14º Campeonato Rural de Futebol de Parauapebas, promete agitar as comunidades rurais da região e o palco para a estreia será a Vila Palmares II.

A abertura oficial começa no próximo domingo, 19, a partir das 8 h na Arena Palmares, localizada na Vila Palmares II e logo após a cerimônia solene, o tradicional torneio entre os times deve agitar a torcida
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

No próximo fim de semana, a região da zona rural de Parauapebas estará em festa, isso porque 34 comunidades entrarão para a disputa pelo 14 º Campeonato Rural de Futebol Troféu Zé Romão. A competição esse ano leva o nome de um dos pioneiros de Parauapebas, que desde o início da formação do município, esteve integrado nos movimentos esportivos da cidade, foi atleta atuante e disputou em vários campeonatos municipais, mas em 2012 faleceu em decorrência de um infarto. A homenagem a Zé Romão foi uma das solicitações das próprias comunidades da zona rural aonde se tornou morador por vários anos.

A abertura oficial começa no próximo domingo, 19, a partir das 8 h na Arena Palmares, localizada na Vila Palmares II e logo após a cerimônia solene, o tradicional torneio entre os times deve agitar a torcida. Para receber as competições, toda a comunidade deve preparar uma grande recepção de confraternização para as equipes, os convidados e torcedores.

O 14 º Campeonato Rural de Futebol é uma realização da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov) e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), com o apoio da Secretaria de Obras (Semob), Secretaria de Urbanismo (Semurb), Secretaria de Segurança Institucional (Semsi) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Desde o mês de maio o governo municipal está revitalizando todos os campos onde devem ocorrer as competições. Vale apena dizer que os jogos classificatórios começam somente na semana seguinte, no dia 26 de setembro.

Acompanhe a relação dos polos onde acontecerão as disputas:

POLO  01 – ONALICIO BARROS

POLO  02 – PONTILHÃO

POLO  03 – VALENTIM SERRA

POLO  04 – VILA SANSÃO

POLO 05 – VILA CARIMÃ

Segundo a Coordenação de Esportes Rurais da Semel, todas as partidas estão programadas para os domingos entre 09h e 16 horas, porém havendo necessidade, a organização prevê também a liberação dos campos para os jogos nos sábados. Outra expectativa é que as semifinais e a final, aconteçam no Estádio Rosenão nos dias 31 de outubro e 06 de novembro. “Queremos que os jogos finais sejam no glorioso Rosenão, isso porque nosso objetivo é apresentar os jogadores a possibilidade de serem vistos por todos aqueles que respiram futebol.”, declarou o coord. de Esportes Rurais e Comunidades Indígenas, Abreu Lima.

“A Copa foi criada em 2007 pelo governo municipal, com o objetivo de incluir o público da zona rural dentro do calendário esportivo de Parauapebas, garantindo às comunidades mais afastadas o direito da participação ao desporto”, detalhou o secretário de Esporte, Leandro Gambeta. As inscrições para os times participarem, estão sendo realizadas o desde o dia 23 de agosto, no Complexo Esportivo do Rio Verde, porém um dos critérios é que a preferência seja dada aos jogadores que de fato possuem vínculo com a zona rural. Cada comunidade será representada por um time, ou seja, 34 equipes disputarão pela categoria adulto masculino.

  Segue a lista das 34 comunidades que estarão em busca do título do campeonato. 

  1. NOVA ESPERANÇA
  2.  CEDERE
  3. ONALICÍO BARROS
  4.  BARRA DO CEDRO
  5.  CARAJAS II
  6.  RENASCER
  7.  PARQUE VERDE
  8.  PALMARES SUL
  9.  PALMARES II
  10.  PONTILHÃO
  11.  TRÊS VOLTAS
  12.  VALE DO LIBERDADE
  13.  VILA BRASIL
  14.  RIO NOVA
  15.  GAMELEIRA
  16.  ALTO BONITO
  17.  VALENTIM SERRA
  18.  RIO BRANCO
  19.  TAPETE VERDE
  20.  VILA ALBANIR
  21.  CARAJAS
  22.  VILA SANSÂO
  23.  PAULO FONTELES
  24.  SANTA CRUZ
  25.  GARIMPO DAS PEDRAS
  26.  APA
  27.  GELADO
  28.  PARQUES DAS CACHOEIRA
  29.  CACHOEIRA PRETAS
  30.  JARDIM
  31.  CONQUISTA
  32.  ESTRELA DALVA
  33.  SÃO RAIMUNDO
  34.  CARIMÂ

Todas as equipes, serão subdividas em 5 polos, em cada um deles, terão sete equipes jogando entre si, o que garante um total de 9 jogos por polo durante a primeira fase. As equipes serão avaliadas para pularem de fase, por meio da melhor pontuação, sendo assim as duas melhores equipes pontuadas garantem vaga para seguirem em frente na competição, que será eliminatória até o final do campeonato, ou seja quem perder está fora. Para que todos os times se apresentem em campo, a Semel estará fornecendo, uniforme completo para todas as equipes, pessoal de apoio, equipe de arbitragem, premiações e um ônibus para o transporte.

NA AGENDA TEM TAMBEM A ESTREIA DO 4º CAMPEONATO INTERBAIRROS VINDO POR AÍ!!

No próximo dia 26 de setembro, a partir das 8h a Semel realizará no Complexo Esportivo do Rio Verde, a cerimônia de abertura das competições que devem abrilhantar o 4º Campeonato Interbairros de Futebol. Esse ano 33 times devem representar as suas respectivas comunidades em busca do título de campeão. Ano passado quem levantou a taça, foi o bairro Cidade Jardim, que precisa correr atrás da classificação para se manter no pódio. Os times serão divididos por chaves e de acordo com o regulamento após a primeira fase, os todos os jogos serão eliminatórios até a final do campeonato.

Assim como no Campeonato Rural, no Interbairros os jogos classificatórios começarão uma semana após a cerimônia de abertura, ou seja, as disputas entre os bairros, começam no dia 02 de setembro nos campos do Complexo Rio Verde com o início das partidas programadas de 9h às 16h com a presença liberada da torcida, porem será obrigatório o uso de máscaras. 

TEXTO CLEIDI RODRIGUES/ COMUNICAÇAÕ SEMEL