Código de Defesa do Consumidor completa 25 anos. Em Parauapebas, cidadão pode consultar legislação em estabelecimentos comerciais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Consumidor.gov

Neste ano, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) completou 25 anos. A legislação é reconhecida pelos avanços que trouxe ao cidadão brasileiro, por isso, é sempre bom consultá-lo para tirar dúvidas quanto aos direitos do consumidor.

Em Parauapebas, conforme a coordenadora do Procon, Evellyn Moutinho, a grande maioria dos estabelecimentos comerciais do município coloca a legislação à disposição do consumidor. Inclusive, segundo Evellyn, o órgão municipal realizou campanhas educativas com a entrega de toda legislação de consumo pertinente ao comércio. “Não posso garantir que todos tenham, mas já entregamos na maioria dos estabelecimentos e fazemos a reposição constantemente sempre que solicitado”, diz.

Em época de intenso consumo e compra de produtos, a coordenadora avisa que, além de Lei Federal, existe a Lei Municipal Nº 1932/95 que obriga os estabelecimentos comerciais a colocarem o CDC à disposição do cidadão. “Antes mesmo de ser uma exigência legal, a lei possibilita que o consumidor prontamente esclareça alguma dúvida ou mesmo se certifique de uma exigência ao estabelecimento”, destaca, acrescentando que a população tem recorrido ao CDC, pois, atualmente, a difusão da informação facilita no conhecimento dos direitos, promovendo uma curiosidade maior, sobretudo, no consumidor sobre o que pode ser feito ou mesmo de como agir em determinada situação.

Para facilitar ainda mais o conhecimento, a representante do Procon informa que o Ministério da Justiça criou uma plataforma virtual:consumidor.gov.br, que funciona como um meio alternativo de solução de conflito de consumo, de forma extrajudicial. “Funciona virtualmente e possui várias empresas cadastradas. Hoje o consumidor tem inúmeros mecanismos e formas de resguardar seus direitos”, conclui.

O Procon/Parauapebas está localizado na Rua Araguaia, nº 40, bairro Rio Verde.

Publicidade