TCE Cidadão chega à Parauapebas com apoio da UNISA

O objetivo é dar ampla visibilidade do Tribunal de Contas do Estado e formar cidadãos que possam contribuir com a maior transparência dos processos públicos
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

O Tribunal de Contas do Estado e a Universidade Santo Amaro – Unisa Digital (atualmente Grupo Educacional Gamaliel) realizam no dia 20 próximo, no Plenarinho da Câmara Municipal, evento destinado a estudantes universitários. É a primeira vez que o TCE realiza o evento em Parauapebas. O Programa TCE Cidadão foi criado em 2011 e já esteve em mais de 400 escolas públicas no Pará, beneficiando cerca de 10 mil alunos do Ensino Médio.

A partir de 2017, as atividades foram ampliadas e hoje o TCE possui três sedes Belém, Santarém e Marabá. Alexandre Melo da Costa, secretário da jurisdição de Marabá, responsável pelo atendimento de 37 municípios, proferirá a palestra aqui em Parauapebas. “Nosso objetivo é dar visibilidade às atividades do TCE”, afirma ele.

Alexandre afirma ainda que outra finalidade é deixar o órgão mais próximo da sociedade transmitindo conhecimento para estudantes de redes públicas e privadas, de níveis técnicos e superiores nas esferas municipal, estadual e federal, de leis e decretos que determinam a forma de utilização de recursos públicos em benefício da sociedade.

Durante a palestra, será apresentado o dispositivo de ouvidoria pública e sua importância para estimular a participação dos cidadãos. A ampliação do programa aconteceu graças ao apoio dos professores e diretores das escolas integrantes dos conselhos escolares em todo estado. Os multiplicadores formados pelo órgão levam aos estudantes, esclarecimentos sobre qual o papel do TCE-PA e de como o estudante pode contribuir para a maior transparência nos processos públicos.

Serviços

TCE Cidadão nas Escolas

Local: EEEM Eduardo Angelim

Rua Rio de Janeiro, 82 – Rio Verde

Data: 20 de abril de 2018

Horário: 15h

TCE Cidadão Universitário

Local: Plenarinho da Câmara Municipal de Parauapebas

Avenida F, Quadra 33, Lote Especial, Beira Rio II

Data: 20 de abril de 2018

Horário: 19h

O TCE emite declaração com o conteúdo da palestra para todos os alunos que comparecerem ao evento.

Os alunos da UNISA que participarem receberão certificados com as horas destinadas a este evento.