Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Justiça

Presidência do TJPA reúne 25 comarcas da região em Marabá

Encontro de Gestão foi marcado pela presença de cerca de 100 magistrados e diretores de secretarias

A Comarca de Marabá recebeu nesta sexta-feira, 28, a visita técnica da Presidência do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e sua equipe de gestão. O encontro foi aberto pelo desembargador Leonardo de Noronha Tavares, presidente do Tribunal em exercício, que deu as boas vindas aos cerca de 100 magistrados e diretores de Secretaria das 25 comarcas participantes da visita técnica, que é a sexta e última programada para a gestão 2017-2019 do TJPA.

O desembargador Leonardo ressaltou a honra de estar presidindo o Tribunal, substituindo o presidente Ricardo Ferreira Nunes, que exerce o cargo de governador do Estado, em substituição constitucional pelo afastamento do titular do Executivo.

O presidente em exercício destacou ainda a importância do encontro para a gestão e para os magistrados e servidores, lembrando que a visita técnica “prevê o debate dos temas que mais influenciam o planejamento estratégico e, por via de consequência, a gestão do Tribunal. A partir das contribuições nas práticas, oficinas e debates, que são devidamente registrados e tratados, estamos acumulando um material precioso que servirá de base à revisão do nosso planejamento para os próximos dois anos, mais precisamente até 2020, período que seguimos em conjunto com o Sistema Nacional de Justiça”.

Mencionou ainda sobre o Processo Judicial Eletrônico, que é destaque neste Encontro, afirmando que “vale destacar a premente necessidade de aprimoramento das práticas de trabalho que até agora têm sido desenvolvidas, para tarefas voltadas a processos físicos, bem como que a sistemática eletrônica de gerenciamento de processos possa resultar em mais eficiência para a sociedade, requerendo que nossos procedimentos sejam compatíveis com as ferramentas tecnológicas concebidas”.

Veja também:  Idolatrados por prefeitos, royalties da mineração caem na conta nas próximas horas; veja valores

Concluindo a sua saudação aos participantes, o presidente em exercício pediu a todos que “façamos deste encontro um marco de novos avanços, no desempenho em todos os níveis e instâncias, potencializando os recursos físicos e tecnológicos disponíveis. Superemos os desafios que estão postos, na produtividade e eficiência que precisamos alcançar, considerando que, em dezembro de 2017, cerca de 10% dos processos em trâmite já eram eletrônicos, já dobrando neste setembro, havendo 20% do nosso acervo em meio eletrônico”.

Os trabalhos nas visitas técnicas são organizados pelo Departamento de Planejamento de Gestão e têm como objetivo promover maior aproximação entre a gestão e magistrados e servidores, debater sobre o Plano de Gestão do biênio 2017/2019, estabelecer canais entre as equipes, além de fomentar a comunicação interna. Os cinco primeiros encontros foram realizados nas comarcas de Belém (abrangendo as comarcas que integram a região metropolitana, sendo que a primeira visita técnica foi direcionada à área cível e a segunda, à criminal), Castanhal, Paragominas e Santarém.

Deixe uma resposta