Com gol do atacante Monga, Parauapebas vence a primeira no Parazão diante do Águia no Estádio Rosenão

Continua depois da publicidade

Por Fábio Relvas

O Parauapebas Futebol Clube (PFC) finalmente conquistou sua primeira vitória na disputa do Campeonato Paraense de 2018. O triunfo veio na tarde deste sábado (27), quando o PFC derrotou o Águia de Marabá por 1 a 0, pelo clássico do sudeste do estado do Pará, no Estádio José Raimundo Roseno Araújo, o Rosenão. O único gol do jogo foi assinalado pelo atacante Monga de cabeça, aos 20 minutos da primeira etapa. A partida foi válida pela quarta rodada.

O resultado deixou o Gigante de Aço em segundo lugar, com cinco pontos dentro da Chave A2 da competição estadual. Quanto ao Águia, o time marabaense soma quatro pontos e está em quarto lugar na Chave A1.

O próximo jogo do Parauapebas será diante do Bragantino, no domingo (04), às 16h, no Estádio Rosenão. Já o Águia de Marabá vai visitar o São Raimundo de Santarém, às 17h, também no domingo, no Estádio Jader Barbalho, o Barbalhão.

O jogo: Deu Parauapebas – 1 a 0!

As duas torcidas foram ao Rosenão empurrar suas equipes rumo à vitória. Logo no inicio da partida, o volante Augusto Recife foi lançar uma bola e acabou sentindo uma fisgada na coxa e teve que ser substituído por Ângelo. Na primeira bola em que pegou, Ângelo chutou cruzado para a boa defesa do goleiro Bernardo. O Águia respondeu na bola parada: após cobrança de falta de Samuel, Juninho subiu sozinho e cabeceou para fora.

Em outra descida do Azulão, Felipinho chutou de fora da área, o goleiro Bruno defendendo bem para o PFC. O Parauapebas começou a tocar a bola e envolver o adversário. Rogério Maranhão recebeu na esquerda e cruzou na medida para a cabeçada do atacante Monga, que se antecipou a zaga e marcou um belo gol, aos 20 minutos jogados. 1 a 0 PFC. A torcida ainda vibrava com o gol quando Rogério Maranhão resolveu arriscar, a bola passou à direita da
meta de Bernardo.

O Gigante de Aço cresceu no jogo. Após cobrança de falta, Max Carrasco cabeceou no primeiro pau, e a bola passou perto da meta marabaense. Felipinho do Águia resolveu arriscar de fora da área, o goleiro Bruno bateu roupa, mas segurou firme na segunda. Felipinho demostrava que era o jogador mais perigoso do Azulão: em uma cobrança de falta do habilidoso atleta, a bola explodiu no travessão do Parauapebas.

Passado o susto, o PFC voltou a atacar com Rogério Maranhão, que disparou um chute venenoso à direita da meta de Bernardo. Em um lance duvidoso dentro da área do Águia, Evandro cruzou da direita na cabeça de Monga, que testou, e a bola bateu no zagueiro adversário. A turma do Parauapebas correu toda em cima do árbitro Joquetam Moreira Guimarães pedindo um toque de mão, mas a arbitragem mandou seguir o lance.

No segundo tempo, o Gigante de Aço queria resolver logo e foi para cima. Ângelo fez boa jogada pela esquerda, e deixou para Rogério Maranhão, que de frente chutou em cima do goleiro Bernardo. O Águia acabou perdendo algumas bolas na forte marcação do PFC, que seguia atacando. Em uma bobeira da defesa, o atacante Monga serviu de bandeja para Helinton, que sozinho e de frente, conseguiu chutar por cima da meta aguiana.

O Gigante de Aço não estava dando espaço ao Azulão e em mais uma roubada de bola, Monga outra vez deixou um companheiro livre para marcar, mas Evandro disparou em cima do paredão Bernardo, que fechou bem o ângulo. Depois de uma boa troca de passes, a bola chegou para Evandro, que disparou um chute em cima de Bernardo. Placar final: Águia 0 x 1 Parauapebas.

“Graças a Deus, eu fui feliz. Já estava há três jogos sem marcar e tive a felicidade de fazer o gol hoje. O mais importante são os três pontos e agora estamos na vice-liderança e vamos trabalhar para o próximo jogo e conseguir mais três pontos”, disse Monga, atacante do Parauapebas, autor do gol único da partida.

“Os garotos estão no caminho certo. Não é se abalar e nem se empolgar com vitória, tem que ter um equilíbrio e isso a gente sabe muito bem. Estamos há muitos anos na frente e eu sei fazer o vestiário muito bem para equilibrar os garotos no próximo jogo fora de casa”, afirmou João Galvão, técnico do Águia de Marabá.

FICHA TÉCNICA

ÁGUIA: Bernardo; Ari, Andrey, Léo Azevedo e Rafael Vieira; Mael, Juninho, Samuel (Dutra) e
Felipinho (Léo Pará); Guga (Dias) e Eric Di Maria.
Técnico: João Galvão

PARAUAPEBAS: Bruno; Rodrigo, Cris, André Ribeiro e Rafinha; Max Carrasco, Wellington
Kabeça, Augusto Recife (Ângelo) (Juninho) e Evandro; Monga e Rogério Maranhão (Helinton).
Técnico: Léo Goiano

Árbitro: Joquetam Moreira Guimarães
Assistentes: Ederson Brito de Albuquerque e Ducival de Silva Brito
Quarto-árbitro: Melck Muller Soares de Almeida
Cartões amarelos: Dutra (Águia); Max Carrasco e Rodrigo (Parauapebas)
Gol: Monga de cabeça, aos 20 minutos do 1º tempo
Local: Estádio José Raimundo Roseno Araújo, o Rosenão, em Parauapebas