Vale x Darci Lermen: marcada reunião no Rio de janeiro

Continua depois da publicidade

A diretoria nacional da mineradora Vale solicitou uma reunião com o prefeito Darci Lermen na segunda-feira( 24) no Rio de Janeiro. Pauta: a negativa da prefeitura de Parauapebas em conceder a certidão de uso e ocupação do solo necessária para que a mineradora construa a ferrovia que liga o projeto S11D, em Canaã dos Carajás, até Parauapebas e a contrapartida da empresa para tal. Darci quer que a Vale disponibilize recursos para a implantação de um polo universitário em Parauapebas, já que o município não receberá vantagem alguma com o projeto S11D.  O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, já confirmou presença.

[ad code=2 align=center]

17 comentários em “Vale x Darci Lermen: marcada reunião no Rio de janeiro

  1. Nome (obrigatório) Responder

    Pessoal,
    Foi promessa de campanha do Darci logo para o primeiro pleito. inclusive já tinha até a área que seria na saida da VS 10 – Lembram…
    Pessoal o dinheiro que a prefeitura recebe dá para fazer com sobra… De lambuja ainda contavampos com a Ana Julia no governo do estado e Lula na presidencia – tudo do PTzão, Quando o Chico das Cortinas foi prefeito ele conseguiu sozinho colocar água tratada para mais de 30.000 pessoas, Fez o melhor distribuição de residencia – Comprou a fazenda, terraplanou, fez arruamento, praças e escolas e distribuiu todo o bairro Liberdade. Os asfaltos só depois do esgoto. Tudo isto com a Vale orientando/ Fiscalizando e trabalhando junto.
    Pessoal,
    O ideral seria se a Vale fizesse todas as obras necessárias para a cidade e descontasse nos impostos – Se Cair na mão da Cambada que está na prefeitura vai desaparecer para outros fins. Acho muito necessário a facudade mais feito pela Vale. Lembram do Hospital – do Out door que a Ana Julia colocou na frente do “predio da prefeitura” repassando milhões para construção. Deus Abençõe Paraupebas er ainda desconfie se for por pedido do Padre Luizão (PTzão roxo)

  2. elton Responder

    bem como presidente do gremio marluce massariol e que ja algum tempo participa de lutas em favor do nosso campus universitario e uma boa noticia pois essa mineradora ai explora d+ nosso municipio e quando ela for embora o que vai ficar pra população que não querer abondonar o barco em nada so buracos e mais buracos? acho que nos deveriamos nos unir e lutar pois o tamanho da nossa organização e o tamanho da nossa força e uma noticia boa esperamos que realmente aconteceça. pois nos gremios estudantils estamos nos articulando para precionar seja a vala e prefeitura quem quer que for mais nos vamos lutar pelo nosso campus universitario nem que pra isso seja necessario chamar a tropar de elite da união brasileira de estudantes segundaritas da qual o nosso gremio esta vinculado. apessar dos estudantes daqui serem super acomodados ! pois e um absurdo uma cidade tão rica sem uma universidade, e ai vem pergunta. pq a vale não quer um campus universitario? pelo simples, fato de que eles querem mão de obra barata e burra pra que eles continuem com seus lucros eo que o capitalismo classifica vamos obter lucro sem o menor gasto. vcs sacaraem bem o que eu quis despertar em vcs, lembram que ano passado os estudantes do ensino medio de algumas escola mostraram um pouco de sua força quando organizados! E fecharam a portaria de acesso a carajás e ainda teve gente do proprio movimento estudantil (Ugesp) que ainda nos criticou. ps esses filho da p não fazem nada pelos estudantis so querem o onus da carteirinhas e so. bem espero ter comtribuido

  3. Nome Paulo Responder

    Li com atenção, a colocação feita pelo Sr. Daniel, mostra preocupação com o desenvolvimento de nossa comunidade. Não tenho dúvidas da seriedade das colocações do Sr. Daniel.
    De acordo com o Presidente do CDL, foram colocadas premissas diferente de obrigações. E, ainda que fossem obrigações, estariam bastante vagas. O que é: “Desenvolver ações estruturantes na comunidade”? É vago.
    A Vale espertamente, iludiu, enganou. Não obrigou-se, através de um contrato, convênio, ou coisa semelhante, especificamente com nada. Dando, portanto, margem para que o seu competente jurídico nade de braçada.
    Ao nosso edil, ou como diz jocosamente o Wanterlor “nosso síndico”, cabe fazer jogo de cena e quem sabe um dia aprender a jogar como a Vale, coisa que duvido.
    Sugiro que por primeiro, deixe de morar em dependências da Vale, e passasse a viver efetivamente em Parauapebas. Já seria um começo. Coisa que tambérn duvido.

  4. João Paraense Responder

    Caros amigos leitores,

    Acredito no poder de persuasão de ambos os lados para chegarem a um ponto comum. Porém não acredito no que estou lendo acima, são tantos comentários hipócritas de pessoas que dependem diretamente e indiretamente da Vale aqui na região, o comércio, indústria, consultórios, escritórios entre outros estabelecimentos existentes em nossa cidade… Agora se perguntem?!?!? Será se todos vocês estariam aqui morando e trabalhando se não houvesse a atividade mineradora em Parauapebas, será?!?!? Será se poderia existir um pólo universitário se Parauapebas fosse uma cidade “…zinha” do interior que fosse dominada pelo grande latifúndio (fazendeiros)..Será?!?! Ora ora gente vamos ser justos e coerentes, pois se a Vale deixasse hoje a nossa região, tenha certeza que a maior parte de nós deixaríamos também, pois sem circulação de dinheiro gerado pela mineração Parauapebas não seria a terceira maior arrecadação do estado e nem seria atrativa para nós, sem a mineração os políticos não cobiçariam o morro dos ventos, será?!?!

    Caros colegas leitores, todo e qualquer processo de conquista, temos que ter aliados, temos que ter dialoga e parceria, para inserirmos nossas ideologias temos que saber se relacionar com todas as classes seja ela política, industrial, comercial entre outras… Não vale a pena brigar com a Vale, o que vale é conversar com ela, e isso o nosso prefeito vinha fazendo muito bem, porém agora parece que foi mal assessorado mesmo, logo pela SEMURB!!!.

    Pensem nisso! E acho que não precisamos mais continuar com essa discussão, o que nos resta é aguardar a resposta dessa bendita reunião.

    Um forte abraço a todos e desculpe-me se fui duro.

    Carlos Paraense,

  5. Marcos Responder

    O prefeito Darci não tem o menor mérito em endurecer diante deste pleito isso já é o que esperamos que o fizesse afinal ele é nosso representante mas, por outro lado e se a Vale resolvesse também endurecer e cobrar judicialmente de Darci os desmandos de seu governo. Por exemplo: porque a empresa White Tratores (Branco) tem um crédito de mais de R$ 30.000.000,00 para receber da prefeitura? Outra: Por que só a empresa Locarauto detém os contratos de aluguéis de veículos com a prefeitura, isso desde o governo da ex-prefeita Bel? Melhor ainda: Por que a denúncia de abuso de poder econômico, com provas e tudo mais, impetrada pelo Ministério Público que podia resultar em cassação da candidatura de Darci não prosperou nas eleições passadas? Ou mesmo: por que o TCM não deu a carta de quitação das contas do governo de Darci, fazendo com que os R$ 48.000.000,00 que viriam do governo federal para o saneamento fossem enviados para outra cidade?
    Por falta de respostas digo: o povo vai levar fumo novamente.

  6. por amor a parauapebas Responder

    amigos esse é o papel do prefeito. nao esta fazendo nada extraordinario, o melhor seria se nós podessemos optar ou ate ser consultados sobre este assunto ja que esta atitude tbem nos diz respeito. é muito facil e barato pra vale colocar um no bolso qro ve é colocar todos nós.

  7. Péricles Segundo Responder

    Só uma ação está errada nessa postagem: a diretoria da Vale é que deveria vir a Parauapebas para negociar e não o prefeito ir ao RJ dando despesas ao município. No restante, concordo que com a Vale só na pressão.

  8. Nome (obrigatório) Responder

    Essa atitude do prefeito de não conceder a licença pode até parecer pessoal ou uma maneira de pressionar a Vale para que ela pague o dinheiro que deve do CFEM mas no futuro veremos que com essa mineradora só agindo assim mesmo, ela só visa o lucro e deve recompensar o município de alguma forma, montando esse pólo certamente nossos filhos serão pessoas melhores no futuro. Parabéns Darci, desta vez não há como não elogiá-lo. Mantenha a dureza e teremos retorno.

  9. je Responder

    Como eu gostaria que as prefeituras fossem privatizadas!!! A educação, a saúde. Tudo! Pelo menos agente veria o dinheiro que entra sendo usado para melhoria e acabaria com atravessadores, laranjas,malas cheias de dinheiro, interceptadores e até cuecas recheadas!!! É triste ver uma prefeitura tão rica depender de uma empresa pra tudo! Até pro básico de uma cidade que é a educação!

  10. Leitora assídua Responder

    Iiiihhhh!!!! A certidão vai ser concedida! Vão colocar o Darci num hotel 5 estrelas. Atendimento VIP. A cabeça dele vai pirar com tantos “mimos”. A mineradora não vai precisar fazer tantos esforços. Pode ficar tranquila.

Deixe seu comentário

Posts relacionados