias cruzou na medida para João Vieira, que marcou de cabeça, aos seis minutos, 1 a 0 na Curuzu. O Ituano acordou para o jogo. José Aldo, ex-Paysandu, cobrou escanteio e quase marcou gol olímpico, o goleiro Matheus Nogueira evitou. Em mais uma chegada do time paulistano, Thonny Anderson tocou para Bruno Xavier que chutou quase sem ângulo e acertou no travessão bicolor.
Após uma cobrança de falta do Ituano, o zagueiro Guilherme Mariano cabeceou para a defesa do goleiro Matheus Nogueira, que segurou a bola em dois tempos. O Papão voltou a assustar com Bryan Borges, que se livrou da marcação, mas finalizou para fora. O Ituano quase empatou, quando Thonny Anderson tocou para Vinícius Paiva, o atacante chutou e mais uma vez o goleiro Matheus Nogueira salvou o Papão.
Aos 48 minutos, o auxiliar-técnico Marcinho Fernandes, do Paysandu, acabou sendo expulso pelo árbitro Lucas Paulo Torezin, do Paraná, por reclamação. Já no segundo, Thonny Anderson tocou para José Aldo dentro da grande área, que chegou finalizando para outra boa defesa do goleiro Matheus Nogueira. Após um bate e rebate na área bicolor, José Aldo chutou e a zaga afastou em cima da linha o gol de empate.
O Papão teve a chance com Val Soares, que cobrou falta e o goleiro Jefferson Paulino espalmou para escanteio. Em uma sobra de bola, Paulinho Bóia chutou forte para uma grande defesa do goleiro Jefferson Paulino, que espalmou para escanteio outra vez e salvou o time paulista de levar o segundo gol. Placar final: Paysandu 1 x 0 Ituano.
Com o resultado, o Papão somou 33 pontos e chegou na 14ª colocação, enquanto que o Ituano segue na zona de rebaixamento, com 28 pontos, ocupando a 18ª posição. O Paysandu volta a campo diante do CRB-AL, na próxima sexta-feira (4), às 20h, no Estádio Rei Pelé, o Trapichão, em Maceió, no confronto que será válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Por Fábio Relvas / Foto: Jorge Luís Totti (Ascom Paysandu)