Coluna do Zé Dudu no jornal Correio do Tocantins de 24/04/2014

Continua depois da publicidade

Supermercado
O Grupo Bretas acaba de fechar negócio em uma área ao lodo do Unique Shopping Parauapebas para a construção de um grande supermercado. A terraplenagem no terreno deve ter início na semana que vem e a previsão de conclusão é de 180 dias

Supermercado II
Conforme parceria entre o Grupo Bretas e o Grupo Mateus, tão logo fique pronto, o novo supermercado receberá a bandeira Mateus, ficando o Bretas com 1,5% do faturamento à título de aluguel.

Implantação
A Prefeitura de Parauapebas, através da Secretária Municipal de Saúde, implantará em maio o primeiro consultório odontológico na Zona Rural de Parauapebas. Será na Vila Paulo Fonteles, mas atenderá mente,  com procedimentos diversos, 20 pacientes das Vilas Sanção, Albany, Pedra Branca, APA, Garimpo das Pedras, além da Paulo Fonteles.

Inovação
Visando facilitar a vida dos moradores da Zona Rural em Parauapebas, a Secretaria Municipal de Saúde promete inaugurar, ainda no primeiro semestre, um posto de coleta de material para exames laboratoriais também na Paulo Fonteles. A medida, além de facilitar para os moradores da ZR, desafogará os postos de recolhimento na sede do município.

Karatê
Começa amanhã (25) em Parauapebas o Campeonato Norte Nordeste de Karatê Esportivo Interestilos. O evento, que é uma realização da CBKI – Confederação Brasileira de Karatê Interestilos – com o apoio da Prefeitura de Parauapebas, através da Semel, contará com 1.600 atletas de 10 estados das regiões Norte e Nordeste será realizado no Ginásio Poliesportivo do bairro Beira Rio.

Sincretismo religioso
O índio Kukoipati, da etnia Xikrin, é um dos únicos no Brasil que exerce a profissão de pastor evangélico. Kukoipati, da aldeia Katete, é o responsável pela inspiração religiosa de 2,5 mil índios Xikrins presentes nas três aldeias da etnia na região. Desses, cerca de quinhentos já foram convertidos pelo pastor.

Saúde indígena
Nos próximos dias deverá acontecer uma reunião entre os representantes da prefeitura de Parauapebas, Instituto Botiê, Sespa, FUNAI, Vale e Sensai com o objetivo de definir a competência de cada um no que pese ao tratamento dispensado aos índios Xikrin que habitam em Parauapebas. A reunião está sendo articulada pela Coordenadoria de Relação com os indígenas da prefeitura de Parauapebas.

Se achando!!!
Cidadão de Parauapebas que recentemente se descompatibilizou de um cargo equivalente ao de uma subprefeitura rica para se candidatar a deputado não perdeu o gosto pelo poder. Dizem que o rapaz, que teoricamente deve receber o apoio maciço da máquina do município, não perde a chance de dar pitacos onde não é chamado e reclamar dos serviços prestados por seus antigos colegas, quando deveria, na verdade, era estar trabalhando à procura de votos. Se liga!

Tucuruí
Uma comissão da Câmara federal formada por nove deputados federais estará hoje em Tucuruí para avaliar as eclusas da hidrelétrica e levantar subsídios para o Projeto de Lei 5335/09, que tramita naquela casa, e que pretende implantar a obrigatoriedade de construção de eclusas nas futuras usinas hidrelétricas a serem construídas no país. A visita, que terá início às 10 horas, terá o  deputado Lira Maia (DEM-PA) como anfitrião.