Sociedade jacundaense discute saúde na 8ª Conferência Municipal

O prefeito anunciou a instalação de um novo hospital municipal durante o evento, entre outras melhorias

Continua depois da publicidade

Um novo hospital municipal, reformas dos postos de saúde e informatização da rede pública de saúde são alguns dos investimentos para melhorar a prestação de serviços aos usuários do sistema público do município de Jacundá. As ações foram levadas ao conhecimento dos participantes da 8ª Conferencia Municipal de Saúde, realizada nesta sexta-feira (5).

Neste ano, a conferência municipal de saúde traz o tema: “Participação da comunidade na defesa do SUS e fortalecimento da Atenção Primária”. Entre os subtemas discutidos pelos conferencistas destacam-se “Atuação da Atenção Primária no enfretamento ao novo coronavírus e uso das tecnologias em saúde no âmbito do SUS”.

Na abertura do evento, o prefeito Itonir Tavares (PL) enfatizou os principais investimentos na área de saúde, como a adaptação do prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para um novo hospital municipal de Jacundá, informatização do sistema de saúde e reformas das unidades básicas de saúde. “São ações que oferecerão melhores condições de trabalho e atendimento à população”.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Jacundá, Gessynael Reis, a “participação da comunidade é importante nos debates abordados na conferência de saúde por apresentar propostas relevantes para a melhoria da qualidade dos serviços”.

Participaram da conferência cerca de 30 representantes da sociedade civil organizada, lideranças políticas e religiosas. Os palestrantes foram: o enfermeiro Davdsom de Souza Braga, a enfermeira Marcela Barroso de Carvalho, o técnico do 11º CRS Francisco Saraiva Pereira e a enfermeira Lícia Souza. As discussões foram coordenadas por Gessynael Reis e pela secretária de Saúde, Iraildes Bizarrias.

(Antonio Barroso)