Gavião e Parauapebas empatam na estreia do returno

Continua depois da publicidade

Por Fábio Relvas – Foto: Antônio Cícero

O sol castigou as equipes de Gavião Kyikatejê e Parauapebas na abertura do 2º turno do Campeonato Paraense de 2015, na tarde deste domingo (15), no estádio Zinho Oliveira em Marabá. Além do sol escaldante, o PFC entrou em campo desfalcado de cinco jogadores. O volante Régis deixou o time e foi defender o América-RN, já o zagueiro Henrique e o atacante Magno não entraram em campo por suspensão, e o meia Evandro e o atacante Célio Codó nem viajaram com elenco por estarem entregues no departamento médico.

Com todas as dificuldades, o PFC conseguiu empatar com os donos da casa em 1 a 1. Danúbio marcou para o Parauapebas, enquanto que Monga empatou para o Gavião.

O jogo

Com todos os desfalques que perdeu durante a semana, o técnico Léo Goiano não conseguiu nem formar um banco de reservas. Apenas cinco jogadores do Trem de Ferro ficaram na suplência. Apesar de todas as dificuldades, o PFC começou melhor com duas chances de gol e as duas com o atacante Ueslei. Primeiro recebeu na frente, carregou bem, mas na hora de chutar pegou mal na bola, que se perdeu pela linha de fundo. No lance seguinte, recebeu cruzamento e testou firme, mas a bola passou a direita do goleiro Mumu.

GaviaoxPFC_20150315_AntonioCicero_0964

O Trem de Ferro comandou o meio de campo. Juninho cobrou falta de longe, a bola quicou e ficou com Mumu. O Gavião respondeu quando Monga recebeu dentro da área e ajeitou para a chegada de Bombom, mas o chute foi sem direção. O time indígena gostou do jogo e teve outra chance minutos depois, quando Gil Bala cruzou rasteiro da direita para Cléo, que finalizou imprensado com a zaga e perdeu a chance.

Devido ao forte calor, o árbitro Nadilson Souza dos Santos paralisou a partida com o tempo técnico. Após a paralisação, os times voltaram para campo com sono e poucas oportunidades foram criadas. Quase no final da primeira etapa, Cléo cortou bem da marcação, mas chutou em cima de Paulo Rafael. Depois Bombom cobrou falta, e mandou um balaço na direção da meta de Paulo Rafael, que não contou conversa e aliviou o perigo espalmando para o lado. Mas ao apagar das luzes, Danúbio cruzou da esquerda para Ueslei que de frente dentro da pequena área, conseguiu perdeu um gol incrível, levando os torcedores do PFC à loucura.

Mas na etapa derradeira, o torcedor do Trem de Ferro comemorou logo aos dois minutos. Ueslei tocou para Danúbio, que driblou o goleiro Mumu e mandou para o gol, a bola explodiu no travessão e voltou nos pés do próprio Danúbio que não perdoou e bateu para marcar, 1 a 0 PFC. O gol não abalou o Gavião. Bombom cobrou falta com perfeição, a bola tocou no roda pé da meta de Paulo Rafael.

O Trem de Ferro quase chegou ao segundo gol, depois que a bola ficou pingando dentro da área, após cobrança de falta, o zagueiro Negretti chutou para fora. Assim como no primeiro tempo, o árbitro da partida paralisou e determinou a parada técnica. Na volta, Mocajuba derrubou Edinaldo dentro da área. Pênalti para o Gavião e cartão amarelo para Mocajuba. O atacante Monga cobrou com categoria e deixou tudo igual, aos 33 minutos, 1 a 1.

Após levar o gol de empate, o PFC foi para o ataque em busca da vitória. Juninho tabelou com Ray que de frente perdeu um gol feito. O Gavião tentou marcar no chute de longe, a bola foi nos braços de Paulo Rafael. O Tem de Ferro teve a última chance. Juninho cobrou falta no segundo pau, o goleiro Mumu tirou de soco. Placar final: Gavião Kyikatejê 1 x 1 Parauapebas.

“Acho que o árbitro foi infeliz no pênalti. Eu estava no lance. Eu vim de trás e toquei a bola,” afirmou Mocajuba, lateral esquerdo do Parauapebas.

“Eu estava meio longe do lance, não deu para ver. Mas futebol é isso. Infelizmente deixamos escapar a vitória e temos que trabalhar agora para buscar as vitórias”, declarou Ueslei, atacante do Parauapebas.

FICHA TÉCNICA

Gavião Kyikatejê: Mumu; Gil Bala (Ricardinho), Robertão, Max Melo e Edinaldo; Júlio César, Paulinho 47, Diogo Piraca e Bombom (Renato Tucuruí); Monga e Cléo. Técnico: Vitor Jaime

Parauapebas: Paulo Rafael; Rodrigo Siqueira (Ray), Negretti, Léo (Danilo Caramuru) e Mocajuba; Dedeco, Gustavo, Romeu (Fabiano) e Juninho; Ueslei (Daniel)e Danúbio. Técnico: Léo Goiano.

Árbitro: Nadilson Souza dos Santos

Assistentes: José Ricardo Guimarães Coimbra e Ducival da Silva Brito

Quarto árbitro: Antônio Rafael Rodrigues da Silva e José Silva dos Santos

Cartões amarelos: Juninho, Gustavo e Mocajuba (Parauapebas)

Local: Estádio Zinho Oliveira, em Marabá

Renda: R$ 2.450,00 – Pagantes: 145 – Credenciados: 240 – Total: 385

Resultados da 1ª Rodada

image