Vale promove Semana do Meio Ambiente 2014

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

img_meio_ambienteO Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, está chegando e a Vale preparou diversas ações para estimular a postura de zelo e responsabilidade compartilhada nos territórios em que está presente. A Semana do Meio Ambiente de 2014 incluirá ações entre os dias 2 e 11 de junho, com o objetivo de contribuir para a educação e conscientização de empregados, prestadores de serviço e comunidades.

Para os empregados e terceiros da empresa, estão programadas intervenções, jogos educativos e rodas de conversa sobre boas práticas ambientais. As atividades serão realizadas ao longo da semana em instalações das minas de ferro e manganês.

Durante a semana, a Vale também realizará ações voltadas para estudantes e professores da região, como o plantio de mudas na Estação Conhecimento da Área de Proteção Ambiental do Igarapé Gelado, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente; visitas à Central de Materiais Descartados (CMD) da Vale, para ressaltar a importância da segregação correta de resíduos e o papel de cada um nesse processo; além de caminhadas pela Trilha Lagoa da Mata, na Floresta Nacional de Carajás.

A programação inclui ainda dois eventos abertos à comunidade. De 5 a 7 de junho, de 14h às 20h, a Praça de Eventos de Parauapebas receberá uma exposição sobre mineração, recuperação de áreas mineradas e estudos científicos sobre o tema, outra parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os moradores da região também poderão participar de programação especial do Parque Zoobotânico Vale (PZV) no domingo (8), de 9h às 13h. Estão previstas atividades educacionais para reforçar o cuidado com o meio ambiente.

Meio Ambiente

A Vale protege ou ajuda a proteger 12,4 mil km² de áreas naturais que são quase 2,5 vezes maiores do que o somatório de nossas unidades operacionais, de 4,9 mil km². Além disso, o Fundo Vale, uma instituição sem fins lucrativos, criada por iniciativa da Vale, contribuiu para proteger e/ou desenvolver mais de 230 mil km² de áreas naturais em unidades de conservação, assentamentos e terras indígenas por meio de suas parcerias e, com isso, ajudou na promoção da gestão integrada das áreas protegidas na Amazônia.

No ano passado, a taxa de reutilização de água nas operações da empresa foi de 75%.  Isto significa que a Vale deixou de captar um bilhão de metros cúbicos de água em fontes naturais. A empresa  também reduziu em 8,1% a geração de resíduos de mineração, a geração de estéril caiu 10,1% e a de rejeito 6,6%. Em 2013, foram aplicados US$ 128 milhões na gestão de resíduos, de um investimento total de U$ 1.015 bilhão em ações ambientais.

A redução das emissões continua como tema prioritário da agenda de sustentabilidade da empresa. A Vale tem o compromisso de reduzir em 5% as emissões globais de Gases do Efeito Estufa (GEE) projetadas para 2020. Em 2013, a empresa obteve a maior pontuação de transparência entre as empresas da América Latina na avaliação do questionário do Carbon Disclosure Project (CDP).

Serviço

Exposição sobre mineração, recuperação de áreas mineradas e estudos científicos

Onde: Praça de Eventos de Parauapebas

Quando: de 5 a 7 de junho, das 14 às 20h

Atividades Educacionais no PZV

Quando: Domingo (8), de 9h Às 13h