Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Esportes

Grand Prix de Judô movimentou grandes disputas no Ginásio Poliesportivo

O evento chegou em sua 9ª edição e reuniu centenas de atletas de várias cidades do país
Continua depois da publicidade

A 9ª edição do Grand Prix de Judô foi realizado com sucesso no último sábado (29) no Ginásio Poliesportivo do bairro Beira Rio. O evento conseguiu reunir centenas de atletas de diferentes cidades do país. A competição durou durante todo o dia e teve início com uma cerimônia de abertura, quando foram realizadas homenagens para autoridades e personalidades do esporte dentro do município, que receberam medalhas pela contribuição e incentivo às modalidades.

O já tradicional evento esportivo teve a realização e organização da Associação Esportiva e Paradesportiva do Sul e Sudeste do Pará (AEPA) e contou com o total apoio da Prefeitura Municipal de Parauapebas, através Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), que gentilmente cedeu o espaço e alimentação para os atletas, dando total suporte a todos os competidores.

“Já é a 9ª edição e começamos com poucos atletas e cada ano vem crescendo mais, e também o nível técnico, é a maior competição do calendário estadual paraense e a gente recebe atletas de outros estados aqui. O que engrandece mesmo é a confiabilidade e a estrutura que nós oferecemos. A gente consegue colocar atletas em hotéis, alojamentos de boa qualidade, consegue dar jantar, café da manhã e isso favorece nós termos um grande número de atletas”, afirmou Antônio Sérgio, coordenador do evento.

Além da 9ª edição do Grand Prix de Judô, também ocorreu na última sexta-feira (28), o 2° Encontro Paraense de Judô Paralímpico, que contou com palestras no Plenário da Câmara Municipal de vereadores de Parauapebas. As palestras foram ministradas por Jaime Bragança (técnico da Seleção Brasileira de Judô Paralímpico e coordenador nacional da modalidade no CPB), Lúcia Teixeira (atleta medalhista em duas Paralimpíadas), Thiego Marques (atleta da Seleção Brasileira de Judô Paralímpico) e Antônio Sérgio (técnico de judô e coordenador do Grand Prix).

“Esse evento, tanto o encontro como o Grand Prix de Judô em Parauapebas, ele tem como o principal objetivo fomentar o paradesporto com o judô paralímpico. Tem uma importância muito grande esse evento porque o fomento do paradesporto é tão importante quanto ao judô convencional”, avaliou Thiago Silva, presidente da Federação Paraense de Desportos de Deficientes Visuais (FPDV).

O evento contou com a arbitragem toda da Federação Paraense de Judô (FEPAJU), com os trabalhos de árbitros, mesários e súmulas. Ao todo 20 atletas paralímpicos de diferentes municípios do Brasil participaram da competição, além de 350 atletas do judô convencional, dentre eles 100 somente da cidade de Parauapebas, que vem crescendo bastante devido ao bom trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governo municipal, dando o incentivo necessário.

“Sem dúvida é um grande momento do nosso esporte de Parauapebas, hoje do judô, com grandes representantes, até de nível nacional e com a presença do nosso expoente máximo, Thiego Marques, que é medalhista a nível internacional e é uma grande competição que é o que o nosso esporte merece mesmo”, disse Laoreci Diniz, secretário municipal de esporte e lazer.

Por Fábio Relvas
Esportes

Ferrari atropela o Lepo Lepo pela 1ª divisão do Campeonato Municipal de Futsal

A partida terminou em 9 a 3 para o Ferrari, que entrou como um dos favoritos na competição
Continua depois da publicidade

A bola pesada voltou a rolar no Ginásio Poliesportivo do bairro Beira Rio para mais jogos do Campeonato Municipal de Futsal. Na noite desta terça-feira (25) entraram em quadra as equipes do Ferrari e do Lepo Lepo em partida válida pela primeira divisão. O time do Ferrari não tomou conhecimento e simplesmente atropelou o adversário sem piedade, com o placar de 9 a 3.

O jogo começou movimentado com os dois times chegando com frequência ao ataque. Mas logo no início, a representação do Ferrari foi logo abrindo o marcador com o tento do jogador Matheus Alves. Durante a primeira etapa, o time só foi ampliando e chegou a marcar mais três vezes. A equipe do Lepo Lepo esboçou uma reação e acabou descontando, mas o primeiro tempo terminou com o placar de 4 a 1.

Apesar do resultado bem favorável a seu favor, o time do Ferrari seguiu em cima do adversário e marcou mais gols na segunda etapa. Com um ritmo forte a equipe se impôs em quadra e fechou o marcador com o placar de 9 a 3. O grande destaque da partida foi o jogador Matheus Alves, que assinalou três gols a favor do time do Ferrari, equipe que promete ser forte durante a competição.

“Primeiramente quero agradecer a Deus e toda a minha equipe que me ajudou muito a fazer um belo jogo contra o Lepo Lepo e agradecer pelos três gols da vitória e a torcida do Ferrari que veio em peso até o Ginásio Poliesportivo”, afirmou Matheus Alves, atleta do time do Ferrari.

Todos os dias pela parte da noite, a bola segue rolando no Ginásio Poliesportivo pelo Campeonato Municipal de Futsal da 1ª, 2ª divisão e feminino. Os jogos ainda estão em sua primeira rodada e a competição conta com 10 times em cada categoria, sendo um evento realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), que vai até o mês de novembro.

Por Fábio Relvas
Parauapebas

Handebol de Parauapebas representará o Pará nos Jogos Nacionais da Juventude

Alunos de escola pública inclusos no Projeto HandPebas têm competido Brasil afora representando
Continua depois da publicidade

Após participar dos Jogos Interescolares de Parauapebas (Jips), sendo tricampeão nesta competição, como também nos Jogos Estudantis Paraense (Jeps), o time de handebol da escola Fernando Pessoa vai representar o Pará nos Jogos Nacionais da Juventude, em Manaus, competição que se inicia amanhã, dia 19, e vai até o dia 24.

“A expectativa é muito boa, por já termos conquistamos dois terceiros lugares, um na Paraíba e outro em Curitiba. E este ano a gente sabe que dá pra chegar um pouquinho mais e até trazer um primeiro lugar para Parauapebas e Pará”, planeja Gentil Eduardo, treinador da equipe.

O trabalho foi iniciado no ano passado, por meio de ciclos, pois quando o aluno passa da idade de 14 anos é substituído por outros, que entram nesta faixa etária. Assim, os estudantes da Escola Municipal Fernando Pessoa, inclusos no Projeto HandPebas, tem competido Brasil afora, o que traz melhoria para os adolescentes, que por sua vez só tecem elogios. “É algo muito importante para a educação da gente, pois antes de conhecer o handebol, eu era um aluno muito inquieto. Depois que entrei no projeto, fiquei mais educado e até passei a respeitar mais meus pais e as pessoas”, confessa Vinícius Lima, goleiro da equipe.

Outro entusiasmado com o HandePebas é Francisco Gabriel, o qual revela ter encontrado no esporte foco para a vida. “Eu era um garoto muito atentado. E hoje estou mudando com as orientações do professor e a prática esportiva”, testemunha Francisco Gabriel.

O HandePebas é um projeto da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a SEMEL (Secretaria Municipal de Esportes), tendo toda a atenção do secretário municipal de Educação, Raimundo Neto, que sempre acompanha de perto a modalidade e o projeto. “Vejo a inserção do esporte na educação como uma matéria a mais. Importante para que as crianças e jovens aprendam a conviver em equipe. Assim, quando estiverem trabalhando em empresa ou gerenciando uma equipe, terão excelente noção por já terem feito o mesmo em competições esportiva”, avalia o secretário Raimundo Neto.

Esportes

Liga Esportiva e SEMEL entregam material esportivo para os times femininos

O Campeonato Municipal de Futebol Feminino terá a participação de 10 equipes
Continua depois da publicidade

A Liga Esportiva de Parauapebas (LEP) em parceira com a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) realizou na noite desta quarta-feira (05), no Estádio José Raimundo Roseno Araújo, o Rosenão, a entrega dos uniformes completos para as 10 equipes que vão disputar o Campeonato Municipal Feminino, que vai começar no próximo sábado (08), no Complexo Esportivo.

O evento contou com a participação das atletas que irão disputar o campeonato, de autoridades e desportistas do município. A SEMEL disponibilizou todo o material esportivo necessário para cada equipe como camisas, shorts, meiões, caneleiras, chuteiras, luvas de goleiras e bolas. Um material de altíssima qualidade valorizando o esporte e oportunizando todas as categorias.

“É mais uma modalidade que a gente como Secretaria Municipal de Esporte e Lazer está contribuindo, com o uniforme completo para uma grande competição tendo 10 equipes participantes. Aos poucos estamos contribuindo para todas as modalidades. Fizemos a entrega do material esportivo para o Campeonato Municipal da primeira e segunda divisão e agora para o Campeonato Municipal Feminino”, afirmou Laoreci Diniz, secretário da SEMEL.

Será a 2ª edição do Campeonato Municipal Feminino onde os jogos serão realizados no Complexo Esportivo, no bairro Rio Verde, e a final no Estádio Rosenão, no bairro Liberdade. Segundo o regulamento, atletas com idade mínima de 14 anos, podem disputar a competição. Uma inciativa inovadora para o futebol feminino que ainda tem dificuldades de crescimento em todo o país.

“A gente não teve essa oportunidade. Inclusive, isso é o que mais me deixa emocionada e satisfeita hoje. Nós já fizemos vários cerimoniais no masculino, mas não tínhamos conseguido inserir o feminino e tivemos essa oportunidade através da SEMEL e através do presidente da liga. Hoje eu tenho a maior satisfação de poder dar uma chuteira e um short de qualidade e poder proporcionar também o campeonato da mesma qualidade que a gente proporciona ao masculino”, disse Solange Campos, ex-jogadora e agora diretora de esporte da LEP.

Por Fábio Relvas
Esportes

SEMEL vai realizar a I Copa Interestadual de Voleibol Adulto Masculino

A Seleção de Parauapebas vai em busca do título dentro de casa ao comando de Dutó Hungria
Continua depois da publicidade

A cidade de Parauapebas vai receber uma grande competição no próximo final de semana. Trata-se da I Copa Interestadual de Voleibol adulto masculino, que será realizada no sábado (01) e domingo (02), no Ginásio Poliesportivo, que fica localizado no bairro Beira Rio. A competição é mais um evento esportivo realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL).

Além da Seleção de Parauapebas, que vai entrar forte na disputa, mais seis equipes estarão brigando pelo título como: Imperatriz-MA, Açailândia-MA, Araguatins-TO, Araguaína-TO, Marabá-PA e Ourilândia do Norte-PA. As equipes vão ser divididas em duas chaves, uma com três e outra com quatro, onde as duas primeiras colocadas de cada chave, avançam para a disputa da semifinal no cruzamento olímpico: 1° de A x 2° de B, e 1° de B x 2° de A, sendo que os perdedores disputam a terceira colocação e os vencedores a grande final.

“Todas as equipes são muito fortes, mas creio que Imperatriz, Araguaína e Açailândia são também fortes candidatas ao título. Estamos reunindo as melhores equipes da região e estados vizinhos para realizarmos uma competição de alto nível técnico. O objetivo principal é o desenvolvimento do voleibol na região e fazer uma avaliação do rendimento e nível técnico da equipe local”, avaliou Dutó Hungria, técnico da Seleção de Parauapebas.

A seleção de Parauapebas já foi convocada para a I Copa Interestadual de Voleibol adulto masculino e vai ser representada da seguinte maneira: Maxillan Lima, Kayon Max, Derick Raul e Matheus Alves (ponteiros), Eder Verbeno e Henrique Santos (centrais), Charles Ythallo e Thiago Santos (levantadores), Romero Luís e Marcos Vinícius (opostos), Geraldo Lucas e Alex Bruno (líberos).

Os treinos da seleção seguem firmes ao comando do técnico Dutó Hungria. Geralmente os treinamentos acontecem a partir das 22h no Ginásio Municipal Poliesportivo, devido à faculdade da maioria dos atletas. Nesta terça-feira (28) e na quinta-feira (30), Dutó vai comandar os últimos trabalhos visando à competição, que promete ser acirrada, mas a equipe de Parauapebas vai buscar o título dentro de casa.

Por Fábio Relvas
Esportes

Campeonato municipal de futebol de campo chega as quartas de finais

A competição já tem os classificados que disputarão as quartas de finais no Estádio Municipal Wilson de Souza a partir do próximo sábado (14).
Continua depois da publicidade

Prefeitura Municipal de Curionópolis, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), realizou a primeira fase do Campeonato Municipal de Futebol de Campo de 2018. A competição já tem os classificados que disputarão as quartas de finais no Estádio Municipal Wilson de Souza a partir do próximo sábado (14).

Na primeira fase do campeonato houve a participação de 16 equipes distribuídas pelos grupos A, B, C e D. Foram realizadas 24 partidas durante os meses de maio a junho com um total de 130 gols marcados. Os primeiros colocados que foram classificados para as quartas de finais são: Travessos, Juec, Bairro da Paz, Serra Verde, Cruzeiro, Ajax, Vila Rica e Leão.

Confira a programação das quartas de finais:

14/07/2018 às 19:00 hrs Travessos x Vila Rica

21/07/2018 às 19:00 hrs Juec x Serra Verde

28/07/2018 às 19:00 hrs Cruzeiro x Leão

04/08/2018 às 19:00 hrs Bairro da Paz x Ajax

A realização do Campeonato Municipal de Futebol de Campo faz parte do calendário esportivo do município e tem o propósito de estimular a interação da comunidade por meio do futebol.

A retomada da secretaria de esportes e principalmente a retomada do campeonato municipal de futebol foi algo de muita importância pra cidade. Não só para os jogadores e times, mas para toda população que tem marcado presença nos dias de jogos. Os jogos da primeira fase do campeonato foram realizados no Estádio Wilson de Souza e atraiu mais de duas mil pessoas por partida, tornando-se uma opção de entretenimento na cidade.

“O esporte une as pessoas, alegra os finais de semana e movimenta a categoria esportiva. A tendência agora é investir em outras modalidades esportivas e investir nos jovens e adolescentes, para que haja desenvolvimento através do esporte” disse a Secretária Interina de Esportes Leda Viveiros.

Rogério Serelli, coordenador do campeonato, destacou que o evento possibilitou maior a interação entre os clubes. “Vários clubes tiveram a oportunidade de mostrar suas habilidades, até os clubes e jogadores que ainda não tinham tido a chance de disputar um campeonato puderam participar, isso foi possível graças à gestão da prefeitura que tem investido na prática esportiva em Curionópolis”, acrescentou.

Das equipes que irão disputar o título, a equipe Travessos e Juec se destacaram por vencerem as três primeiras partidas. Durante a disputa, foi revelado o melhor artilheiro da competição, Marcos Vinicius, da equipe Travessos, responsável por marcar 8 gols nesta primeira fase.

A comissão organizadora composta por Rogério Serelli, Leda Viveiros, Vanilson Oliveira, Antônio Almeida, Carlos Moraes e Artur Oliveira, se empenharam em oferecer as melhores condições para as equipes participantes bem como para o público que acompanharam os jogos.

Para a realização desses eventos, a SEMEL contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), que disponibilizou uma ambulância e técnicos de enfermagem para o atendimento de emergências e a Polícia Militar (PM) e Polícia Civil que garantiram a segurança do público durante todos os jogos.

Créditos das fotos: Rogério Serelli
Futebol

Em jogo dramático, Santa Luzia derrota o Liberdade e conquista a Copa Interbairros

A competição inédita contou com a participação de 32 bairros da cidade de Parauapebas
Continua depois da publicidade

Por Fábio Relvas

O Estádio Rosenão foi o grande palco da final da 1ª Copa Interbairros de Futebol, uma competição que faz parte do projeto “Jogos da Cidade” da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) de Parauapebas. A bola rolou na noite deste domingo (08) para a partida entre os bairros Liberdade e Santa Luzia. Uma final acirrada, que terminou empatada em 2 a 2 no tempo normal e foi decidida em cobrança de pênaltis.

As duas equipes entraram em campo em busca do primeiro título da competição inédita da cidade de Parauapebas. Os times até que atacaram, mas não conseguiram marcar na primeira etapa, que terminou com o placar em branco. Os torcedores começaram a apoiar as equipes nas arquibancadas e os gols surgiram na etapa complementar.

O time do Liberdade foi para cima e abriu 2 a 0 no placar, com gols do atacante Gilberlan, aos 20 minutos, e de Mael, aos 23. O Santa Luzia não sentiu os gols do adversário e, logo aos 25, diminuiu com o gol de Talisson. O time só cresceu em campo e foi para pressão em busca do gol de empate, que saiu na bela cobrança de falta de Hernani, 2 a 2.

Com o empate no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis. Melhor para o time do Santa Luzia, que venceu por 5 a 3 e soltou o grito de campeão. Anderson, Hernani, Mateus, Diego e Elivelton converteram para o Santa Luzia, enquanto que Mael, Raimundo e Campelo (goleiro), assinalaram para o Liberdade. O único que desperdiçou foi o atleta Júnior, do Liberdade.

“Primeiramente quero agradecer a Deus, porque sem ele a gente não estaria aqui, comemorando esse lindo título. Em momento nenhum a gente desistiu, e nos esforçamos até o final. É uma responsabilidade muito grande, e eles me deram a confiança de sempre bater por último o pênalti. Tive a felicidade de conseguir efetuar uma boa batida e fazer o gol e sair para comemorar o título,” afirmou o zagueiro Elivelton, autor do gol que definiu o título para o Santa Luzia.

A 1ª Copa Interbairros de Futebol iniciou com a participação de 32 equipes, divididas em oito chaves de quatro times. A competição, que envolveu os principais bairros da cidade, foi realizada com sucesso, com quase dois meses de bola rolando, tendo início no dia 10 de maio, em alusão as comemorações do aniversário de 30 Anos de Parauapebas. As partidas foram realizadas no Complexo Esportivo e Estádio Rosenão. A competição foi mais um evento da SEMEL e teve total aprovação da população da cidade.

“Uma grata surpresa e estou feliz por a gente ter organizado, como equipe SEMEL, esse campeonato e também pelas comunidades terem entendido a importância do futebol no dia a dia. De a gente trazer os bairros para dentro do esporte e realizar uma grande final. Estamos contentes pelo resultado que nós conseguimos alcançar com esse campeonato,” disse Laoreci Diniz, secretário de Esporte e Lazer.

Além dos troféus e medalhas para os primeiros colocados, houve também as premiações para os destaques da 1ª Copa Interbairros de Futebol. O time do bairro São Lucas, que ficou com o quarto lugar, ganhou o prêmio de equipe mais disciplinada. O time do bairro Ipiranga recebeu a premiação de equipe destaque. O goleiro Adriano, do bairro Santa Luzia, foi o menos vazado, com apenas seis gols sofridos. Geilson Santos, do bairro Rio Verde, foi o artilheiro, com oito gols assinalados. O atleta Diego do Carmo, do Primavera, foi eleito o craque do campeonato.

Classificação da 1ª Copa Interbairros de Futebol

Santa Luzia
Liberdade
Primavera
São Lucas

Este slideshow necessita de JavaScript.

Futebol

Primavera é campeão do Sub-18 e Beira Rio conquista o título do Master

As finais aconteceram no Estádio Rosenão e contou com a presença de autoridades do município
Continua depois da publicidade

Após mais de dois meses de bola rolando, na tarde e noite deste sábado (7), foram conhecidos os campeões do Campeonato Municipa de Parauapebas, nas categorias Sub-18 e Master. A competição foi promovida pela Liga Esportiva de Parauapebas (LEP) e contou com o total apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL). As duas finais foram decididas no Estádio Rosenão.

Na primeira final, Primavera e Juventude entraram em campo para decidir o título do Sub-18. No primeiro tempo do jogo, só deu Primavera, que atropelou o adversário. Índio abriu o placar, aos 28 minutos. Depois a estrela do garoto ítalo brilhou: o atleta do Primavera marcou três vezes, aos 29, aos 31, e aos 43 minutos, fechando os primeiros 45 minutos em 4 a 0. Na etapa final, o Juventude descontou logo aos três minutos, com Daniel Alves. Placar final: Primavera 4 x 1 Juventude. O Primavera conquistou o título do Sub-18.

A arbitragem da final do Sub-18 contou com Nielma Arouche como árbitra central, tendo as assistências de Ediceu Vital e Francinaldo Moura, enquanto Bruno Serejo foi o quarto árbitro.

Ao final da partida, ocorreram as premiações individuais para a categoria Sub-18. Ronald do Primavera foi nomeado o artilheiro da competição, com nove gols assinalados, enquanto Edinaldo Júnior do ASSERP foi o goleiro menos vazado, com três tentos sofridos.

Logo após a decisão da garotada, os times do Beira Rio e Dallas entraram em campo para a grande final da categoria Master; um jogo bastante acirrado do começo ao fim. O placar foi aberto aos 27 minutos do primeiro tempo: após um gol contra, o Beira Rio largou na frente, 1 a 0. Na segunda etapa, o Dallas tentou o empate, sem sucesso. O placar não foi mais alterado e os jogadores do Beira Rio puderam soltar o grito de “É campeão!” no Estádio Rosenão. Placar final: Beira Rio 1 x 0 Dallas.

A partida contou com José Augusto como árbitro central, sendo auxiliado por Francinaldo Moura e Ediceu Vital, contando ainda com Erivelton Vital como quarto árbitro.

A premiação individual do Master teve Edinaldo, do Dallas, e Izael, da Sociedade, como os artilheiros da competição, com seis gols marcados cada. Já Raidon, do Beira Rio, levou o prêmio de goleiro menos vazado, com apenas dois gols sofridos.

Algumas autoridades do município participaram da entrega dos troféus, medalhas e premiações para os campeões como Luiz Castilho (vereador e líder de governo na Câmara Municipal de Parauapebas), Laoreci Diniz (secretário de Esporte e Lazer) e Cássio Flausino (secretário de Administração e representante da Prefeitura Municipal de Parauapebas).

Por Fábio Relvas