Parauapebas é o município que mais exportou em julho, revela Economia

China comprou cerca de 75% do minério de ferro produzido por Parauapebas e 80% do mesmo produto lavrado em Canaã dos Carajás. Barcarena e Marabá também estão no topo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Pela primeira vez em cinco anos, Parauapebas voltou ao topo das exportações brasileiras, cravando em julho 979,66 milhões de dólares transacionados em commodities. A informação foi levantada com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu, que analisou os dados do Ministério da Economia expressos na balança comercial e liberados nesta segunda-feira (5).

O maior produtor nacional de minério de ferro desbancou as exportações das gigantes metrópoles São Paulo (889,84 milhões de dólares) e Rio de Janeiro (974,89 milhões de dólares). Complementam o “top 5” dos maiores exportadores do país Duque de Caxias-RJ (695,48 milhões de dólares) e Canaã dos Carajás-PA (540,16 milhões de dólares).

De Parauapebas partiram 12,61 milhões de toneladas de minério de ferro, no valor de 970,39 milhões de dólares, para o globo. A China sozinha comprou 74,5% do minério de ferro de Parauapebas e a Malásia, outros 10,3%. O restante das compras de foi feito por outros nove países, a maior parte da Ásia.

Já Canaã dos Carajás contribuiu com 6,64 milhões de toneladas da mesma commodity que totalizaram 511,87 milhões de dólares. Cerca de 80,2% do minério embarcado tiveram a China como destino. A Malásia consumiu 8,5% do produto, que, assim como em Parauapebas, também teve aceitação por outras nove nações.

Além de Parauapebas e Canaã dos Carajás, outros nomes paraenses desfilam entre os principais exportadores nacionais, como Barcarena (199,92 milhões de dólares) na 16ª posição e Marabá (182,81 milhões de dólares) na 21ª. Barcarena é detentor de grande indústria de transformação mineral, enquanto Marabá é o maior produtor nacional de cobre, um dos maiores em manganês e gigante da agropecuária.

Confira o ranking elaborado pelo Blog do Zé Dudu dos 25 municípios brasileiros que mais exportaram no mês passado, inclusive os quatro gigantes paraenses!

Publicidade