Jacundá

‘Acidente de trânsito’ em Jacundá causa impacto e repercute nas redes sociais

Durante duas horas de ontem, segunda-feira (18), uma simulação de acidente de trânsito na principal avenida da cidade de Jacundá, a Cristo Rei, causou forte impacto nas pessoas que passaram pelo local. Dois carros, uma moto, pessoas gravemente feridas, viaturas de agentes de trânsito e ambulância do Samu. À primeira vista, a cena era real. Para os agentes, a culminância de um curso de capacitação e acera de como conscientizar a sociedade sobre a importância de acessórios de segurança em carros e motos.

Conforme Darlingthon Duarte Bomfim, diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Jacundá (DMTU), os mais de 20 agentes, a maioria novatos na função, passaram pelo curso de treinamento com a finalidade de capacitá-los para a função.

Quatro módulos compuseram o curso: operação e fiscalização de trânsito; inspeção veicular e documento; boletim de ocorrência de trânsito; e durabilidade. O treinamento foi ministrado por uma empresa especializada.

“O prefeito Ismael Barbosa percebeu a necessidade de realizarmos essa capacitação para os agentes, principalmente para qualificar os novatos, que foram aprovados no último concurso”, explica o diretor.

A culminância do curso foi uma simulação de acidente, onde o motorista de um carro ignorou a preferencial e colidiu contra uma moto. Nesse caso, o condutor da moto estava sem os itens obrigatórios de segurança, como o capacete, enquanto o motorista do carro estava sem o cinto de segurança. Um segundo motorista causou o engavetamento entre os veículos. “São situações corriqueiramente registradas pelo DMTU”, diz Bomfim.

Para deixar a cena o mais próximo da realidade, foi utilizado sangue produzido com diversos pigmentos, vísceras bovinas, moto e carros. “Gente, aconteceu um grave acidente na Avenida Cristo Rei”, alertou um usuário de rede social. Em poucas horas as imagens foram compartilhadas em diversos grupos.

Darlingthon explica, ainda, que durante a simulação os agentes e equipe de resgate aprenderam as principais técnicas de isolamento de área e remoção de vítimas entre ferragens e resgate de acidentados.

Deixe seu comentário