Tuna perde para o Maranhão e está fora da Série D

Cruzmaltinos foram dominados no tempo normal e acabaram saindo nas penalidades
Tuna perdeu nos pênaltis e está fora da Série D (Foto: Lucas Sampaio/Ascom da Tuna)

Continua depois da publicidade

A Tuna Luso Brasileira deu adeus ao Campeonato Brasileiro da Série D. Na tarde deste domingo (6), a equipe cruzmaltina enfrentou o Maranhão-MA no Estádio Francisco Vasques, o Souza, em Belém, pela partida de volta da segunda fase da competição nacional.

A Águia Guerreira havia vencido o jogo de ida, por 3 a 2, na casa do adversário, mas decepcionou sua torcida ao perder dentro de casa pelo placar de 1 a 0 no tempo normal e ser eliminada da competição nos pênaltis, caindo por 5 a 4.

O jogo: Tuna eliminada!

O Maranhão começou em cima. Após uma sobra de bola, Vander encheu o pé e mandou por cima do travessão. Novamente o Bode chegou com perigo, depois que Fabrício arrancou pelo meio e chutou, o goleiro Rafael defendeu, a sobra ficou com Passira, mas a arbitragem pegou impedimento do ataque maranhense. Vander tentou de longe para o MAC e outra vez isolou contra a meta cruzmaltina.

Só dava Maranhão. Jorge tocou para Passira, que mesmo caído conseguiu finalizar, mas a bola passou sem direção. Ronald disputou uma bola que sobrou para Jorge, o camisa 10 do MAC arriscou e a redonda passou com perigo contra a meta tunante. Minutos depois, Fabrício foi lançado, invadiu a grande área e chutou cruzado, mas o goleiro Rafael fez uma defesaça e salvou a Tuna de levar o primeiro gol do jogo. 

Jorge emendou um chute de fora da área, a bola passou por cima do travessão do goleiro Rafael, quase o primeiro do MAC. Passira ficou com uma sobra de bola dentro da área e chutou para a defesa em dois tempos de Rafael. Na primeira chegada da Tuna, Pedrinho cabeceou e a bola passou muito perto da trave do goleiro Moisés. Novamente Pedrinho mandou um chutaço de fora da área, o goleiro Moisés espalmou e salvou o primeiro do jogo.

Já no segundo tempo, Willian Maranhão tentou de fora da área para a Águia Guerreira, a bola passou com perigo.  O Maranhão respondeu depois que Ronald tocou para Passira, o atacante tentou por cobertura, o goleiro Rafael se esticou todo para salvar a Tuna.  A Elite do Norte chegou com Railson, que levantou a bola para o zagueiro Dedé cabecear com perigo. O MAC chegou com Fabrício, que chutou forte, Rafael espalmou e na sobra Passira chutou e mais uma vez o goleiro da Tuna salvou.

Minutos depois, o quadricolor chegou lá. Henrique ajeitou para o chutaço de Rafael, um golaço do MAC, 1 a 0, aos 34 minutos. Já nos acréscimos, Hugo derrubou Fabrício dentro da área e o árbitro marcou pênalti para o Maranhão. Rodriguinho bateu e o goleiro Rafael defendeu em dois tempos, salvando a Tuna da derrota, aos 50 minutos. O zagueiro Dedé, do time paraense, cometeu falta dura em Passira e recebeu cartão vermelho, aos 56 minutos. Placar final: Tuna 0 x 1 Maranhão.

A decisão da vaga foi para os pênaltis. Samuel perdeu um dos pênaltis da Tuna, enquanto o MAC converteu todas as penalidades, fechando o placar em 5 a 4 e comemorando a classificação em Belém. 

Por Fábio Relvas