Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Canaã dos Carajás

Canaã fica 24 horas sem telefonia móvel no fim de semana das eleições 

Vandalismo cometido por pessoas ainda não identificadas teria o objetivo de deixar a cidade sem comunicação a fim de evitar denúncias de crimes eleitorais
Continua depois da publicidade

Por aproximadamente 24 horas os usuários da telefonia móvel em Canaã dos Carajás ficaram sem comunicação entre o sábado e o domingo últimos. O cabeamento das principais operadoras de telefonia do país, Vivo, Tim, Claro e Oi, foi cortado. O crime ocorreu por volta das 20h de sábado, 6, vésperas da eleições. Imagens do circuito interno de segurança do local onde ficam as torres registraram o momento em que dois homens, ainda não identificados, subiram até o local, quebraram o cadeado de isolamento e em seguida cortaram intencionalmente o
cabeamento das operadoras.

A policia esteve no local mas pouco pôde fazer, uma vez que era necessário um suporte técnico especializado para consertar todo o estrago. Segundo informações não confirmadas, o crime foi cometido com o único objetivo de evitar que denúncias de crimes eleitorais, via telefone, chegassem às autoridades policiais. E funcionou, pois apenas duas pessoas foram presas em flagrante pela prática irregular de boca de urna e compra de voto no último domingo (7), na cidade.

Somente no fim da tarde, assim que as votações foram encerradas foi que a Operadora Vivo, mesmo com o sinal oscilando, voltou a funcionar, as demais permaneceram fora de serviço. A previsão é de que, no máximo, em uma semana tudo volte ao normal.

Imagens de outras câmaras de segurança ainda serão analisadas pela polícia e podem ajudar a identificar os autores do vandalismo. Procurada, na tarde desta terça-feira (9), a assessoria de comunicação da Operadora Vivo se manifestou sobre o ocorrido.

Nota à Imprensa

A Vivo informa que, entre os dias 6 e 9 de outubro, alguns clientes da operadora no município de Canaã dos Carajás podem ter encontrado dificuldades para utilizar serviços de voz e dados devido a falha nos equipamentos de transmissão provocada por vandalismo. A Vivo mobilizou suas equipes que solucionaram a situação à 1h desta terça-feira, dia 9/10. A operadora ressalta ainda que todas as suas Estações Rádio Base (ERBs) estão em uso regular e seguem em total conformidade com as normas estabelecidas pelo setor de telecomunicações.

As assessorias de comunicação das demais operadoras não foram localizadas.

Canaã dos Carajás

Show de Amado Batista reúne mais de 10 mil pessoas em Canaã dos Carajás

Neste domingo, o Padre Antônio Maria encerra a 3ª Fenecan, Feira realizada com o objetivo de fomentar o comércio local
Continua depois da publicidade

A música que encanta gerações esteve pela primeira vez em Canaã dos Carajás. Amado Batista foi a grande atração da noite de sábado (29), recepcionado por mais de 10 mil jovens e adultos que, a cada nova canção, o acompanhavam em um coro só. Em um show que durou aproximadamente duas horas, o cantor, compositor e empresário aproveitou para relembrar um pouco de seus 41 longos anos de estrada. “São mais de 40 anos de carreira, mas é sempre uma felicidade visitar uma cidade e ser tão bem recebido como fui aqui. Espero que todos gostem do repertório que foi preparado com tanto carinho”, disse.

Antes de se despedir, o artista ainda parabenizou a “Terra Prometida” pelo seu aniversário de 24 anos que será no próximo dia 5 de outubro.
“Feliz aniversário a essa cidade que cresce tanto e que, apesar de tão jovem, contribui tanto para a economia do País. Desejo felicidade e prosperidade a esse povo tão batalhador”.

Já neste domingo (30), haverá show católico com o padre Antônio Maria, que sobe ao palco fazendo o encerramento da 3ª Feira de Negócios  e Canaã dos Carajás. (Fenecan). “Estamos mais surpresos a cada noite. O comércio, em especial a gastronomia, vendeu bastante, a economia da cidade girou e nós mostramos para toda a região que temos capacidade de atender em alto nível. A valorização da cultura local foi o ponto alto até aqui”, destacou Jurandir José dos Santos, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Canaã dos Carajás

Cinco empresas vencem primeira licitação para o Distrito Empresarial de Canaã

A expectativa inicial é e que 400 postos de trabalho sejam gerados com as empresas em atividade. Nos próximos 60 dias nova rodada  licitatória será realizada e mais 17 empresas concorrerão.
Continua depois da publicidade

A assinatura dos contratos aconteceu na noite deste sábado (29), no palco da 3ª Fencan (Feira de Negócios de Canaã dos Carajás). Representantes das cinco empresas vencedoras da primeira licitação estiveram presentes, junto com o prefeito Jeová Andrade, entre outras autoridades. As empresas são: Vix Transportes, U&M, Alvorada Mangueiras, AC & Construtora; e CST Construservice. Elas já estão liberadas para se instalar e atuar no Distrito Empresarial “Antônio José de Araújo”, inaugurado no início deste ano.

Segundo Jeová Andrade, a expectativa inicial é de que 400 novos postos de trabalho sejam gerados com as empresas em atividade. “Uma das nossas maiores prioridades é a geração de emprego e renda em Canaã. Sabemos que esse é um importante passo e uma conquista para todos nós. A nossa meta é alavancar o desenvolvimento econômico de Canaã e vamos conseguir”, pontuou.

Para conceder o terreno, o governo levou em consideração requisitos técnicos como a formação de cadeia de fornecimento de matéria prima renovável e com potencial de ser produzido no município, empresas com certificação internacional de compromisso ambiental, entre outros. Essas condições não são desclassificatórias, porém servem para classificar as empresas durante a concorrência.

Dotado de infraestrutura completa, com asfalto de qualidade, água, tratamento de esgoto, energia elétrica e até heliporto, o Distrito vai poder abrigar empresas de ramos diversos e conta com um parque industrial, de serviços e logística, e mais dois polos: o da pequena indústria e da educação, preparado para receber instituições de ensino.

A área foi utilizada pela mineradora Vale para realizar a estocagem de estruturas e montagem de 109 módulos que compõem a usina de processamento da mina de S11D, inaugurada em 2016. Com o início da operação da extração mineral, a estrutura foi doada à prefeitura em outubro de 2017. Nos próximos 60 dias uma nova rodada licitatória será realizada onde mais 17 empresas concorrerão.

Canaã dos Carajás

Núcleo de Iniciação Cultural começa a sair do papel em Canaã dos Carajás

A “Terra Prometida” é a única no Norte do País a conseguir financiamento por meio do Programa Itaú Social
Continua depois da publicidade

A expectativa é de que 150 crianças e adolescentes, com idade entre seis e 17 anos, que apresentam situação de vulnerabilidade social e moradores do Residencial Canaã sejam atendidos pelo projeto, que conta com o financiamento da Fundação Itaú Social. As inscrições para os moradores iniciaram na manhã desta quinta-feira (16).

O Núcleo de Iniciação Cultural na Garantia de Direitos (NIC) é um programa financiado por meio da Fundação Itaú Social, em parceira com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e tem como objetivo, atender os cidadãos proporcionando contato com manifestações culturais, como música, dança, pintura e grafismo além de palestras socioeducativas e oficinas de cultura popular. No Norte do País, Canaã é a única cidade beneficiada com esse recurso.

“Temos alguns critérios para essa participação. Por exemplo, quem já é beneficiado por outros projetos não pode participar, pois a ideia é que toda a população seja contemplada de alguma forma por algum programa do governo”, destacou Gidalto Rodrigues, diretor da Funcel (Fundação de Cultura, Esporte e Lazer).

Ao todo, o núcleo deve beneficiar diretamente 1.300 pessoas, entre crianças, adolescentes e famílias em toda a cidade. Além do Residencial Canaã, bairros como o Novo Brasil, Paraíso das Águas e Vale da Benção serão beneficiados com o projeto. Música, danças, pinturas, grafismos e artes plásticas estão entre as principais atividades previstas.

As ações buscam garantir a defesa dos direitos de crianças e adolescentes em nível municipal. Para a presidente da Associação dos Moradores, Vera Lúcia, a expectativa é de mudança na vida dos beneficiados. “A expectativa é de que o projeto mude muita coisa no dia-a-dia dessas crianças e adolescentes daqui. As pessoas estão otimistas e eu acredito que muita coisa vai melhorar para esses jovens e suas famílias”, previu.

Parauapebas

Juiz Lauro Fontes Júnior assumirá a Vara da Fazenda Pública e Execuções Fiscais

O magistrado, que estava na Comarca de Canaã dos Carajás desde 2010, já respondeu pelo Juizado Especial Cível da Comarca de Parauapebas. 
Continua depois da publicidade

Por decisão proferida hoje (25) pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Pará, em apreciação de processos de Remoção que visam a titularizarão de varas e a movimentação na carreira da magistratura, o juiz Lauro Fontes Júnior assumirá a Vara da Fazenda Pública e Execuções Fiscais da Comarca de Parauapebas.

Recém criada, a Vara, que terá competência exclusiva para feitos contra a Fazenda Publica, nasceu com um total de 3.882 processos redistribuídos da 3ª Vara Cível e Empresarial (que detinha a competência para o processamento das referidas matérias).

Formado pela Pontifícia Universidade Católica – PUC -, Dr. Lauro Fontes é pós-graduado em Direito Tributário pelo IBET/SP e em Direitos Fundamentais pela Universidade de Lisboa, além de Mestre em Direito pela Universidade de Lisboa.

O magistrado estava na Comarca de Canaã dos Carajás desde 2010 e já respondeu pelo Juizado Especial Cível da Comarca de Parauapebas.

Polícia

Em Parauapebas, bandidos tomam de assalto camionete do delegado Tiago Carneiro

O delegado, titular em Canaã dos Carajás, teve sua residência invadida por dois elementos. Ele sofreu tortura e teve sua arma funcional roubada
Continua depois da publicidade

Dia após dia, pelo menos um veículo é tomado de assalto em Parauapebas. Na manhã desta quarta-feira (11), dois assaltantes armados interceptaram o delegado Tiago Carneiro, de Canaã dos Carajás, e roubaram sua camionete L200 Triton quando este chegava em casa.

Um informante na 20ª Delegacia de Polícia em Parauapebas disse ao Blog que por volta das 7h30 o delegado chegava em sua residência quando dois elementos lhe deram voz de assalto. Com o delegado dominado, sua casa foi invadida e as pessoas que estavam na residência foram rendidas.

Os meliantes levaram alguns celulares, a arma de serviço do delegado e uma camionete L200 Triton.

Segundo o informante, após descobrirem que Tiago era delegado da Polícia Civil do Pará, os meliantes o agrediram com coronhadas e só não o mataram em virtude de estarem na presença do filho do delegado.

Logo após, os meliantes saíram da casa do delegado e abandonaram a camionete distante uns quatrocentos metros do local. Nela estavam os celulares do delegado e de seus familiares. A arma funcional, uma PT-40, não foi encontrada.

Delegado Tiago, que foi diretor da 20ª Seccional de Polícia Civil em Parauapebas entre 2016 e 2017, está em casa cuidando dos ferimentos. Ele passa bem e irá registrar um Boletim de Ocorrências assim que estiver restabelecido.

Eleições 2018

Geraldo Alckmin visita a região de Carajás neste sábado (07)

Pré-candidato do PSDB fará campanha para presidente em Marabá, Curionópolis e Canaã dos Carajás
Continua depois da publicidade

O pré-candidato a presidente da República pelo Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB – Geraldo Alckmin, desembarca em Marabá às 8 horas do sábado (07), onde se reúne com empresários e apoiadores do PSDB no município. De lá, o pré-candidato segue de carro para os municípios Curionópolis – onde pretende visitar Serra Pelada – e, depois, vai à Canaã dos Carajás.

Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho (Pindamonhangaba, 7 de novembro de 1952) é um médico, professor universitário e político brasileiro. Foi Governador do Estado de São Paulo entre 2001 e 2006 e de 2011 a 2018, quando renunciou para disputar as eleições de outubro daquele ano.

Formado em medicina pela Universidade de Taubaté, iniciou sua carreira política em Pindamonhangaba, onde foi eleito vereador, presidente da Câmara dos Vereadores e prefeito. Depois, foi eleito para a Assembleia Legislativa nas eleições de 1982 e para deputado federal em 1986 e 1990. Em 1988, foi um dos fundadores do PSDB. Entre 1991 a 1994, presidiu o PSDB-SP. Em 1994, elegeu-se vice-governador de Mário Covas. Em 2000, concorreu à prefeitura de São Paulo, sendo derrotado no primeiro turno. Com a morte de Covas, em março de 2001, assumiu o governo e se reelegeu em 2002.

Em março de 2006, renunciou ao governo paulista para concorrer à presidência na eleição do mesmo ano. Obteve 39,17% dos votos no segundo turno, sendo derrotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2008, candidatou-se a prefeitura de São Paulo, sendo novamente derrotado no primeiro turno. Em 2009, foi nomeado secretário de desenvolvimento do estado de São Paulo pelo governador José Serra.

Foi eleito governador no primeiro turno da eleição de 2010, retornando ao Palácio dos Bandeirantes em janeiro de 2011. Em 2014, reelegeu-se governador no primeiro turno. Alckmin foi o político que por mais tempo comandou o governo de São Paulo desde a redemocratização do Brasil.

Em 9 de dezembro de 2017, Alckmin foi eleito presidente nacional do PSDB, substituindo o senador mineiro Aécio Neves. A convenção que o elegeu com 470 votos a 3, foi uma das maiores da história do partido, com mais de quatro mil presentes.

Após a eleição como presidente do PSDB, em 9 de dezembro de 2017, Alckmin lançou sua pré-candidatura ao Planalto. Em 23 de fevereiro de 2018, após a desistência do prefeito manauara Arthur Virgílio Neto, virou candidato único das prévias. A cúpula do partido homologou em 6 de março de 2018 a candidatura de Alckmin.

Ao deixar o governo paulista, Alckmin perdeu o foro privilegiado e passou a ser investigado pela Justiça Eleitoral de primeira instância devido a alegação, refutada por Alckmin, de que a empreiteira Odebrecht repassou-lhe ilicitamente 10 milhões de reais nas campanhas de 2010 e 2014.

Canaã dos Carajás

Canaã: Ambulantes serão remanejados da Avenida Weyne Cavalcante

A minuta de lei de ocupação do espaço ainda está em fase de elaboração. Depois vai para a análise do setor Jurídico e segue para a apreciação da Câmara
Continua depois da publicidade

Embora um pouco malcuidada, ela é conhecida por ser um dos cartões postais e principal via de acesso a Canaã dos Carajás. Nos fins de tarde, é comum encontrar crianças se divertindo em pula-pula, tobogã entre outros brinquedos, enquanto a praça de alimentação atrai casais, grupos de amigos e a família de modo geral. Esse cenário, porém, vai mudar. Em breve, a Avenida Weyne Cavalcante deve receber nova cara e ficar ainda mais bonita. É que, de acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Jurandir José dos Santos, a via passará por um processo de revitalização cujo objetivo é torna-la ainda mais atrativa aos usuários.

Com a revitalização, os vendedores ambulantes da avenida, cerca de 40, serão todos remanejados para os boxes construídos nas praças recém-inauguradas. “Nós entendemos que aquelas pessoas precisam de um local mais adequado para trabalhar e, como a avenida é uma área que tem que estar com livre acesso, não é pertinente que deixemos aquelas barracas no meio da praça. Até porque lá não é um  local adequado, foi um local provisório agora nós vamos remanejar essas pessoas para essas praças que são locais mais bonitos e mais adequados”, explicou.

Os comerciantes estão alocados de forma provisória na Weyne há pouco mais de quatro anos. Com a revitalização, a área deverá se transformada, em estacionamento. ”Antes, eles ficavam todos espalhados em torno da avenida, nós decidimos colocá-los em um único local para facilitar para o usuário naquele lugar provisório. Mas agora nós vamos fazer um filtro, ver realmente quem se enquadra nesses espaços que vão ser disponibilizados e a forma como serão disponibilizados”, reforçou Jurandir.

A minuta de lei ainda deve passar ainda por aprovação da Câmara Municipal. Será dada prioridade para aqueles ambulantes que estão devidamente legalizados. Eles passarão por uma lista classificatória e, na medida em que forem sendo construídos novos quiosques, serão chamados. “A minuta de lei de ocupação do espaço ainda está ficando pronta. A partir daí vai para a análise do setor Jurídico, depois segue para a Câmara para a aprovação e, aí sim, deve virar lei. E vamos realmente poder falar em cima daquilo que está proposto e aprovado por lei para a gente começar a executar. Nós acreditamos que colocar esses ambulantes nessas novas praças vai ser muito mais atraente para eles, mas isso também não descarta de o governo criar também um espaço, uma área de alimentação exclusiva”, concluiu o secretário.