Canaã dos Carajás: como acreditar na Celpa?

Continua depois da publicidade

Celpa assume culpa, inocenta Vale e poder público e população continua no prejuízo 

Na tarde de quinta-feira, 18, o superintendente regional da Celpa, Raimundo Conde de Almeida Júnior, esteve reunido com a classe empresarial e representantes de diversos segmentos da sociedade no centro de visitantes da Mina do Sossego, com a presença do representante da Vale, Eugênio Victorasso. Na oportunidade, a Celpa assumiu a culpa pela precariedade da energia em Canaã dos Carajás, inocentou Vale e poder público e prometeu que todo o problema estaria resolvido no prazo máximo de 120 dias.

A população de Canaã dos Carajás convive com o problema há vários anos, com o agravamento da situação nos dois últimos anos, quando as constantes oscilações começaram primeiro à noite, depois à tarde e agora durante todo o dia. Quem consegue trabalhar?

A Celpa, através de seguidos representantes que estiveram no município, fez diversas promessas de que o problema seria resolvido, mas elas não passaram de promessas, soma-se a isso a inoperância do poder público, que não cobra efetivamente uma solução, pois poder para isso tem de sobra.

A classe empresarial, a mais prejudicada, também só reclama, mas na hora de chamar para a união estão todos dispersos, ocupados com os seus afazeres. A população sofre as consequências, mas precisa de uma liderança para participar das manifestações de cobrança, que tardam e não acontecem.

Como exemplo, circulou pela cidade uma mensagem via SMS chamando a população para um protesto. A mensagem dizia o seguinte: “Vale e Celpa brigam e população canaense irá ficar sem a nova energia elétrica que iria beneficiar o desenvolvimento de nosso município. Se você realmente gosta de nossa cidade, protesto na entrada da Mina do Sossego no dia 12 de agosto. A aglomeração será iniciada na porta da Celpa. Vamos mostrar aos nossos governantes e a Vale quem tem maior poder sobre o município. Mostraremos quem pode mais. Avante população canaense. Se você realmente gosta da sua cidade passe adiante esta mensagem a todos os seus conhecidos, até chegar à mídia nacional”, dizia a mensagem.

Mas quem tomou a iniciativa? Faltou dizer a autoria, assim como dizer o horário do protesto. No dia marcado a cidade repousou tranquilamente, como se o problema estivesse resolvido, pelo contrário, os picos de energia pareciam que foram intensificados ainda mais, numa clara provocação. E a cidade está cada vez mais voltando ao tempo do Cedere 2, pois o gerador passou a ser novamente um item essencial.
Faltou gente– No dia da reunião na Mina do Sossego um vereador por nome Edelson Batista (PSDB) convidou a população canaense para fazer um protesto contra a Celpa na Praça da Bíblia. No dia do protesto a cidade ficou sem energia por horas, mesmo assim o número de pessoas presentes deu para contar na ponta dos dedos, para não dizer insignificante.

E olha que o vereador contratou um carro de som para convidar a população durante todo o dia. É fato que ele não tem prestígio político, mas foi louvável pela iniciativa que acabou não dando tão certo, mais uma prova da desunião e da falta de informação, pois ele certamente não sabia que estava ocorrendo uma reunião com o superintendente da Celpa.

Resultado – Na reunião na Mina do Sossego quem falou em nome da comunidade, foram o vice-presidente da Aciacca, Geomar Guerra, e Júnior Carajás, do Instituto de Desenvolvimento Social do Carajás (IDSC), que falaram sobre a situação da energia precária no município.

Em seguida foi a vez do superintendente regional da Celpa que, depois de breve explanação técnica sobre o sistema, garantiu que em 20 dias o problema estaria parcialmente resolvido, necessitando de mais 120 dias para a resolução definitiva.

Quem acredita? O fato é que a população continua no prejuízo, entre um apagão e outro.

Fonte: Portal O Pioneiro

3 comentários em “Canaã dos Carajás: como acreditar na Celpa?

  1. jussara vila Responder

    Tomara que tudo isso seja realmente verdade, pois a população não aguenta mais a falta de consideração do poder publico em resolver pelo menos esse problema. Afinal pra que serve o prefeito de uma cidade? Aqui em Canaã dos Carajás é o único lugar no Brasil onde os Ladrões do dinheiro público desfilam todo mês com Hillux nova e Jet Ski. É muita prepotência, roubar e ainda mostrar o roubo pra todo mundo ver, desafiando assim a justiça e o povo de Canaã dos Carajás. Algo tem que ser feito urgente. Lugar de Ladrão é na cadeia principalmente os que desafiam a justiça.

  2. Eleno White Responder

    É a piada mais sem graça do velho palhaço de sorriso largo e contas gordas, que faz de Canaã seu picadeiro e de nós, cidadãos/eleitores, o público do seu show de horrores que está em cartaz há 4 anos, prorrogáveis para mais quatro, haja vista que, por pior que seja a piada, há sempre alguém que ria dela, geralmente porque não a entendeu direito.

  3. arimathea Responder

    bom dia.
    otima reportagem.
    agora como não fosse o suficiente a omissão de todo o municipio diante de tamanho problema, o Sr. exelentissimo prefeito desta cidade “canaã dos Carajás” Anuar resolveu batizar o que parcialmente parece ser uma solução para o problema ele quer ser o pai da criança. trafega pelas ruas um carro de som com a seguinte propaganda:
    ( o Sr prefeito manda avisa q no ultimo dia 11 esteve em Belém reunidos com dirigentes da empresa celpa para tratar sobre o problema da energia em canaã dos carajas, nessa reunião ficou decidido que no prazo de 20 dias a Celpa irá entrega a rede que irá trazer enegia da substação do sossego da Vale até a substação da vila planalto zona rural de canaã o q segundo estudos amenizara a ocilação da energia na cidade, em um segundo momento no prazo de 120 dias a empresa foi responsabilizada pela entrega da segunda etapa da rede que levará enegia da substação da vila planalto até a cidade de canaã, resolvendo assim toda nossa carencia de energia de qualidade.
    o Sr. prefeito avisa ainda que : desde 2010 está empenhado em resolver esse assunto e que em nenhum momento ele foi omisso.)
    brincadeira hennn.. o q me deixa triste não é saber e vê que o poder pulblico é omisso,que a justiça é omisso,que os empressários são omisso. minha tristeza é vê que a maior força é omissa. a população de canaã ainda vive os tempos do coronelismo e é incapaz de se manifestar contra um assunto de tamanha elevancia como esse e muitos outros…
    Diante de tanto, chego a acreditar que nas proximas eleiços nenhuma cara será mudada em nossa representação municipal. vergonha…

Deixe seu comentário

Posts relacionados