Pará

Vídeo que mostra animal estranho viraliza nas redes sociais em Parauapebas

Um vídeo de pouco mais de 50 segundos, intitulado “Criatura misteriosa é filmada em Parauapebas”, está viralizando nas redes sociais na cidade. E vem passando de celular em celular, de smart em smart, de iPod em iPod e de e-mail em e-mail. Nas imagens, que mostram uma rua com pouca infraestrutura, que parece ficar em um bairro afastado do centro, aparece um animal voador, cujo autor da filmagem afirma, na legenda, que se trata de um pterossauro, animal extinto há pelo menos 65 milhões de anos.

Em certo trecho, o vídeo roda em câmera lenta, mostrando rapidamente detalhes do ser voador, com asas gigantes, semelhantes a de um morcego, extensões traseiras compridas e uma espécie de bico muito grande, parecendo mesmo um pterossauro  ou um pterodáctilo, cujos desenhos, feitos a partir dos fósseis encontrados, povoam livros de biologia e paredes de museus.

Não se sabe a origem da filmagem, também não se pode dizer que é montagem e, ao fundo, o que se ouve são vozes de pessoas como se estivessem assustadas. Uma delas, cuja voz parece de um jovem, chega a chamar alguém para ver o bicho.

Os pterossauros foram os primeiros répteis descendentes dos dinossauros a adotar o voo como forma de vida, há cerca de, 230 milhões de anos, no início do período Triássico. Cortavam os céus com suas asas compostas de membranas dérmicas, reforçadas com actinofibrilas para dar sustentação.

Ainda há possibilidade de existirem dinossauros?

Cientistas australianos da Universidade Murdoch, no oeste do país, descobriram que o DNA não sobrevive mais de 6,8 milhões de anos e, por isso, é “altamente improvável” a extração de material genético fossilizado dos dinossauros para ressuscitar os animais, que desapareceram da superfície da Terra há 65 milhões de anos.

A conclusão do estudo, segundo os pesquisadores, acaba com a mais remota possibilidade de um dia existir um “Parque dos Dinossauros”, como o criado pelo diretor Steven Spielberg no cinema.

Entretanto, a aparição do estranho animal em Parauapebas pode derrubar essas convicções, caso seja comprovado que o bicho filmado é mesmo um pterossauro. Será que estamos sendo invadidos por dinossauros? Será que isso tem alguma relação com os minérios do subsolo da região, alguns ricos em radioatividade?

São indagações que só o futuro poderá responder!

 

4 comentários em “Vídeo que mostra animal estranho viraliza nas redes sociais em Parauapebas

Deixe seu comentário