Parauapebas: Após edição comemorativa, CurtaCarajás vai lançar edital para festival 2022

O edital será lançado em janeiro e prevê recursos para quem deseja produzir a sétima arte. O festival, que objetiva fomentar a produção regional de cinema, é um dos maiores Pará
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Após o sucesso da 9ª edição do Festival de Cinema CurtaCarajás de Parauapebas, que foi comemorativa para marcar a retomada do evento, suspenso devido à pandemia, a direção já se prepara para a 10ª edição, que será realizada em 2022. O edital para o evento será divulgado em janeiro e prevê recursos para quem deseja produzir a sétima arte.

O CurtaCarajás é um dos maiores festivais do estado e objetiva fomentar a produção local e dá enfoque e visibilidade nacional ao cinema de Parauapebas. “A gente tem muita riqueza, muita gente e muitas histórias boas para contar. Para a próxima edição, a gente espera exibir muitos filmes que serão produzidos por Parauapebas”, adiantou o diretor-geral do festival, Ivan Oliveira.

A 9ª edição do festival contou com a exibição de filmes e oficinas de cinema. As aulas ocorreram no auditório do Karajás Shopping, onde o evento foi realizado nos dias 9, 10 e 11 deste mês.

Para Ivan Oliveira, a retomada do festival foi um sucesso. “O balanço final foi muito positivo. Todas as vagas nas oficinas foram preenchidas e nossa expectativa para 2022 são as melhores”, projeta o diretor.

Quem já passou por oficinas de cinemas, destaca a importância do festival para as futuras gerações de produtores, como é o caso da diretora Fernanda Brito. Ele lembra que a primeira oportunidade dela surgiu em uma oficina e daí não parou mais.

“A experiência que eu tive como aluna de uma oficina de cinema me abriu as portas para esse mundo. Foi assim que comecei minha trajetória como diretora de cinema. Eu saio daqui com o dever cumprido. Além de difundir os conhecimentos, aprendi muito com meus alunos. Tenho certeza que dessa oficina sairão grandes nomes no cenário cinematográfico”, espera Fernanda Brito, que ministrou uma das oficinas do festival.

O CurtaCarajás conta com o apoio da Prefeitura de Parauapebas, por meio do Gabinete e da Assessoria de Comunicação (Ascom).

Tina DeBord- com informações da Ascom PMP