Parauapebas perde pênalti e o jogo para o Tapajós e fica longe da classificação para a semifinal do returno

Continua depois da publicidade

Por Fábio Relvas – Correspondente do Blog

O jogo entre Tapajós e Parauapebas que estava marcado para, às 20h, foi retardado em meia hora e a bola só rolou, às 20h30, no estádio Jader Barbalho, o Barbalhão, em Santarém, no último sábado (28). O confronto entre os dois caçulas do Campeonato Paraense já se tornou uma espécie de clássico. A rivalidade ganhou força na final da segundinha, quando o PFC levou a melhor e ficou com o título em cima do adversário.

Desta vez, o Boto deu o troco e venceu, por 3 a 1, e entrou na briga por uma das vagas na semifinal do returno, ficando em segundo lugar, com quatro pontos no Grupo A2, já o Trem de Ferro se complicou no Grupo A1, e segue em quarto lugar, com apenas dois pontos. Os gols do Boto na partida foram marcados pelo meia Welthon, duas vezes, assumindo a artilharia do Parazão ao lado do atacante Monga do Gavião, com cinco gols, e pelo zagueiro Thiago Costa. Enquanto que o atacante Célio Codó desencantou e marcou seu primeiro gol com a camisa do Trem de Ferro no Campeonato Paraense.


O jogo

A rivalidade fez com que a zaga do Trem de Ferro fosse mais afoita na primeira jogada da partida. Nem bem a bola rolou e a defesa do Parauapebas cometeu pênalti. Welthon cobrou com categoria no canto direito da meta de Paulo Rafael e abriu o placar, logo a um minuto do primeiro tempo.

Após o gol do adversário, o Trem de Ferro começou a envolver o Boto, tocando bem a bola e comandando o meio de campo, mas com pouca objetividade no ataque. Com isso, o Boto começou a sair no contra ataque e em um deles, o meia Welthon não perdoou e marcou o segundo dele e o segundo do time de Santarém, 2 a 0, aos 27 minutos.

O curioso é que as duas equipes não desceram para os vestiários no intervalo do jogo, devido ao forte calor em Santarém. Os técnicos orientaram seus atletas no gramado antes da bola rolar para a etapa derradeira.

O segundo tempo começou igual ao primeiro, com o árbitro Wasley do Couto marcando pênalti logo a um minuto, desta vez para o Parauapebas. O meia Juninho cobrou forte e a bola explodiu no travessão, perdendo a grande chance do PFC no jogo. O atacante Célio Codó que havia entrado na segunda etapa, diminuiu o placar para o PFC, após pegar uma sobra dentro da área, o atacante fuzilou a meta do goleiro Jader, marcando seu primeiro gol no Parazão, aos 22 minutos.

O Parauapebas se animou com o gol e foi para cima, mas o Tapajós conseguiu segurar o adversário. Além de esperar o Trem de Ferro, o Boto contra atacava o PFC. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Thiago Costa aproveitou a bola na área e marcou o terceiro gol para o time de Santarém, aos 35 minutos.

Após o gol do Boto, os comandados do técnico Léo Goiano não conseguiram reagir e sem força pouco chegaram à meta de Jader. Melhor para o Tapajós que cozinhou o jogo e só esperou o apito final do árbitro para comemorar sua primeira vitória no segundo turno do Parazão. Placar final: Tapajós 3 x 1 Parauapebas.

O Parauapebas volta a campo na quarta-feira (08/04), contra o Paysandu, pela segunda rodada do segundo turno, em jogo adiado devido aos compromissos do time da capital em competições nacionais.