Resumo da Sessão da Câmara de vereadores de Parauapebas de 26/11/2013

Continua depois da publicidade

Construção de escola na Vila Paulo Fonteles é indicada por vereador

Vereador Major da MactraVereador Antônio Chaves, Major da Mactra (SDD), solicitou ao Poder Executivo a construção de uma escola, na zona rural, e de uma praça no Bairro Cidade Jardim.

A construção da Escola Municipal Gonçalves Dias, localizada na colônia Paulo Fonteles, foi a indicação de número 201/2013 do vereador. Para o vereador a edificação dessa escola vai beneficiar centenas de alunos. Ele ainda ressaltou que trabalhar para a educação é um investimento “É indiscutível a importância da educação na sociedade, diante disso torna-se necessário o investimento em educação”.

Já sobre a construção de uma praça no Bairro Cidade Jardim o parlamentar falou que “A construção de uma praça na Cidade Jardim, é de grande importância para a população, pois o lazer é direito fundamental do cidadão”.

Vereador Charles solicita regularização do adicional de insalubridade dos servidores públicos e pediu a criação do Conselho Municipal de Sustentabilidade

Vereador Charles BorgesO vereador Charles Borges (SDD) indicou ao Poder Executivo a regulamentação do pagamento do adicional de insalubre dos servidores públicos, bem como a criação do Conselho Municipal de Sustentabilidade.

O estatuto do servidor no seu artigo 73 no inciso quarto prevê o pagamento de adicional pelo exercício de atividade insalubre, perigosa ou penosa, porém é preciso que haja uma lei regulamentando a matéria de forma a evidenciar a caracterização de uma atividade periculosa para que assim os servidores municipais sejam beneficiados. Para o vereador Charles Borges é urgente a regulamentação das concessões previstas no estatuo do servidor, pois os mesmos estão sendo prejudicados. “Em razão da omissão legal, os trabalhadores municipais, deixam de ter a justa recompensa pela natureza nociva à saúde de suas atividades profissionais”, afirmou o parlamentar.

O vereador indicou também a criação do Conselho Municipal de Sustentabilidade, bem como a adequação da lei municipal, de acordo com o Decreto Federal 7.746 de 05 de junho de 2012, que estabelece critérios, práticas e diretrizes para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável nas contratações realizadas pela administração pública federal.“A aprovação desta proposição se faz necessária, dada a relevância do assunto, que deve ser objeto de imediatas providências por parte do Poder Executivo”, disse o vereador Charles Borges.

Bruno Soares solicita intensificação às buscas do estuprador foragido da Carceragem do Rio Verde

Vereador Bruno SoaresDesde a fuga do estuprador Samuel Cruz dos Santos da carceragem municipal do Rio de Verde, no dia 19, as mulheres de Parauapebas têm caminhado preocupadas pelas ruas da cidade. Atentos a essa situação os vereadores Bruno soares (PP) e Eliene Soares (PT) solicitam através do requerimento 124/2013 que o delegado Rodrigo Paggi, intensifique as buscas ao foragido.

Bruno Soares lembrou que, desde quando ficaram sabendo da fuga do preso, as mulheres caminham pelas ruas da cidade com insegurança e que é necessário trazer tranquilidade a todas elas. “Lembro que dia 25 de novembro foi comemorado o ‘Dia Internacional pelo Combate à Violência Contra a Mulher’ e nada mais justo trazer a segurança as mulheres da nossa cidade com esse criminoso novamente preso”, disse o parlamentar.

Vereadores estão preocupados com a saúde dos alunos da rede municipal

Preocupados com a saúde dos estudantes do município os vereadores Antônio Chaves, Major da Mactra (PSDB), e Devanir Martins (SDD) indicaram ao Poder Executivo a higienização das caixas d’águas e bebedouros das escolas municipais.

O vereador justificou a indicação (nº197/2013) dizendo que essa medida de prevenção proporcionará resultados positivos no aprendizado dos alunos, visto que um dos fatores relacionado à dificuldade de aprendizado é o problema de saúde. Além disso, haverá redução de custo com tratamento médico.

“Os índices de problemas de saúde são constantes em nosso município e trabalhar a prevenção vai contribuir muito para o bem-estar e melhor qualidade de vida aos usuários que utilizam os equipamentos públicos de nossas escolas”, falou o vereador Major da Mactra ao justificar sua indicação.

Por Renê Silva – Ascom/CMP

1 comentário em “Resumo da Sessão da Câmara de vereadores de Parauapebas de 26/11/2013

  1. Anônimo Responder

    Deixa ver se entendi. Vereador pedindo para limpar caixa e bebedouros das escolas? kkkkk, trágico, muito trágico. Para a realização desse serviço, basta o gestor da escola solicitar aos setor de serviços gerais da Semed, pelo menos era assim na gestão anterior.Que despreparo. Vereadores lutem pela melhoria do transporte público, água para o Liberdade II; Muito lixo pela periferia da cidade, acordem, pelo amor de Deus.Que droga é essa?????

Deixe seu comentário

Posts relacionados