Torneio Início do Campeonato Rural de Parauapebas movimentou a Arena Palmares

Autoridades do município compareceram ao evento que terminou com o título do São Raimundo
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A abertura do Campeonato Rural 2021 movimentou a comunidade da Palmares II com a disputa do torneio início de uma das mais tradicionais competições do município. As torcidas das 34 comunidades que vão disputar o certame compareceram neste domingo (19), na Vila Palmares II, na chamada Arena Palmares para acompanhar os jogos entre as equipes, que se estendeu até o final da tarde.

O evento contou com autoridades de Parauapebas como o prefeito Darci Lermen, o vice-prefeito João do Verdurão, o secretário de governo Keniston Braga, o vereador Francisco Eloécio e o secretário de esporte e lazer Leandro Gambeta.  A Prefeitura de Parauapebas através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) entregou todos os uniformes completos e mais bolas para as equipes participantes. É o esporte sendo fomentado pelo governo municipal.

“Estamos iniciando o Campeonato Rural com o torneio início e no próximo domingo teremos o início do Interbairros e são mais 33 times na disputa. Somando essas duas competições, estamos com mais de 1.600 atletas disputando os troféus. O objetivo nosso é abraçar todas as modalidades, oportunizando, dando condições para que possam estar a cada dia tendo mais valores em nosso município”, afirmou Leandro Gambeta, secretário de esporte e lazer.

O Campeonato Rural de Parauapebas foi criado em 2008 pelo desportista Abreu Lima. O idealizador da competição voltou a organização para a temporada de 2021, que chega em sua 14ª edição, colocando o torneio em diversos polos para a realização dos jogos, que serão disputados em sedes diferentes como nas comunidades Carimã, Onalício Barros, Pontilhão, Valentim Serra e Vila Sanção, sendo que as semifinais e as finais serão realizadas no Estádio José Raimundo Roseno Araújo, o Rosenão, na zona urbana de Parauapebas.

“O Campeonato Rural começou como uma brincadeira e fomos colocar ele na prática, tirar do papel e hoje está aí, faz parte do calendário da Secretária Municipal de Esporte e Lazer, faz parte do trabalho de governo e é gratificante. A zona rural, na verdade, só tem a agradecer por está valorizando a altura como tem que ser valorizado”, disse Abreu Lima, organizador da competição.

Os times estavam na expectativa para o início dos jogos na Arena Palmares e entraram em campo perfilados, no cerimonial de abertura com direito aos hinos Nacional e de Parauapebas. Após várias partidas acirradas, os times do Cedere I e do São Raimundo fizeram a final do torneio início com o duelo terminando empatado em 0 a 0 e sendo decidido nos pênaltis. Melhor para o São Raimundo que venceu a disputa e comemorou o título de campeão.

O Campeonato Rural começa no próximo domingo (26) com os 34 times divididos em grupos, os melhores avançam para a fase eliminatória, o chamado mata-mata, até a grande final do certame. Na competição os times vão brigar pelo Troféu Zé Romão, uma homenagem das comunidades para um dos pioneiros do esporte na cidade de Parauapebas, que faleceu em 2012, vítima de um infarto. Zé Romão foi atleta e disputou vários campeonatos, sendo morador da zona rural do município.

Por Fábio Relvas / Fotos: William Santos