Deputado quer plebiscito para consultar população sobre troca do nome de Parauapebas por Carajás

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Nas imagens abaixo cópia do Requerimento e Justificativa do Deputado Divino dos Santos (PRB) que quer autorização para convocação de plebiscito no município de Parauapebas com o objetivo de consultar a população sobre a troca do nome do mesmo para Carajás. Estranho o requerimento, pois na ALEPA Parauapebas conta com um deputado com base eleitoral local (Milton Zimmer-PT) e por aqui muito pouco, ou quase nada, se ouve sobre o desejo da população  sobre a mudança do nome do município e agora me aparece um deputado eleito por Ananindeua querendo a mudança.

Seria de bom alvitre que o deputado, preocupado com o que pensa o morador de Parauapebas, incluísse emendas que beneficiem Parauapebas e a região sul e sudeste do Estado em vez de preocupar-se com a mudança do nome do município. Quero, de antemão solicitar do deputado ou de seu representante local que disponibilize a tal consulta popular prévia supostamente realizada no município e alegada em sua justificativa, que comprova o desejo da população de mudar o nome.

PDL-1772011

justificativa PDL-177-2011

48 comentários em “Deputado quer plebiscito para consultar população sobre troca do nome de Parauapebas por Carajás

  1. Fern Dowdy Responder

    Whats hard now is how the laid out look to life is not changed. Do you know what I’m saying? Its nearly as if we walk through life with blinders on, not accepting the true fate of our own destiny.

  2. Aline Alves Responder

    Tinha que ser coisa do Vassourinha mesmo, que inclusive, durante a campanha do SIM, ele e seu grupo, foram foi fazer campanha e coletar assinaturas para apoio a esse projeto, querendo tirar o foco daquele momento, que afinal de contas, quando o caldo engrossou, sobre a emancipação dos estados, o Vassourinha ficou apagado, será porque ele foi fazer isso logo durante a campanha…Na minha opinião,é por gente com esse tipo de idéias que a nossa região não evolui, mudar o nome de Parauapebas seria uma luta? seria uma mudança benéfica ao povo?
    Quer mudar porque não sabe escrever ou porque não sabe falar?
    se for algo assim, não está preparado para ser representante do povo, não ama a cidade e não aceita o nome dela.
    Parauapebas é Parauapebas.
    Tá achando ruim? vai mudar o nome de sua cidade ou o seu nome mesmo.
    Isso não é luta para ser levantada, temos muito o que fazer por aqui e aparece um negócio desses.

    Vassouriinha diga ao seu companheiro de partido ir cuidar da cidade dele que nós cuidamos da nossa.

    Parauapebenses, se indignem com isso, isso não é luta, isso não é revolução, isso não progresso, isso é gente querendo aparição.

  3. Rogério Alves Responder


    Castro:

    Era só o que faltava… com a grana desse plebiscito dá para realizar trabalhos de infraestrutura na cidade, tais como tratamento de água e mais água encanada, rede de esgotos, rede pluvial, construção de escola, etc. Que se dane esse plebiscito.

    vc é aquele que bebeu na fonte da Bel e agora come na mesa do Darci? brincadeira né.

  4. Mozarildo Quintanilha Responder


    Anônimoo:

    “Mozarildo Quintanilha” tú já prestou atenção ao teu nome? Kkkkkkkkk. Que tal mudar Darci? Eita cabra do nome feio, dicil de falar e pronunciar. Kkkkkkkk

    Meu nome é uma homenagem aos dois “brilhantes” autores dos projetos separatistas. Nem isso voce consegue entender! Sinal de que defende algo que não conhece.

  5. Castro Responder

    Mudar o nome para Darcilândia? “Landia” quer dizer cidade de, para homenajear uma pessoa que trabalha ou trabalhou para mudar e melhorar uma cidade ou região, o que não é o caso do Darci, pois ele nem aqui vive, aliás, vive sim, mas longe daqui. Quem o tem visto fazendo e trabalhando por Parauapebas, a não ser agora, com asfaltamento de ruas sem infraestruturas, tão somente já pensando em colocar seu substitudo paa a eleição que será esse ano?
    Até que o nome Carajás, em referencia à flor só existente aqui na região de Parauapebas seria sim, uma boa.

  6. Eta Lelê Responder

    O deputado deu apoio a criação do Estado de Carajás? nós Parauapebenses continuamos sonhando com isso, não pretendemos aceitar mudar o nome da cidade como premio de consolação, queremos é o Estado de Carajás, portanto, não vamos gastar este dinheiro com mais este plebicito…

  7. Rui Vassourinha Responder

    infelizmente as mentes estagnadas, sempre vao existir…sao elas que sempre se recusa a enxergar o futuro, sÃo a essas mentes nervosas rancorosas e estupidamente ignorante que permite e licenciam aos olhos de um mundo moderno o atraso…fica aqui meu repudio aos inbecis que me criticam por nao me conhecer, quando tiverem a oportunidade deixarão de ser inbecis eu darei uma chance para que elas tenham conhecimento…e tenha certeza parauapebas será CARAJÁS porque o povo sabio e quem vai decidir.
    o povo que quer mudança do atraso para o progresso… viva o desenvolvimento de nossa cidade de CARAJÁS

    quem apoia a ideia me ligue..vamos fazer uma grande mobilização popular em prol de CARAJAS nossa cidade.

  8. Senna Responder

    É o que se pode chamar de “Divino comédia”… É pessoal com essa temos que aprender a votar e eleger líderes políticos daqui de Parauapebas, se não cada qual quer meter o bedelho. Daqui a pouco vai aparecer outro propondo “Parauapebas de Carajás”…
    Divino dá uma volta pra cá, assim vc vai ver que precisamos urgente de estradas boas, de escolas, de segurança pública, etc.

  9. Anônimoo Responder

    “Mozarildo Quintanilha” tú já prestou atenção ao teu nome? Kkkkkkkkk. Que tal mudar Darci? Eita cabra do nome feio, dicil de falar e pronunciar. Kkkkkkkk

  10. Rogério Alves Responder

    O exercício da democracia é válido e para todos que gostam de expressar suas opiniões, aos obtusos que pronunciaram ofensas e palavras de pouco grau de educação a eles se limitam em suas vidas falsas razões e quase nenhuma boa educação. Entretanto sobre o contexto sou favorável a mudança do nome da cidade, pois em 16 anos de é de domínio publico que 02 quadrilhas assaltaram mais de (R$ 4 bi) dos cofres públicos dessa cidade e nunca houve nenhuma repercussão nacional. Aos que preferem que isso fique no anonimato serão conivente as esses criminosos, pois uma coisa é prefeito (a) do pebinha outra coisa é ser prefeito de Carajás, onde fica localizado a maior jazida mineral do planeta. Reflitam!

  11. RAYDONILSON-[PRB Responder

    Parauapebas é Carajas!

    A ideia de mudança de nome de Parauapebas para Carajás.
    Parauapebas que tem uma área de 7.007,737 Km², Vale e os índios Xicrins do Cateté, juntos, e o Governo Federal, através de projetos de preservação ambiental (APA – Área de Proteção Ambiental, Rebio – Reserva Biológica e Flonata – Floresta Nacional do Tapirapé) detêm a concessão de 80% do total dessa área. Formando assim a Floresta de Carajás.
    Parauapebas que cujo nome e de língua indígena que o significado seria (RIOS DE AGUAS RAZAS OU CLARAS), teve esse nome posto em meados de 1980, originou-se de um índio que pertencia a tribos da região, mais que sabe que antes deste nome ouve outros, Rio Verde e um apelido citado pelos grandes pontos de prostituição e violência que existia na época ‘INFERNINHO’.
    Parauapebas é banhado por dois rios, o Parauapebas e o Itacaiúnas, tendo também um igarapé cortando a cidade com o nome de igarapé ilha do Coco, popular ‘SEBOZINHO’. Ambos não se dar ao significado claramente de rio de aguas claras, pois possuem as aguas barrentas.
    A ideia que hoje é discutida tem como uma das defesas a que estão em o nome não dar-se a nem uma questão cultural e nem originalizada por outro fator de origem própria , mais sim a questão de sua floresta e sua reserva que tem o nome conhecido ao mundo inteiro e que de fato traz a sua origem que se deu pela descoberta das grandes jazidas mineras da região. Carajás que tem esse nome por uma descoberta cientifica de uma flor que só existe nessa região mineral.
    A questão em que o nome muda-se para Carajás traz a cidade e a região a sua origem que se presencia aos olhos de todo o mundo tornado vista e reconhecida trazendo a cidade a orpotunidade de ser vista por suas riquezas florestais e minerais, dando se também a origem de sua população que foram atraídas pelos projetos existentes. o turismo é uma da questoes que podemos ter maior vantagem com essa mudança.

  12. Nome (G.F.S) Responder

    Quando aqui cheguei a 17 anos atrás, realmente estranhava o nome de Parauapebas,
    mas hoje me sinto bem com o nome de nossa cidade. Acho que dessa vez o Rui estrapolou os limites da sã conciencia, ou talvez esteja lhe faltando serviço, ou quem sabe coragem para encarar um trabalho digno, quanto a este deputado, já que é Pastor, deixe a politica de lado e vai cuidar dos seus servos, da sua igreja, de onde voce não deveria ter saído. É lamentavel um ciadão desse alem de teleguiar seus seguidores ainda querer aliciar o povo de uma cidade para promover um colega de partido. Parauapebas, Sempre!!!!!!

  13. Maria Responder

    Zé é cada uma q aparece…gente, os deputados ao invés de se preocuparem com a seguranç, saúde e etc, etc, vem se preocupar com o nome da cidade, vai te f… meu irmão, vá trocar o nome da sua vó.!!!! Parauapebas, Carajás, será que esse idiota, sabe ao menos o significado de cada uma dessas palavras, será q esse deputado zé ruela, sabe ao menos pq Parauapebas recebeu este nome!! Ah zé é cada uma q parece duas!!!

  14. Clayton Santos Responder

    É por atitudes de pessoas assim que a região sul e sudeste do estado não se desenvolve. Pior que o deputado irá pagar o pato, pois nem deve saber onde fica Parauapebas. Ainda bem que o sr. Rui Vassourinha de Merda sepultou seu nome no esquecimento com essa atitude.

  15. Nome (obrigatório) Responder


    Jonas Oliver:

    Eu vejo com bons olhos a iniciativa e acho que se de fato ocorrer a mudança do nome do município de Parauapebas trará vários benefícios a região que, sem somas de dúvidas, está ofuscada diante de tanta riqueza.

    oh amigo, desculpe, mas cite pelo menos um beneficio que a mudanca do nome vai trazer para a população??? com todo o respeito NENHUM!!!
    o que realmente traria mudança seria a divisão do estado mas que infelizmente não aconteceu, dai sim o nome CARAJÁS iria trazer mudança para a cidade. Esse senhor que propros isso no minimo vai ganhae algum por fora com a realização desse inutil plebicito, ao invés de ir atrás de coisas que realmente são de extrema importância como saúde, educação, segurança e várias outras coisas que com certeza vão trazer mudanças para a cidade o fulano vai querer consultar a população para mudar o nome da cidade! pra falar a verdade nunca ouvi ninguem querendo isso…

  16. Thomaz Braga Responder

    O nobre Deputado precisa se informar melhor, quando de suas JUSTIFICATIVAS EM SEUS PROJETOS, assim como sua assessoria, embora ele talvez nem saiba IN LOCO onde fica Parauapebas.

    Para sua melhor informação: EM JUNHO/2011 POR ORDEM DA ANAC, TODAS AS CARTAS DE VOOS FORAM ALTERADAS, DE AEROPORTO CARAJAS PARA AEROPORTO DE PARAUAPEBAS.

  17. por amor a parauapebas-26 nos de peba Responder

    é nós estamos muito mole mesmo, ja nao chego os palhaços daqui ainda tem q vir mas de longe p se meter em nossas decisoes e ainda errado. kd o parasita local (deputado) nem nessas horas ele conta a nosso favor, fala serio, e por cima ainda tem assessor parlamentar q acha q resolvendo o problema das estradas de terra dos interiores vai resolver a vida de todos. p começar arrumar estrada de terra no pará é a mesma coisa de enchugar gelo, nas primeiras chuvas se derrete toda. a produçao nao esta e nem precisa c escoada p outros estados. quanto ao sr milto zimmer antes temos muuuito mas muuuuuuito mesmo o q fazer, p começa q tal tipo; olhar p nossa parauapebas com um olhar amplo e critico e nao beneficiar meia duazia de amigos e assessores.

  18. Demostenes Responder

    Gente,
    Eu acho louvável a mudança do nome do Município para Carajás. Moro aqui a vinte anos e é lastimável quando alguém pronuncia o nome de Parauapebas errado. A maioria dos habitantes daqui não sabem pronuciar o nome da cidade onde moram. Trocam Parauapebas por Paropebas, isso é ridículo. Inclusive pessoas antigas que ajudaram a criar o município e que hoja são políticos partidário, comentem essa gafe.

  19. osvaldinho Responder

    como diria tropa de elite PEDE PRA SAIR DEPUTADO, ja que o sr que ajudar parauapebas pede pro governador arrumar o trecho de eldorado para parauapebas isso compete a um deputado, quer dizer se um pai tiver um filho viçiado em drogas e so mudar o nome que dele que que para usar drogas na hora. seria muito se fosse assim deputado me polpe dessa baboseira que o sr. quiz fazer. outra coisa, o vasorinha ta tão preocupado com nome do peba, ele deveria era ter se preocupado comas carteira de estudante quando ele era presidente da classe, e das cadeira deroda que ele vendeu, vou pensar o que de um homen desse, vassorinha neles.

  20. Leni Carvalho Responder

    Será que esse dep. sabe que dentro de poucos anos a Mina de Ferro da Serra dos Carajás,só vai nos sobrar o acento? será que ele ja´pensou num desenvolvimento sustentável pra região. Por que o sr: não nos ajudou na criação dos dois novos Estados CARAJÁS E TAPAJÓS aí sim o sr: estaria nos ajudando. Sr: Divino dos Santos vá pensando como erradicar Pobreza, como desenvolver a agricultura familiar, aqui temos um deputado Milton Zimmer que preocupado com a nossa estabilidade cultural, fortalece os nossos movimentos sociais, isso sim é o que tem ser feito não mudar nome de cidade. O Pará tem muitos problemas vamos cuidar. Procure o que fazer sr: deputado.Leni Carvalho.

  21. VITOR Responder

    Para este plesbicito tambem a população de Belém devera votar, idem o governador,que ao mudar nos darão estradas transitaveis, hospitais ,escolas com professores motivados e bem remunerados ,uma segurança publica condigna,saneamento basico para toda a cidade etc etc etc.
    DESTA VEZ DIREMOS NÃO!!!!!!!!!

  22. San.San Responder

    Concordo com a mudança de Parauapebas por Carajas.
    Esse deputado Milton Zimmer é um merda msm !! não trouxe nenhum beneficio pra nossa região…ôh mosca morta !!

  23. PARAUAPEBAS SEMPRE Responder

    Palhaçada…Rui vai procurar um emprego! A boquinha da campanha Pro Estado do Carajás acabou e agora ta querendo arrumar outro ganha pão mole.
    DESSA VEZ SOU NÃO!
    UMA VEZ PARAUAPEBAS SEMPRE PARAUAPEBAS.

  24. Edilson Responder

    Este deputado não tem nada para fazer com certeza, precisamos de segurança, saúde e educação e uma ação muito grande de nosso estado nesta região…mudar nome fica para quando o estado estiver sempre presente em nossa cidade.

  25. Castro Responder

    Era só o que faltava… com a grana desse plebiscito dá para realizar trabalhos de infraestrutura na cidade, tais como tratamento de água e mais água encanada, rede de esgotos, rede pluvial, construção de escola, etc. Que se dane esse plebiscito.

  26. Parauapebas Júnior Responder

    O Sr. Robervaldo comete grande equivoco ao dizer que precisamos de melhores estradas para que os colonos possam vender suas safras em outros estados. Precisamos de melhores estradas sim, alias de boas estradas, mas para que os produtos de outros estados cheguem aqui em melhores condições e preços. Apesar do grande esforço dos colonos em produzir, não conseguem suprir as necessidades da população Paraense fazendo com nosso estado seja um importador e não exportador de produtos agicólas, a exceção fica com a pecuária onde somos grandes exportadores. Quanto ao ilustre Deputado Zilmmer, que anda bastante sumido, se quiser mesmo fazer alguma coisa por Parauapebas, que vista a camisa da educação no ambito estadual, que vem ganhando sucessivos destaques a nivel nacional. Como a pior do País.

  27. Paulao Responder

    Esse deputado não tem o que fazer, a população proclama por saúde, segurança, educação, escolas tecnicas.etc.. melhores estradas que não temos.. é cerebro de galinha mesmo.. E o Rui é outro que o interesse é melhorar de vida.. dane-se o resto.

  28. Nome (obrigatório) Responder

    Boa tarde amigo Zé Dudu, você sabe que o nobre Deputado Pastor Divino é do PRB mesma sigla partidária do Sr. Rui Hildebrando, ex candidato a Deputado Estadual e Ex candidato a Prefeito em Parauapebas e essa “bandeira”, ou seja, trocar o nome de nossa querida Parauapebas por Carajás tem sido levantada por ele aos quatro cantos da cidade e até mesmo na Capita Belém. culminando agora, no pedido do Deputado Pastor Divino seu colega Partidário. Da parte do Deputado Milton Zimmer, lutaremos para que esse projeto não siga adiante. A nossa população precisa que o nobre Edil possa nos ajudar a conseguir outras demandas para a nossa cidade e nossa região Sul e sudeste, como melhoramento das nossas estradas para facilitar o escoamento da produção agricola dos nossos colonos para outros estados, a faculdade que tanto estamos lutando para trazer ao nosso municipio, segurança e principalmente saúde. Obrigado mais uma vez pela oportunidade

    Abraços,

    Robervaldo Freitas – PT
    Assessor Parlamentar – Deputado Milton Zimmer / PT

  29. roberto Responder

    Aposto como este cidadão não sabe nem onde fica Parauapebas.
    Quem sabe se este apresentasse proposta com foco nas melhores condições de vida
    de nossa população não seria bem aceita?, tais como: saúde, educação e segurança, que é o tripé de toda sociedade organizada, pois trata-se de um deputado estadual
    que tem por obrigação zelar pelos interesses comuns independente da região a que pertence.

  30. Paulo Henrique Responder

    Tanto projeto que poderia mudar a vida do povo desta cidade e o cara pensa em mudar o nome da cidade, falta do que pensar ou do que fazer e ainda recebe por isso e a maioria tento que ralar o dia todo para ganhar salário mínimo.

  31. Jonas Oliver Responder

    Eu vejo com bons olhos a iniciativa e acho que se de fato ocorrer a mudança do nome do município de Parauapebas trará vários benefícios a região que, sem somas de dúvidas, está ofuscada diante de tanta riqueza.

  32. Mauricio Responder

    O Deputado citado acima certamente deve ser cego ou não tem o que fazer. A mudança do nome da cidade vai trazer que beneficios a população local?

Deixe seu comentário

Posts relacionados

%d blogueiros gostam disto: