Parauapebas: Festival de Cinema CurtaCarajás volta com edição comemorativa

A edição, que marca o retorno do evento, após a pandemia, será realizada de 9 a 11 deste mês. O evento inclui exibição de filmes, oficinas e roda de conversa com profissionais de cinema
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Parauapebas volta a receber o Festival de Cinema CurtaCarajás, que é um dos importantes eventos de difusão e acesso à produção cinematográfica no Pará. O evento, que foi realizado por oitos anos seguidos na Capital do Minério, volta com uma edição comemorativa, com a exibição de filmes, oficinas e roda de conversa com profissionais de cinema.

O festival será realizado de 9 a 11 deste mês. A programação é gratuita e se realizará no Karajas Shopping. Estudantes, produtores de audiovisual e a população em geral, que tiverem interesse em conhecer a linguagem cinematográfica, poderão se inscrever no site do festival www.curtacarajas.com.br.

De acordo Ivan Oliveira, diretor e produtor audiovisual e idealizador do festival, retornar com do CurtaCarajás, depois de dois anos suspenso devido à pandemia, é um momento de celebração e de recomeço das atividades culturais. “O festival de cinema é uma importante vitrine, tanto para os realizadores de filmes independentes brasileiros, como para o nosso município, que se torna polo de fomento e difusão do cinema nacional na Amazônia. O CurtaCarajás coloca novamente a nossa cidade no circuito nacional de festivais de cinema”, comemora Ivan Oliveira.

Ele destaca que eventos, como o festival, fazem parte de uma cadeia produtiva que gera emprego e renda, além de prospectar Parauapebas no turismo de eventos, criando uma rota cultural no seio da Floresta Nacional de Carajás. “O cinema tem esse poder de comunicar, entreter e promover desenvolvimento”, acrescenta o diretor.

Ivan ressalta que a nona edição, que marca a retomada do festival, não haverá mostra competitiva, sendo uma programação comemorativa. O grande público que sempre acompanhou o festival vai rever alguns filmes vencedores e rememorar o que rolou nas últimas edições, assim como serão exibidos novos filmes e será apresentada uma nova proposta para as próximas edições do CurtaCarajás.

O diretor, no entanto, avisa que os produtores de filmes já devem ficar atentos que a décima edição do CurtaCarajás, que está programada para se realizar em maio de 2022, aproveitando as comemorações do aniversário de Parauapebas. A edição prevê boa premiação para os filmes participantes da mostra competitiva, além de novidades na programação, que será diversificada e extensa.

“Temos visto os investimentos da gestão municipal em transformar Parauapebas em uma cidade turística. O festival é um atrativo à parte, que colabora nesse processo, atraindo a atenção de produtores culturais de todo o país. Na próxima edição, nossa meta é transformar o CurtaCarajás em um festival de cinema internacional, tenho plena convicção de que é possível, viável e que será mais uma iniciativa para o fortalecimento do turismo da cidade, a partir do segmento cultural”, projeta Ivan.

Segundo ele, este ano, o CurtaCarajás terá o apoio da Prefeitura de Parauapebas, por meio do Gabinete do Prefeito e da Assessoria de Comunicação (Ascom).

Tina DeBord- com informações da CurtaCarajás