Vale capacita terceira turma de servidores públicos em Canaã dos Carajás

Continua depois da publicidade

O III Curso Livre do Programa de Acompanhamento da Migração (PAM), promovido pela Vale em Canaã dos Carajás, será realizado nos dias 19/2, de 8h às 18h, e 20/2, de 8h às 12h, no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC), com o tema “O Trabalho em Rede e a Gestão Local”. A capacitação terá como públicos-alvo trabalhadores da assistência social, profissionais vinculados às políticas públicas e conselheiros municipais dos diferentes Conselhos de Direitos que respondem pela garantia dos direitos fundamentais do cidadão.

O curso prevê exposição dialogada, vivências e atividades em grupo com apresentação em plenária. Os principais objetivos do encontro são definir o que se entende por rede na área social, especialmente no contexto da gestão municipal; apontar estratégias que viabilizem, na realidade local, um processo de inclusão social a partir do trabalho articulado em rede; indicar alternativas que ajudem a implementar ações articuladas e integradas que resultem em atividades efetivas voltadas para o desenvolvimento e a proteção social; e identificar as redes já existentes no município.

A assistente social Rosiane Costa de Souza, especialista em Desenvolvimento Urbano e Regional e mestre em Serviço Social pela UFPA, coordenará os trabalhos. Souza é ex-presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) -1ª Região Pará e ex-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social do Pará.

Programa de Acompanhamento da Migração        
O programa tem por objetivo alinhar as ações do Projeto Ferro Carajás S11D às diretrizes da Política Nacional de Assistência Social. A proposta é fortalecer a Secretaria de Assistência Social de Canaã dos Carajás com o apoio ao monitoramento do fluxo migratório e à captação de recursos para instalação de serviços da proteção básica e especial, além de apoio às ações de capacitação para técnicos da secretaria municipal.         
A proposta compreende a implantação de um serviço articulado às políticas de assistência social, com a disponibilidade de uma equipe técnica para acolhimento, triagem e encaminhamento do migrante em situação de vulnerabilidade social à rede de serviços socioassistenciais do município.

Um dos destaques do programa é a assinatura de um convênio no valor de R$ 784 mil, entre Vale e Prefeitura de Canaã dos Carajás, para realizar melhorias estruturais e de serviços em órgãos públicos de atendimento à população local. O Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CECON), o CIAC e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) foram escolhidos para receber as benfeitorias. Também foi disponibilizado acervo bibliográfico para uso dos servidores municipais de Canaã que atuam no Programa de Apoio ao Migrante.

Serviço:

III Curso Livre do Programa de Acompanhamento da Migração

Quando: dias 19/2 (quarta), de 8h às 18h, e 20/2 (quinta), de 8h às 12h.

Onde: Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC), Av. JK s/n, Canaã dos Carajás.