Candidato ao Diretório Municipal do PT em Parauapebas vai processar jornal O Guardião por veicular material não autorizado.

Continua depois da publicidade

Semana passada “O Guardião” publicou material de campanha do candidato à presidência do Diretório do PT de Parauapebas, Nilson Dias. Tratava-se da reprodução da entrevista do candidato, concedida e veiculada no Carajás O jornal no início do mês.

Na quarta-feira, o Guardião, um jornal de Parauapebas que é editado quinzenalmente, volta a ser editado com as entrevistas dos outros dois candidatos, Chiquinho do PT e Leônidas. Porque isso?

As regras do PED não permitem propaganda desigual dos candidatos. O espaço concedido a um candidato deverá ser igualitário a todos.

Segundo informações, as despesas com a publicação do material dos candidatos Chiquinho e Léo, teriam sido pagas pelo candidato Nilson, por saber que o espaço deveria ser igual pra todos e temendo uma impugnação do seu registro de candidato.

Os candidatos Leo e Chiquinho, insatisfeitos com a condução e o tratamento diferenciado ao candidato Nilson, resolveram processar judicialmente o jornal O Guardião.

Em contato com Nilson Dias, me foi dito que não houve autorização para que o Guardião reproduzisse a matéria do Carajás O Jornal, assim como não patrocinou nenhum recurso ao Anchieta, proprietário do Guardião, para que o mesmo reproduzisse as outras duas entrevistas. Segundo Nilson, há uma ala insatisfeita no PT, o que é muito natural e democrático, que está tentando tumultuar a eleição. Nilson disse ainda, que a mais de 10 anos milita na política dentro do PT e que hoje a sua candidatura está muito bem sedimentada em virtude dos trabalhos na base que vem sendo feitos ao longo desses anos. O candidato disse ainda que parte do PT tenta vincular sua candidatura ao atual governo municipal, sendo taxado de “candidato do Darci”, coisa que, ainda segundo Nilson, não acontece. “No PT, todos os filiados recebem, o mesmo tratamento”.

Nilson, salientou ainda a forma honesta e transparente que o ex-vereador, Wanterlor Bandeira, da Comissão de Eleição, vem conduzindo o processo eleitoral interno do PT de Parauapebas. Sobre as críticas, Nilson disse ser sabedor e que respeita a posição contraditória de alguns filiados. Disse ainda que não comungará com a intenção de processar o Anchieta em virtude de não acreditar que o mesmo tenha tido a intenção real de prejudicar nenhum candidato, além de ser parceiro de longa data. finaliza o candidato.

O Blogger tentou contato com o proprietário do “O Guardião” mas não obteve sucesso. Assim sendo, coloco o espaço à disposição do mesmo para comentar a matéria.

13 comentários em “Candidato ao Diretório Municipal do PT em Parauapebas vai processar jornal O Guardião por veicular material não autorizado.

  1. Edson Dias Responder

    Parauapebas ta cheio de políticos , mas nada fazer pra melhorar as coisas na cidade como água, energia (apagão duas vezes por dia em média) , Internete Banda Larga, esgoto e saúde.

    Parece que oa políticos de Parauapebas estão de olhos na fortuna que a cidade arrecada do que trazer benefício pra a população em si.

  2. Anônimo Responder

    Esse leonidas não é aquele filho da dona NELI candidata a veradora de 200 votos ?, que fez camisetas escolares para a prefeira algumas vezez ? e é assessora especial . ou sera que foi exonerada ? será por isso toda essa zanga do “companheiro ” com o nilson ? será que tá faltando teta?
    AVISO: Não levar em consideração este comentário caso este leonidas não seja o filho da dona neli .

  3. daniel dantas Responder

    esse leonidas tem que ganhar mesmo ele parece ser muito bom pra populaçao. mais ainda acho que so quer mesmo é se dar bem. tomara que quando ganhar “se ganhar”. nao aceite um bom emprego do Darci pra nao ver nada, pois é assim que acontece por aqui. tenho medo desses caras que chega de longe com discursos inflamados, fala muito bonito, sabem no que dar neh? pessoal nao é o primeiro a falar bonito cuidado, leonidas deveria mesmo era se puliciar antes de falar tantas abobrinhas que talves nao lhes der direito. como eu ja sei que vai escrever uma carta abaixo, quero lhes dizer que eu posso fazer minhas colocaçoes pois ja vie muitos discursos aprumados iguais os seus, mudarem apos as urnas dizer quem venceu. por isso fique a vontade em escrever…vou cobrar rapais-zinho

  4. Leonidas Mendes Filho Responder

    Caro Zé…

    estou mais uma vez em seu espaço para responder o “anonimo” que me sugere “ao invés de está preocupado com a forma pela qual sobrevive ‘O Guardião’ que assim como outros jornais por este Brasil a fora obtém contrato com os governos Federal, Estadual e Municipal, além do comércio local, ocupe-se assim como os demais candidatos,em busca de seus votos, e nos deixe trabalhar. Quem trabalha Deus ajuda.” Vou começar mais uma vez que “falar sobre os outros anonimamente é fácil”, mas é típico dos covardes e dos maus caráter, pois, se escondem e, por isso, devem merecer aquilo que se dar para esta gente: “as migalhas”. Segundo para lembrar que, como também tenho que trabalhar para sustentar minha família e não tenho contrato com nenhum governo, não tenho o tempo para visitar todos os 1058 filiados do PT em Parauapebas, coisa que certamente o candidato que o tal anonimo defende tem, pois que, recebe quase 10 milhões da PMP para, segundo suas prórpias palavras, “prestar serviços de assessoria em informática para a Prefeitura”… assim é fácil! Eu sou professor; aliás, hoje de madruga (entre 1h30 e 3h) por exemplo, com mais de 50 alunos e alunas presentes, estava dando aulas no Cursinho Pré-Vestibular Semear, enquanto este “anonimo” certamente estava bajulando quem paga o salário dele ou tentando encontrar meios para faze-lo.
    Por fim, quando nosso nome foi indicado pelos companheiros de AE, o fizeram para que nos pedessemos debater com os demais quem de fato teria condições ideológicas (e não economicas) de se propor a conduzir o partido em Parauapebas, o que fiz muito bem, inclusive, pelo julgamento de vários companheiros que apoiam as outras candidaturas; e não foi anonimamente. Quanto ao jornal, devo lhe dizer, e sei que voce mesmo, Zé, poderia testemunhar, sou um radical defensor e praticante da liberdade de imprensa, de informação e de expressão, por isso, não me escondo atrás do anonimato, como o fazem os covardes, os ardilosos, os mal-intencionados, ou os que querem bajular, para não dizer os bandidos, os fascinoras; o que não significa que vou aceitar que alguém decida, sabe-se lá com que intenções, expor minha imagem. E como já disse aqui mesmo neste espaço, darei ao editor da publicação uma chance que ele não me deu: o de ser ouvido e consultado; a diferença é que como não preciso bajular ninguém, não tenho nada a esconder, o farei junto ao Ministério Público; e ele poderá se defender, pois, se não o fizer terá que arcar com as consequencias, sobre as quais deveria ter meditado antes de ter feito o que fez. Se o anonimo quiser ver, a queixa já estar afixionada no mural da sede do PT.
    De todo modo, “senhor anonimo” o senhor já conseguiu o que queria: seu patrão já deve estar sabendo que mais uma vez o senhor o bajulou. Está de parabéns: parabéns!

    Leonidas Mendes Filho

    PS: Zé, por favor posta na integra. Abraços.

  5. Anônimo Responder

    Epa pérai 0800 um scambáu quem paga esse “babão” ops digo ‘Guardião” sou eu ,é voce somos nós o povo de parauapebas , e tem mais se atrasar o pagamento mais de dois meses vão fazer igual a ” Radio comunitária arara azul ” quando deixou de receber , vão descer a lenha no PT.
    Agora todos ou quase todos sabem quem vai ganhar e quem vai perder essa eleição do ( pureza total – PT ) resta agora quem vai perder esperniar , resmungar , falar em processar etc.etc.

  6. Secreta Responder

    Como leitora assídua do jornal O Guardião, não concordo guando nosso amigo comenta cima que O Guadião é pouco lido pela populaçao de nossa cidade.
    Afinal, O Guardião é o único jornal que circula nos quatro cantos de Parauapebas, inclusive no meu bairro (casas populares II).
    Me responda, qual jornal, além do jornal O Guardião, circula 0800 nas periferias e zona rural de nossa cidade?
    Todo gestão pública, seja, federal, estadual e municipal, necessita e pagam os veiculos de comunicaçção para divulgarem suas ações. E isso, amigos, é óbvio.

  7. Anônimo Responder

    Senhor Leonidas, ao invés de está preocupado com a forma pela qual sobrevive “O Guardião” que assim como outros jornais por este Brasil á fora obtém contrato com os governos Federal, Estadual e Municipal, além do comércio local, ocupe-se assim como os demais candidatos,em busca de seus votos, e nos deixe trabalhar. Quem trabalha Deus ajuda.

  8. Leonidas Mendes Filho Responder

    Caro Zé…

    mostrarei o crime; ou melhor, os crimes. O primeiro deles, aquele que me ofende e me diz respeito diretamente é o uso não autorizado de minha imagem, conforme anexo literalmente, A Constiuição Federal:
    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
    V – é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem.
    Desafio ao editor a afirmar que me consultou ou que consultou a Comissão de Organização Eleitoral. portanto, o nome disso é uso indevido da imagem e é crime, pode consultar qualquer advogado.
    O segundo, e não menos grave. e evidente consiste no uso de dinheiro público para se financiar publicações, pois que, não há ninguém nesta cidade que não tenha conhecimento que o tal tablóide é sustentado pela prefeitura municipal e, justamente por isso, é distribuido gratuitamente; caso contrário, sequer existiria. Seria muito bom se Ministério Público fiscalizasse a publicidade do contrato que o tal jornal mantém com a prefeitura de Parauapebas, inclusive, qual a utilidade pública do mesmo.
    Por fim, o editor terá todas as oportunidades de se defender pois que deu mote a uma denúncia crime contra o mesmo, que será devidamente notificado, direito que o mesmo me negou quando se dispôs a expor minha imagem em seu tablóide sem antes consultar-me.
    Também defendo a liberdade de imprensa e de informação, por isso, não consigo entender como pode haver liberdade de imprensa e esta estiver dependendo de recursos públicos para se manter; como também não consigo entender com que finalidade a prefeitura municipal de Parauapebas patrocina um jornal.

    Leonidas Mendes Filho

  9. Antônio Responder

    Um dos mais lidos tablóides de Parauapebabas? Só se for em ParauapeBABAS mesmo! Ou então o Anchieta termina uma edição e começa a ler e reler até a próxima sair.

  10. Anônimo Responder

    Engraçado que democraticamente todo o secretariado foi incentivado pelo prefeito de apoiar o Nilson. Por que será?

  11. Anchieta Responder

    Em primeiro lugar, gostaria de agradeçer o espaço e dizer-lhes que não sou partidario de nem um dos três candidatos a presidencia do PT. O que fiz, foi de inteira responsabilidade jornalistica, pois sou editor de um dos mais lido tabloide de parauapebabas. A unica pergunta que gostaria de fazer aos candidatos que se dizem ofendidos por termos mostrados a sociedade suas boas intenções na condução do PT( partido dos trabalhadores), é onde está meu crime? se for banditismo mostrar valores, então amigos, ja não dar para entender mais nada.
    Boa sorte aos três candidatos e que vença quem melhor convenceu os petistas, inclusive com ajuda de “O Guardião”.
    E viva a liberdade de imprensa!…

  12. Leonidas Mendes Filho Responder

    Cara Zé…

    Estou mais uma vez me posicionando acerca do PED. Nosso grupo tem se portado dentro das regras do partido;entretanto, não posso me esquivar de proteger minha imagem, pois, tanto não tenho a menor dúvida de que o tal jornal foi financiado pela a tesouraria do partido, cujo titular é um dos candidatos à presidência do Diretório Municipal, como estou formalmente estendendo o processo civil por danos à imagem e por uso desautorizado da imagem também a ele, como desafio o editor a provar que me consultou antes de estampar minha foto nesse planfeto irresponsável, sustentado por verbas públicas para fazer falsa propaganda da atual adminsitração, que estou incluindo como parte do processo a tesouria do PT/Parauapebas e a própria Prefeitura Municipal. Também desafio ao dito editor a provar como sua publicação é financiada para que ele possa estar distribuindo-a de graça pelas ruas da cidade.
    A evidência do conluio, tipico de gente mau caráter, é o fato de que jamais se ouvira falar de edição extra; e a mencionada edição, ainda que o quisesse não se poderia iqualar, pois que, o do senhor Nilson Dias foi feita especificamente para ele; diferentemente da segunda que, certamente, às pressas para poder dar embasamento a sua defesa ao pedido de cancelamento que fizemos junto à Comissão de Organização Eleitoral, da candidatura do senhor Nilson Dias, estamos juntos eu e o Chiquinho. Ah! E foi intencionalmente lançado na quarta feira (18/11) para o mesmo pudesse usa-lo, no julgamento interno que se deu na quinta feira (19/11).
    Estas pessoas perderam o respeito pelos demais, como aliás é comum no meio em que se colocaram. Aqui, falo em meu nome, pois entendo que não podendo se defender do indefensável, tentam tornar as outras pessoas seus iguais como é comum nesse tipo de gente.
    Como tenho uma imagem de cidadão, pai de família, filho, irmão, militante social e cultural e, acima de tudo, professor e educador, não posso permite que me tornem igual a eles. Pois, não o sou. Assim, ja prestei queixa à Polícia e acionei o Ministério Público formalmente cobrando ao editor e aos seus financiadores por tentar achincalar a imagem e a vida alheia.

    Sem mais para o momento,
    agradeço mais uma vez o espaço,

    Leonidas Mendes de Araujo Filho

Deixe seu comentário

Posts relacionados