Greve de fome de advogado provoca correição do CNJ na comarca de Xinguara

Continua depois da publicidade

Portaria assinada pelo corregedor Nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, e publicada no Diário de Justiça Eletrônico (DJe) desta sexta-feira (2/5) determina a realização de correição na comarca de Xinguara e em outras unidades administrativas e judiciais vinculadas ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA). O trabalho teve início nesta segunda-feira (5/5).

destaque-281153-advogado-xinguaraSegundo a Portaria n.16, um dos fatos que motivaram a correição foi a existência de quatro procedimentos em curso no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) envolvendo o juiz titular da Vara de Xinguara, José Admilson Gomes Pereira.

Além disso, notícias veiculadas na imprensa eletrônica relataram que o advogado Rivelino Zarpelon (foto), ex-presidente da Subseção da OAB de Xinguara e atual juiz do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/Pará, chegou a iniciar uma greve de fome em frente ao Fórum da Comarca de Xinguara, em protesto contra a suposta morosidade do magistrado.

Durante a correição, a Corregedoria Nacional de Justiça examinará os procedimentos em trâmite e os arquivados na Corregedoria-Geral de Justiça do TJPA contra o magistrado José Admilson Gomes Pereira. Também será investigado se os fatos relatados contra o titular da Vara de Xinguara tiveram repercussão em outras unidades judiciais do estado.

De acordo com a Portaria n.16, não haverá suspensão dos trabalhos forenses durante a correição. O juiz titular da 3ª Vara Penal na Comarca de Parauapebas, Líbio Moura, está em Xinguara representando a AMEPA – Associação dos Magistrados do Estado do Pará.