Confirmado para o início de março, Campeonato Rural de Canaã chega a sua 20ª edição

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Um dos campeonatos de futebol mais tradicionais de Canaã dos Carajás teve seu início marcado nesta terça-feira (16). A Liga Esportiva Municipal confirmou que a bola rola no comecinho do mês de março. A edição de 2018 do Campeonato Rural é a 20ª e tem tudo para ser a maior de toda a história da competição. A Fundação de Cultura Esporte e Lazer (FUNCEL) anunciou que 14 equipes já estão confirmadas para a disputa.

O grande diferencial deste certame é o fato de as equipes serem formadas nas principais vilas do município. A ideia é que a competição proporcione, através do esporte, maior integração, lazer e que os talentos da zona rural também possam ser vistos em competições oficiais do município. O Campeonato Rural já acontece desde o início dos anos 80 e se tornou, com o passar dos anos, uma das competições mais importantes e aguardadas do calendário esportivo canaense.

Em entrevista, o diretor-presidente da FUNCEL, Jander Fonteles, falou sobre a competição: “Esse campeonato é bastante interessante, pois reúne a comunidade de algumas vilas e VS’s. Todo mundo gosta de jogar essa competição, mas esse ano vamos fazer diferente. Nossa ideia é ‘voltar às origens’ e utilizar apenas atletas da zona rural mesmo, pois nas outras edições muitos atletas da zona urbana eram utilizados e acabava se tornando um campeonato regional. Nesse ano queremos fazer diferente.”

Para reforçar a volta às origens, Jander explicou que todos os jogos serão disputados nas vilas e não no estádio municipal como de costume: “Vamos utilizar quatro locais para as partidas. Os campos vão ser os da Vila Planalto, da Vila Bom Jesus, da Vila Ouro Verde e da VP-20. Tanto a estreia como as finais serão realizadas lá. A final, inclusive, vai ser disputada em dois jogos e quem tiver o melhor campanha vai ter o privilégio de decidir em casa. A abertura vai ser na Vila Ouro Verde, que é onde começou tudo, e queremos fazer um bonito evento lá com um grande churrasco. Será um dia de festa.”

Leandro Oliveira, presidente da Liga Esportiva, disse estar confiante que a competição será um sucesso: “A nossa expectativa é sempre a melhor. Queremos um campeonato mais focado na zona rural, com atletas de lá. Esperamos também que alguns talentos que estão escondidos nas vilas possam ser revelados durante a disputa.”

Além da busca pelas raízes da competição, outra grande novidade para o ano é a doação de jogos de camisas para os clubes. A FUNCEL, em parceria com a Prefeitura, será a responsável pela ação. Cada equipe deve receber um jogo de uniformes: “Nossa ideia é incentivar cada vez mais o esporte aqui no município. Vamos lutar por isso” finalizou Jander.

Publicidade