Semma e Bombeiros debelaram incêndio em duas serras de Redenção

A ação integrada durou três dias e o combate ao fogo foi feito tanto em terra, no meio da floresta, quanto pelo ar, com uma aeronave jorrando água

Continua depois da publicidade

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Redenção montou uma ação integrada com o Corpo de Bombeiros do Aeródromo da cidade para combater o incêndio que atingiu as serras do Piaus e Gradaús no município. O fogo se alastrou no último sábado (25) e operação durou três dias, sendo concluída na tarde desta última segunda-feira (28).

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Aristóteles Alves, o incêndio foi provocado por uma pessoa que está vivendo debaixo de umas pedreiras na serra que foi atingida pelo fogo. “Nós conseguimos a identificação de um jovem que a principio está vivendo no meio do mato. Ele teria ateado fogo na serra, porém, está não é a primeira vez”, disse o secretário.

A ação da Semma contou ainda com o apoio de uma aeronave, que sobrevoou o local na manhã de segunda-feira (27), jorrando água para ajudar no combate ao incêndio. “Nesta operação integrada tivemos homens sobrevoando a mata, jorrando água e homens combatendo o incêndio dentro da mata, para não deixar se alastrar”, detalhou o secretário.

Segundo ele, o trabalho em conjunto é de suma importância para minimizar os impactos ocasionados por incêndios. “O combate foi feito tanto por terra quanto por ar. Enquanto a aeronave despejava água, os brigadistas tentavam abafar as chamas na vegetação. A ação conjunta proporcionou maior eficácia. O incêndio atingiu grandes proporções e só não foi maior devido ao nosso trabalho. E não podemos ainda mensurar o quanto foi queimado, mas estamos trabalhando para finalizar a operação com êxito”, afirmou Aristóteles.

As serras do Gradaús e Piaus ficam localizadas a cerca de 5 km da cidade de Redenção e, segundo Aristóteles, todos os  incêndios de grandes proporções atingem a área.