Xinguara: PSDB e PT lançam pré-candidatos a prefeito

Valdir da Eletrônica – PT  Amarildo Paulino – PSDB A disputa à prefeitura de Xinguara, no sudeste do Pará, promete ser acirrada. Na noite de sexta-feira, no Salão de Eventos …

PSDB XINGUARA
Valdir da Eletrônica – PT  Amarildo Paulino – PSDB

A disputa à prefeitura de Xinguara, no sudeste do Pará, promete ser acirrada. Na noite de sexta-feira, no Salão de Eventos Contatus, no centro da cidade, o PSDB lançou a pré-candidatura do empresário Amarildo Paulino, com a presença de diversos prefeitos, deputados federais, estaduais e lideranças comunitárias. No sábado, por ocasião das comemorações dos 32 anos do Partido dos Trabalhadores, o PT lançou – no mesmo local – seu pré-candidato: o presidente da Câmara Municipal de Xinguara, Valdir da Eletrônica. Também participaram do evento um deputado federal, prefeitos, vereadores da região e lideranças políticas.

PSDB
A festa do PSDB estava mais lotada que a do PT, mas os discursos das principais autoridades tucanas acabaram restringindo-se à uma espécie de justificativa pelo fato do governador Simão Jatene ter se manifestado contrário à criação do estado de Carajás. As lideranças tucanas tentavam em seus discursos deixar claro que são favor de Carajás, apesar de estarem no mesmo grupo do governador. “Para mim o sonho não acabou, mas é preciso lutar para isso. Sou amigo do governador há mais de 30 anos, porém, ele nunca me proibiu de fazer apologia à Carajás”, afirmou o deputado federal Wandenkolk Gonçalves (PSDB), para em seguida fazer uma citação bíblica ainda se referindo ao mesmo assunto: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.

Para deixar claro que os candidatos a prefeito apoiados pelo governador Jatene não vão se complicar por causa do plebiscito de dezembro de 2011, Wandenkolk citou como exemplo a vitória (mesmo que o resultado tenha sido por causa da idade, isto é, venceu quem era o candidato mais velho) da presidência da Associação dos Municípios do Araguaia Tocantins (AMAT CARAJÁS), cujo vencedor foi o prefeito de Tucumã, Celso Cardoso, também presente ao evento em Xinguara.

“A questão do resultado do plebiscito não é uma coisa que as pessoas estão pensando. Isso é coisa de aloprado”, disse o deputado, aproveitando para anunciar que o governo estadual vai investir em obras no sul e sudeste do Pará. “Não está cicatrizada a ferida do estado de Carajás. Só será cicatrizada, com asfalto, saúde, educação, segurança e infraestrutura. Isso o governador Simão Jatene vai fazer ainda este ano”, destacou Wandenkolk.

Também participaram do lançamento da pré-candidatura do empresário Amarildo Paulinho em Xinguara, o deputado federal Josué Bengtson (PTB), o deputado estadual Junior Ferrari (PTB), prefeitos da região, entre eles o pai do empresário, Antônio Levino, prefeito de São Felix do Xingu (PA), além de vereadores e lideranças políticas da região. “O Amarildo é o candidato do governador Jatene em Xinguara. Hoje, como representante do governo na região, ele tem lutado por melhorias para o município”, declarou em seu discurso o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Mário Moreira, também presente à reunião. De Parauapebas, estiveram presentes ao evento os empresários Valmir da Integral e José Rinaldo.

PT
A festa do PT em comemoração aos 32 anos do partido teve apresentação de bandas, almoço, palestras e muitos discursos enfocando o mesmo tema: a continuidade da administração do atual prefeito de Xinguara, Davi Passos (PT). O evento foi aberto no sábado pela manhã – e prosseguiu o dia todo – com a apresentação de um vídeo contando a história do PT em Xinguara e as ações do pré-candidato a prefeito, Valdir da Eletrônica. “Foram momentos difíceis até elegermos o presidente Lula e conquistarmos a prefeitura de Xinguara. Quando o partido foi criado em Xinguara há 25 anos, éramos até apedrejados a mando de adversários políticos. Sofremos muito, mas em oito anos conseguimos fazer muito por Xinguara e cada militante contribuiu para a história do PT. Fazemos uma administração transparente e honesta, com apoio popular, por isso vamos eleger o companheiro Valdir da Eletrônica nas eleições de outubro”, afirmou o prefeito Davi Passos.

As outras lideranças que discursam afirmaram a mesma coisa sobre a necessidade da continuidade da administração petista em Xinguara. “Não podemos retroceder”. “Não podemos voltar ao passado de miséria e abandono”. Estas foram as frases mais ouvidas nos discursos petistas e de lideranças dos partidos aliados.

Participaram do evento o deputado federal Miriquinho Batista (PT), os prefeitos de Xinguara, Davi Passos, Álvaro Brito, de Conceição do Araguaia e Manoel Josino, de Sapucaia, todos do PT, e lideranças do PV, PMN, PC do B, entre outros partidos.

Além dos candidatos do PSDB e do PT, também já se declararam pré-candidatos a prefeito de Xinguara, o pecuarista Osvaldinho Assunção, do PMDB e Dr. Moacir, do PDT. (Por Lima Rodrigues, de Xinguara-PA).

Fotos: Revista Expressão Pará e Edmar Brito

2 comentários em “Xinguara: PSDB e PT lançam pré-candidatos a prefeito

  1. Guerreiro Responder

    “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.
    Do blog A Perereca da Vizinha, da jornalista Ana Célia Pinheiro:
    “Jatene gastou R$ 11 bilhões sem licitação em 2011 – ou mais de 90% de tudo o que foi empenhado no ano passado. E em janeiro deste ano despesa empenhada sem licitação já atingiu mais de R$ 913 milhões.”

  2. Afonso Schroeder Responder

    Esperamos que o povo saiba escolher o melhor para governar o municipio, não levando em conta situações econômicas do candidato, mas sim elegendo aquele cidadão que tenha princípios e a confiabilidade da grande maioria da população.

Deixe seu comentário