Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Esporte

Márcio Hartmann foi aclamado presidente da Liga Esportiva de Parauapebas

A eleição ocorreu no Rosenão e Márcio segue comandando a LEP para o biênio 2019/2020

A Liga Esportiva de Parauapebas (LEP) realizou na última sexta-feira (30), na sala de reunião do Estádio José Raimundo Roseno Araújo, o Rosenão, uma Assembleia Geral Ordinária, convocando os presidentes das 20 equipes que disputam o Campeonato Municipal da 1ª e 2ª divisão. O encontro foi para escolher em eleição, a nova diretoria da LEP pra o biênio 2019/2020.

A única chapa que concorreu ao pleito foi a do atual presidente Márcio Hartmann, que por aclamação vai seguir comandando a Liga Esportiva para mais dois anos, juntamente com o seu vice-presidente, Marivaldo Santos, o popular Baiano. A maioria dos presidentes que estavam aptos e devidamente regularizados com sua diretoria, concordaram com a escolha e a reeleição de Márcio.

“A eleição foi ótima. Tem 20 clubes filiados e teve presentes 18 deles e desses 18 clubes, todos foram unânimes com a nossa chapa. Por isso eu fiquei feliz. A Liga Esportiva e os seus presidentes é o que estão dando suporte para nós a cada dia fazermos o melhor para o esporte e o melhor para o esporte é para a Liga Esportiva”, afirmou Márcio Ernis Hartmann, presidente reeleito da LEP.

Assim como presidente e vice-presidente, todo o restante da diretoria da LEP continua a mesma para os próximos dois anos, tendo Solange Campos como diretora de esportes. Márcio Hartmann promete fazer um planejamento diferente para as próximas temporadas e conta com o total apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), que neste ano providenciou a entrega de todo material esportivo para as equipes participantes do futebol masculino e feminino.

“Apesar de ser um trâmite burocrático a parte da parceria, a LEP tem cuidado disso, tem representado e cuidado do nosso futebol, com muito carinho e com muita coerência e isso vem cada vez mais enaltecer e dá desenvolvimento ao nosso esporte. Nós temos nesse final de semana as finais da primeira divisão, da segunda divisão e do futebol feminino, isso do futebol de campo, realizada através da liga municipal”, disse Laoreci Diniz, secretário de esporte e lazer.

Por Fábio Relvas
Parauapebas

Parauapebas sedia Torneio de Xadrez para Deficientes Visuais

Os competidores desfrutaram ainda de uma confraternização em alusão ao Dia Internacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência

O torneio, realizado pela ADVP (Associação de Deficientes Visuais de Parauapebas), em parceria com o Clube de Xadrez Parauapebas, aconteceu nesse sábado, 1º de dezembro, e contou com representantes de quatro municípios do estado do Pará: Parauapebas, Mosqueiro, Belém e Ananindeua. Segundo o diretor do torneio, Rodrigo Leal, por meio do xadrez o deficiente visual participa de um esporte inclusivo. “O objetivo é conscientizar a população, principalmente crianças e adolescentes e aproximá-los deste meio enxadrístico. O xadrez é para todos”, definiu Rodrigo.

Além da participação no campeonato, para descontrair, os competidores desfrutaram de uma confraternização do Conselho da Pessoa com Deficiência, em alusão ao Dia Internacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência. As finais ocorreram no mesmo dia, tendo premiado depois os vencedores: 1º Lugar – Evandro Santana (Parauapebas); 2º Lugar – Breno Araújo (Ananindeua); e 3ºLugar – Ezequiel Lisboa (Parauapebas)

“Quando perdi a visão, o xadrez foi um dos esportes que me ajudou no processo de adaptação. Jogo xadrez há algum tempo”, conta Evandro, lembrando que, quando perdeu a visão, praticou vários esportes, foi quando começou a jogar xadrez pelo Clube de Xadrez Parauapebas e isso o ajudou.

Nesta etapa Evandro é jogador de Parauapebas, já tendo participado do Campeonato Paraense Absoluto, no meio dos competidores dotados de visão, e tem planos para nos próximos anos fortalecer o xadrez no município, e se preparar para o Regional Norte Nordeste de Xadrez para cegos que acontecerá em Parauapebas, em maio, e também disputar torneios fora.

O evento contou com o apoio da Prefeitura de Parauapebas através da secretaria Semas e Semel, CMDPDP (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Parauapebas) e organização do Clube de Xadrez Parauapebas.

Sobre o esporte para cegos

O xadrez para deficientes visuais tem algumas regras especiais; as peças pretas possuem uma saliência que as diferenciam das brancas, dessa forma, o competidor consegue tatear todas as etapas do jogo e “visualizar” o tabuleiro.

Outra diferença é que o jogo é falado. O enxadrista deve dizer sua jogada para o adversário reproduzi-la no seu tabuleiro. Outro detalhe é o tabuleiro com buraquinhos, para que as peças que têm pinos em baixo para conecta-los aos buracos e não saiam do lugar com o toque dos participantes e as casas escuras do tabuleiro são elevadas.

Parauapebas

Arte Soccer goleia o Ferrari e avança para a final do Campeonato Municipal da 1ª divisão

A decisão será diante do time Rola Papo no próximo dia 7 de dezembro

A bola pesada rolou no Ginásio Poliesportivo, do bairro Beira Rio, na noite desta quarta-feira (28) para as semifinais do Campeonato Municipal da 1ª. 2ª divisão e feminino. Um bom público se fez presente para apoiar as equipes. O jogo destaque da rodada foi entre Arte Soccer e Ferrari, dois times com boas campanhas e fortes para buscar o titulo da temporada de 2018.

A partida foi acirrada e eletrizante no primeiro tempo, com chances perigosas para os dois lados. O placar insistia em ficar em branco, até que no finalzinho, uma bola cruzada rasteira encontrou os pés do jogador do Arte Soccer, que não perdoou e abriu o marcador, deixando sua equipe na frente no final da primeira etapa. Muita festa dos atletas do time com a vantagem.

Na segunda etapa, o time do Ferrari foi para cima do adversário em busca do empate, mas não conseguiu passar pela zaga adversária. Até que o Arte Soccer começou a dominar as ações e acabou ampliando a vantagem em uma cobrança de pênalti. Após o segundo gol, os ânimos ficaram exaltados e os árbitros Nielma Arouche e Isael da Silva expulsaram dois jogadores, um de cada lado, para continuar tomando o controle da partida, já que os atletas quase vão para a briga.

O emocional abalou as duas equipes dentro da quadra, que começaram a fazer jogadas mais ríspidas. O Ferrari teve que sair para o jogo e utilizou goleiro linha para tentar diminuir o placar, mas em uma bobeira, o goleiro do Arte Soccer acabou chutando da sua meta e ampliando para 3 a 0. Para fechar o marcado, em um contra-ataque, o Arte Soccer definiu a sua vaga para a final e ampliou para 4 a 0. A equipe do Arte Soccer vai decidir o título contra o Rola Papo no dia 7 de dezembro no Ginásio Poliesportivo.

“A gente já sabe como o adversário da final, o Rola Papo, joga e nós vamos jogar essa decisão de acordo com o esquema deles. Vamos brigar pelo título do Campeonato Municipal da 1ª divisão e estamos focados na final com grandes chances de sermos campeões. Agradecendo a boa organização da SEMEL e o novo ginásio, que proporciona grandes partidas de futsal”, afirmou Aneilton, técnico do Arte Soccer.

Por Fábio Relvas

Esportes

Bairro Maranhão vence o Resende pelo Campeonato Municipal de Futsal da 1ª divisão

O Ginásio Poliesportivo voltou a receber os jogos em seu novo piso

Após um período parado devido as reformas no Ginásio Poliesportivo do bairro Beira Rio, o Campeonato Municipal de Futsal da 1ª, 2ª divisão e feminino teve o seu retorno nesta semana com grandes partidas. Na noite desta segunda-feira (29), entraram em quadra as equipes do Bairro Maranhão e Resende, em partida válida pelo fechamento da terceira rodada da 1ª divisão.

As duas equipes estavam com campanhas diferentes, enquanto o Resende já tinha seis pontos em dois jogos realizados, a representação do Bairro Maranhão havia conquistado somente um ponto, depois de um empate e uma derrota. Precisando da vitória, o Bairro Maranhão começou melhor a partida e chegou a abrir o marcador no finalzinho do primeiro tempo, com o gol assinalado pelo ala Francisco.

Na etapa final, o Resende tentou igualar o marcador, mas sem sucesso. Quem chegou a balançar as redes foi novamente o ala Francisco, que assinalou o segundo tento do Bairro Maranhão, 2 a 0. A equipe do Resende queria manter os 100% e partiu para cima, chegando a diminuir o marcador para 2 a 1. Mas o Bairro Maranhão voltou a atacar e marcou o terceiro, fechando o placar em 3 a 1.

Após o fechamento da terceira rodada do Campeonato Municipal da 1ª divisão, o time do Bairro Maranhão chegou aos 4 pontos conquistados, enquanto que a equipe do Resende permanece bem com seus 6 pontos. Na quarta rodada, o Bairro Maranhão encara o atual campeão Independente. Já o Resende pega a representação do Art Soccer. Todos os times aprovaram a iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), que realizou obras no ginásio como novos vestiários, iluminação e principalmente o novo piso mais moderno e seguro.

“Graças a Deus a gente conseguiu ganhar esse jogo, a equipe toda jogou bem e a expectativa agora é para o próximo jogo para ir embalado e se deus quiser vencer o Independente. Em relação ao ginásio, achei muito bom o novo piso, a prefeitura trabalhou muito bem com a SEMEL e graças a Deus estamos sendo agraciados com um novo piso para jogar aqui em Parauapebas”, afirmou Wanderson Carvalho, goleiro do Bairro Maranhão.

Por Fábio Relvas
Parauapebas

Ginásio Poliesportivo de Parauapebas passou por uma grande reforma estrutural

Além de uma reforma geral foi colocado um piso modular de primeiro mundo

O Ginásio Poliesportivo Municipal da cidade de Parauapebas, sudeste do estado do Pará, passou por uma grande reforma estrutural, atendendo as necessidades dos desportistas do município. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) tomou a inciativa da melhoria do espaço esportivo por detectar alguns problemas estruturais. A ideia foi para melhor atender a todos beneficiando os diversos esportes praticados na região e na cidade.

O que chamou a atenção do novo ginásio foi o piso totalmente reformado, sendo um dos mais utilizados do mundo, onde vai dar mais conforto e qualidade para todos os atletas de várias modalidades. Mas a novidade não foi somente o piso modular que já foi colocado. O ginásio passou por uma reforma geral como: novos vestiários, nova iluminação de led, novos banheiros e melhorias das salas de diversas modalidades, inclusive todas ar-refrigeradas, além da pista asfaltada para a galera que pratica esportes radicais na parte externa.

“Nós estamos adquirindo um dos pisos mais utilizados, não só a nível de Brasil, mas também a nível mundial para dar uma melhor qualidade e um espaço confortável para os nosso atletas praticarem o esporte. Mas a reforma não foi só a questão do piso. Quando nos entramos aqui no ginásio detectamos vários problemas, como a falta de acessibilidade, problemas de energia, banheiros com problemas no vaso e etc. Fizemos essa programação e esse ano foi feita toda uma reforma em todo o ginásio”, afirmou Laoreci Diniz, secretário de esporte.

Os jogos do Campeonato Municipal de Futsal da 1ª e 2ª divisão e feminino estavam sendo realizados no ginásio, mas foram interrompidos devido a reforma. O piso modular já foi colocado e a partir desta terça-feira (23), algumas modalidades vão utilizar o espaço para treinos visando a reinauguração do ginásio que vai ocorrer neste final de semana com jogos de handebol, vôlei e futsal feminino e masculino.

“Para a nossa grata surpresa, em três dias o piso ficou pronto e a partir da semana que vem já estará a disposição para o retorno dos jogos. Teremos um grande evento no sábado para abrilhantar e valorizar esse momento com grandes partidas aqui no ginásio, sendo uma espécie de reinauguração. Que também conta com toda as salas adaptadas e preparadas para a prática de todas as modalidades: balé, judô, jiu-jitsu, karatê, e algumas dependendo da necessidade até ar-refrigeradas”, disse Laoreci Diniz.

A programação esportiva deste sábado (27) começa, às 18h30, com o jogo amistoso entre a Seleção de Parauapebas contra a Seleção de Marabá pelo handebol feminino. Logo em seguida, às 19h30, as duas seleções voltam a se enfrentar no voleibol masculino, também em partida amistosa. Na sequência vai ocorrer um cerimonial com a presença de autoridades do município, a partir das 20h.

Após o encerramento, entram em quadra as equipes da Palmares Sul e Império da Fênix valendo três pontos pelo Campeonato Municipal de Futsal Feminino, às 20h30. Para fechar a vasta programação esportiva da reinauguração do ginásio, se enfrentam em partida amistosa, a Seleção de Parauapebas diante da Seleção de Belém pelo futsal masculino, às 21h30.

“Essa reforma vem abrilhantar ainda mais o nosso esporte, dar uma maior qualidade e elevar cada vez mais o esporte e o lazer da nossa comunidade. Neste sábado especificamente teremos essa reinauguração de todas essas mudanças que foram feitas para atender melhor os desportistas de Parauapebas com uma grande programação, para todos os gostos e com grandes jogos pela frente”, enfatizou Laoreci Diniz.

 Por Fábio Relvas
Esportes

Esportes Radicais ganham mais adeptos nas noites de Parauapebas

As manobras são feitas no espaço externo do Ginásio Poliesportivo cedido pela SEMEL

Os praticantes de esportes radicais vêm crescendo na cidade de Parauapebas, sudeste do estado do Pará. Todas as noites uma galera se reúne para buscar uma ocupação e diversão, realizando manobras nos patins, bicicletas e skates. A turma aproveita o espaço externo do Ginásio Poliesportivo do bairro Beira Rio, cedido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), onde visa oportunizar todos os segmentos.

A ideia dos praticantes é sair da rotina do dia a dia e um pouco do sedentarismo, transformando os esportes radiais em opção de lazer e sem limite de idade. Nos encontros, tem dos mais experientes aos iniciantes, que entram no esporte pelo prazer, e com a força de vontade permanecem aumentando os diversos grupos espalhados pela cidade. É o caso de Laize Farias, que há pouco tempo começou a patinar e não quer mais parar.

“Eu comecei a andar de patins há pouco tempo. Tanto é que no grupo que eu estou é especificamente para as pessoas que estão iniciando. Tenho só dois meses de patins, o meu grupo é o Pebas Inline que possibilita isso as pessoas. A gente vem com uma galera que é bacana e eles dão os primeiros passos com as primeiras instruções. Se a gente se sentir a vontade a gente fica e tenta algo mais ousado ou mais radical, como rampa e slides”, afirmou Laize Freitas, patinadora.

Atualmente, 139 pessoas estão no grupo do Pebas Inline, que praticam a patinação em vários pontos da cidade. Além dos patinadores, outros grupos que vem crescendo na cidade são dos skatistas e os ciclistas. A turma realiza manobras radicais em busca de novos desafios e sempre com a intenção de tentar quebras seus próprios recordes. O espaço cedido pela SEMEL colabora para um bom desemprenho.

“A gente tem muita carência em espaço para andar, pelo preconceito, mas a prefeitura junto com a secretaria de esporte cedeu esse espaço aqui para a gente. Nos mesmos se reunimos e fizemos os obstáculos e estamos ai no rolê e a galera se encontra todo o final de semana e todos os dias dividimos o espaço com a bike e com os patins. É massa, é da hora”, disse Tiego Costa, skatista.

Os encontros da galera da bike, dos patins e do skate, acontecem de segunda a sábado, a partir das 20h, na parte externa do Ginásio Poliesportivo. Os grupos dos três segmentos procuram ensinar aos iniciantes, um pouco do que sabem, visando quem sabe formar um aleta profissional no ramo dos esportes radicais. Os organizadores dos encontros disponibilizam todo o material para treinamento, emprestando as bikes, os patins e os skates, além de todos os acessórios como Kit EPI, munhequeira, joelheira e capacete.

Por Fábio Relvas
Esportes

Grand Prix de Judô movimentou grandes disputas no Ginásio Poliesportivo

O evento chegou em sua 9ª edição e reuniu centenas de atletas de várias cidades do país

A 9ª edição do Grand Prix de Judô foi realizado com sucesso no último sábado (29) no Ginásio Poliesportivo do bairro Beira Rio. O evento conseguiu reunir centenas de atletas de diferentes cidades do país. A competição durou durante todo o dia e teve início com uma cerimônia de abertura, quando foram realizadas homenagens para autoridades e personalidades do esporte dentro do município, que receberam medalhas pela contribuição e incentivo às modalidades.

O já tradicional evento esportivo teve a realização e organização da Associação Esportiva e Paradesportiva do Sul e Sudeste do Pará (AEPA) e contou com o total apoio da Prefeitura Municipal de Parauapebas, através Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), que gentilmente cedeu o espaço e alimentação para os atletas, dando total suporte a todos os competidores.

“Já é a 9ª edição e começamos com poucos atletas e cada ano vem crescendo mais, e também o nível técnico, é a maior competição do calendário estadual paraense e a gente recebe atletas de outros estados aqui. O que engrandece mesmo é a confiabilidade e a estrutura que nós oferecemos. A gente consegue colocar atletas em hotéis, alojamentos de boa qualidade, consegue dar jantar, café da manhã e isso favorece nós termos um grande número de atletas”, afirmou Antônio Sérgio, coordenador do evento.

Além da 9ª edição do Grand Prix de Judô, também ocorreu na última sexta-feira (28), o 2° Encontro Paraense de Judô Paralímpico, que contou com palestras no Plenário da Câmara Municipal de vereadores de Parauapebas. As palestras foram ministradas por Jaime Bragança (técnico da Seleção Brasileira de Judô Paralímpico e coordenador nacional da modalidade no CPB), Lúcia Teixeira (atleta medalhista em duas Paralimpíadas), Thiego Marques (atleta da Seleção Brasileira de Judô Paralímpico) e Antônio Sérgio (técnico de judô e coordenador do Grand Prix).

“Esse evento, tanto o encontro como o Grand Prix de Judô em Parauapebas, ele tem como o principal objetivo fomentar o paradesporto com o judô paralímpico. Tem uma importância muito grande esse evento porque o fomento do paradesporto é tão importante quanto ao judô convencional”, avaliou Thiago Silva, presidente da Federação Paraense de Desportos de Deficientes Visuais (FPDV).

O evento contou com a arbitragem toda da Federação Paraense de Judô (FEPAJU), com os trabalhos de árbitros, mesários e súmulas. Ao todo 20 atletas paralímpicos de diferentes municípios do Brasil participaram da competição, além de 350 atletas do judô convencional, dentre eles 100 somente da cidade de Parauapebas, que vem crescendo bastante devido ao bom trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governo municipal, dando o incentivo necessário.

“Sem dúvida é um grande momento do nosso esporte de Parauapebas, hoje do judô, com grandes representantes, até de nível nacional e com a presença do nosso expoente máximo, Thiego Marques, que é medalhista a nível internacional e é uma grande competição que é o que o nosso esporte merece mesmo”, disse Laoreci Diniz, secretário municipal de esporte e lazer.

Por Fábio Relvas
Esportes

Ferrari atropela o Lepo Lepo pela 1ª divisão do Campeonato Municipal de Futsal

A partida terminou em 9 a 3 para o Ferrari, que entrou como um dos favoritos na competição

A bola pesada voltou a rolar no Ginásio Poliesportivo do bairro Beira Rio para mais jogos do Campeonato Municipal de Futsal. Na noite desta terça-feira (25) entraram em quadra as equipes do Ferrari e do Lepo Lepo em partida válida pela primeira divisão. O time do Ferrari não tomou conhecimento e simplesmente atropelou o adversário sem piedade, com o placar de 9 a 3.

O jogo começou movimentado com os dois times chegando com frequência ao ataque. Mas logo no início, a representação do Ferrari foi logo abrindo o marcador com o tento do jogador Matheus Alves. Durante a primeira etapa, o time só foi ampliando e chegou a marcar mais três vezes. A equipe do Lepo Lepo esboçou uma reação e acabou descontando, mas o primeiro tempo terminou com o placar de 4 a 1.

Apesar do resultado bem favorável a seu favor, o time do Ferrari seguiu em cima do adversário e marcou mais gols na segunda etapa. Com um ritmo forte a equipe se impôs em quadra e fechou o marcador com o placar de 9 a 3. O grande destaque da partida foi o jogador Matheus Alves, que assinalou três gols a favor do time do Ferrari, equipe que promete ser forte durante a competição.

“Primeiramente quero agradecer a Deus e toda a minha equipe que me ajudou muito a fazer um belo jogo contra o Lepo Lepo e agradecer pelos três gols da vitória e a torcida do Ferrari que veio em peso até o Ginásio Poliesportivo”, afirmou Matheus Alves, atleta do time do Ferrari.

Todos os dias pela parte da noite, a bola segue rolando no Ginásio Poliesportivo pelo Campeonato Municipal de Futsal da 1ª, 2ª divisão e feminino. Os jogos ainda estão em sua primeira rodada e a competição conta com 10 times em cada categoria, sendo um evento realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), que vai até o mês de novembro.

Por Fábio Relvas